HTPC

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

HTPC

Mensagempor nfgg » Segunda Mar 08, 2010 11:50

Boas,

Vou montar um HTPC, basicamente para filmes HD. Tenho alguma ideia de componentes (do que por aqui fui lendo), mas gostava de ouvir opinião de quem percebe da poda.... Uma das ideias é que a coisa fique na casa dos 400€.

Mobo:
GIGABYTE GA-MA785GMT-UD2H AM3 80,01 €
CPU:
AMD ATHLON II x2 250 3.0 GHZ 2MB cache 61,38 €
MEM:
KINGSTON VALUERAM DD2 Hyper X 2GB 1066MHz CL5 (5-5-5-15) 53,72€
DISCO:
WESTERN DIGITAL HDD 500GB CAVIAR SE 32mb cache SATA II 44,99€
Fonte:
LC-POWER 550W 6550GP2 V2.2 140MM GREEN 40,66€
Caixa:
NOX MEDIA II HTPC 49,86€

Esta é a config base, mas tenho muitas dúvidas (ainda lhe vou meter um DVD e um teclado c/ trackball):

- Memorias estão ok? Justifica ir para ddr3? Ou mais mem?
- A mobo tem gráfica onboard, será que se aguenta com full HD? Tenho lido coisas positivas sobre essa mobo, alternativas que justifiquem mudar?
- AMD ou Intel (a eterna questão)
- Este disco ou outro dentro do mesmo segmento?
- Há necessidade de fans? Não vão aumentar o ruído?

Será a diferença de € justifica ir para uma coisa deste género:

http://www.f13pc.com/loja/detalhes.php?id=3714

Obrigado.
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Set 12, 2005 11:34

Mensagempor cmrosado » Segunda Mar 08, 2010 14:16

Memorias estão ok? Justifica ir para ddr3? Ou mais mem?
Não. Para essa board têm que ser ddr3. 2Gb chega.

- A mobo tem gráfica onboard, será que se aguenta com full HD? Tenho lido coisas positivas sobre essa mobo, alternativas que justifiquem mudar?
Aguenta-se com FHD. A board mais recomendada e que custa o mesmo que essa é a Asus M4A785TD-V EVO. É maior que essa pelo que em principio terá mais slots de expansão. No entanto e em concreto não sei se terá algo a mais que essa.

- AMD ou Intel (a eterna questão)
Custo performace AMD é melhor. Penso que tambem podes considerar o X2 545.

- Este disco ou outro dentro do mesmo segmento?
Os melhores são Samsung F3 ou WD Black mas esse tambem se aceita.

- Há necessidade de fans? Não vão aumentar o ruído?
Não sei. Não, se forem silenciosas. Por exemplo Noiseblocker XL1.
Poderás tambem meter um cooler aftermarket quer por uma questão de eficiência quer por uma questão de menor ruído. Por exemplo o Arctic Freezer 64 LP - é um cooler de baixo perfil mas convem saberes à priori se cabe na caixa.

Será a diferença de € justifica ir para uma coisa deste género:
(...)
Penso que não.

Se te preocupa o consumo a LC Power 560W é mais eficiente que essa do ponto de vista energético (mas nada de muito significativo).
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor nfgg » Segunda Mar 08, 2010 15:46

Sem ter reais argumentos para discordar sobre a mobo, estas reviews deixam-me a pensar se terás razão:

http://www.bit-tech.net/hardware/mother ... -review/12
http://www.bit-tech.net/hardware/mother ... -review/10

As diferenças de que me apercebo são nas dimensões ATX e mATX, e no chip de audio, sem perceber qual é realmente melhor, fico com a ideia que são os dois fracos. Além disso a Asus trás um comando, mas que para mim será inutil visto ja ter um X10.

De resto parecem-me tão iguais, que me pergunto se justifica os cerca de 10 a 15€ de diferença (onde viste ao mmo preço?).

Penso que mais tarde irei adicionar uma placa de som razoável.
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor CrOhN » Segunda Mar 08, 2010 16:39

Se o objectivo é HTPC sem aventuras de maior, o chipset anterior, o 780G, chega e sobra, mesmo com CPU single core, o uso do cpu dificilmente passa os 10% em full HD, usando o GPU para o decoding.
CrOhN
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Jun 04, 2007 14:26

Mensagempor cmrosado » Segunda Mar 08, 2010 16:41

Na DesignPc já esteve abaixo dos 80€ se a memória não me atraiçoa.
Mas andava pelos 80 e pouco, ultimamente é que subiu uns 3 ou 4€. Em Lisboa anda pelos 87€ na Globaldata ou na PcDiga, por exemplo.

Essa de facto parece ser uma boa board atendendo ao feedback:
http://www.newegg.com/Product/Product.a ... 6813128397
http://www.newegg.com/Product/Product.a ... 6813131398
O da outra não sendo tão bom é tambem bastante bom para o que é normal encontrar em boards.
Eu não conheço em pormenor as especificações de cada uma. Se dizes que poucas diferenças há, e como essa parece mesmo ser boa, então força com essa. Penso que são as duas boas alternativas.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor zinko_pt » Segunda Mar 08, 2010 18:17

CrOhN Escreveu:Se o objectivo é HTPC sem aventuras de maior, o chipset anterior, o 780G, chega e sobra, mesmo com CPU single core, o uso do cpu dificilmente passa os 10% em full HD, usando o GPU para o decoding.

Depende... Já tive esse chip7 num HTPC. Com a maioria é sem espinhas. Com alguns Rips porta-se francamente mal.
O teste do algodão é um filme que anda por aí na net que é um bocado de uma partida de basket. Tem um bitrate muito alto. Se usares um CPU mais potente notas diferença. O que quer dizer que o IGP não absorve todo o processamento e deixa muito para o CPU.

Quanto ao disco tenho que te fazer uma enorme chamada de atenção.
Se a caixa for igual à geração anterior, por dentro, só suporta 2 discos sem modificações: 1 na baía frontal lateral e outro usando um adaptador de 3.5" para 5.25". Isto se usares um leitor 5.25".
Existe uma baía, não ventilada, por baixo da caixa, mas (se for igual, repito) na Media I implica retirar o leitor de cartões e portas USB frontais e partir os respectivos apoios (2) internos.
Por isso, convém pores discos bem grandes, porque o espaço é escasso.
Eu tenho 2TB+1TB. E para o próximo disco já tenho que tirar o leitor de cartões e portas USB...

A caixa não traz fans. Fundamental uma 120mm intake (com filtro) do lado direito e uma outake do lado esquerdo. Podem ser Scythe de 1000rpms. Usei as NB XL1 e não achei tão boas (silenciosas) Também podes por (mais tarde) um par de 80mm atrás, também de baixas rpms.

Cooler, algo com regulador de velocidade como os Zalman. Ou compras um cooler mais o FanMate da Zalman (desde que compatível com o cooler que escolheres) e já regulas a velocidade.
Este SCYTHE SHURIKEN REV B também não é nada mau.
Não vale a pena cortares nas fans e no cooler. É algo que depois não vais querer trocar e tens que ficar com o que compraste.

Quanto ao resto, acho que estás bem. Talvez sintas a necessidade de adicionar uma VGA mais tarde, ainda que passiva.
O dualcore é fundamental para uma experiência "agradável". Mesmo a plataforma ION assenta sobre um Intel 330 dualcore.

Uma fotos de interior http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... c&start=15
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor nfgg » Terça Mar 09, 2010 11:30

Muito obrigado pelos vossos comentários. Levantaram-me algumas questões que podem ser pertinentes.

Realmente a diferença de preço para o AMD X2 545 não é muita, não deve chegar a 20€. A diferença destes CPU é apenas ao nível da cache? Terá ganhos significativos? Entre o 545 e 550? Na mania dos pixeis o 550 black está mais em conta que o 545.

Numa máquina com estas finalidades o que tem mais relevância frequência ou nº CPU? O X4 620 também não está longe em preço. Terei algum ganho que me justifique dar mais 40€???

Relativamente ao disco a ideia é ter um de 500 que seja relativamente silencioso, tenho armazenamento de rede. Além disso, no que toca a filmes é muito raro ver o mesmo 2 vezes. Salvo raras excepções é numa base de usar e deitar fora.

Memórias vale a pena ser esquisito? Ou para o que é, qualquer coisa serve? DDR3 Corsair ou kingston, parece bem?

Sim, mais tarde penso colocar uma gráfica passiva, tal como uma placa de som melhor. Muito provavelmente nessa altura volto cá para vos chatear.... :D

Entretanto nas minhas pesquisas deparei-me com isto:
http://pt.asus.com/product.aspx?P_ID=xr ... templete=2

Será que uma coisinha dessas se aguenta à bronca? O conceito parece-me interessante, mas nunca fiando.
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Terça Mar 09, 2010 13:24

nfgg Escreveu:Muito obrigado pelos vossos comentários. Levantaram-me algumas questões que podem ser pertinentes.

Realmente a diferença de preço para o AMD X2 545 não é muita, não deve chegar a 20€. A diferença destes CPU é apenas ao nível da cache? Terá ganhos significativos? Entre o 545 e 550? Na mania dos pixeis o 550 black está mais em conta que o 545.

Numa máquina com estas finalidades o que tem mais relevância frequência ou nº CPU? O X4 620 também não está longe em preço. Terei algum ganho que me justifique dar mais 40€???

Se é mesmo para HTPC, o X2 250 chega.

nfgg Escreveu:Relativamente ao disco a ideia é ter um de 500 que seja relativamente silencioso, tenho armazenamento de rede. Além disso, no que toca a filmes é muito raro ver o mesmo 2 vezes. Salvo raras excepções é numa base de usar e deitar fora.

Silencioso é o WD Green. Seja de que tamanho for. Os meus 2 (1TB e 2TB) são igualmente silenciosos.
Ao preço a que está o 1TB não tens desculpa. E depois mais espaço significa que não tens que fazer tanta "ginástica" com os ficheiros.

nfgg Escreveu:Memórias vale a pena ser esquisito? Ou para o que é, qualquer coisa serve? DDR3 Corsair ou kingston, parece bem?

Acho que os cerca de 8€ da Kingstone para as Corsair XMS3 valem a pena, pelo menos pela capacidade de dissipassão dos segundos.

nfgg Escreveu:Sim, mais tarde penso colocar uma gráfica passiva, tal como uma placa de som melhor. Muito provavelmente nessa altura volto cá para vos chatear.... :D

Se apanhares uma 5570 ou 5770 passiva ou mesmo PCS+, ficas bem. Se tiver fan, podes regular as rpms no driver da ATI.
Até dá para uns joguitos a 1920*1200, desde que não sejam muito puxados. Tem atenção ao comprimento da VGA, versus a profundidade da PSU. Se for para a NOX Media, a VGA fica em linha com a PSU. E algumas PSUs (como a série GP da LC) são mais profundas.

nfgg Escreveu:Entretanto nas minhas pesquisas deparei-me com isto:
http://pt.asus.com/product.aspx?P_ID=xr ... templete=2

Será que uma coisinha dessas se aguenta à bronca? O conceito parece-me interessante, mas nunca fiando.

Sim aguenta, claro. Mas para mim, fica muito "à pele". Também tive para comprar essa Mobo mITX para o meu NetTop. O IGP aquece um bocado e não pode levar uma caixa qualquer.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nfgg » Quinta Mar 11, 2010 15:12

Para concluir e relativamente às memórias, fico com a ideia de que é preferivel ter 2 x 1Gb do que 2Gb, correcto? E velocidades? 1066, 1333 ou 1666? Para a finalidade qualquer uma??

Já agora, e como gostava de ficar a perceber o significado, qual a diferença entre CL5 CL7 CL) que se vê nas referências das memórias?

É impressão minha ou as memórias subiram (€) bastante??

Relativamente ao resto sempre devo ir para o disco 1Tb da WD (green).
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Sexta Mar 12, 2010 16:36

nfgg Escreveu:Para concluir e relativamente às memórias, fico com a ideia de que é preferivel ter 2 x 1Gb do que 2Gb, correcto? E velocidades? 1066, 1333 ou 1666? Para a finalidade qualquer uma??

Já agora, e como gostava de ficar a perceber o significado, qual a diferença entre CL5 CL7 CL) que se vê nas referências das memórias?

É impressão minha ou as memórias subiram (€) bastante??

Relativamente ao resto sempre devo ir para o disco 1Tb da WD (green).

Não faz diferença a velocidade das memórias para o HTPC.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nfgg » Segunda Mar 15, 2010 15:45

Considerando os comentários aqui deixados e a disponibilidade nos diversos fornecedores que contactei, a máquina ficou a seguinte:

NOX Media Black 47,7 €
Gigabyte MA785GMT-UD2H 75.85 €
LC-Power 550W 6550GP2 V2.2 140mm 42.65 €
TeamElite PC10660 2GB CL9 DDR3 51.9 €
Western Digital Caviar Green 1TB 75.95 €
2xNoiseBlocker Black Silent XL1 120mm (não tinha Scythe de 1000rpm) 12 €
AMD Athlon II X4 630 AM3 94.36 €

Total:400,4€

Obrigado pela vossa colaboração.
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor zinko_pt » Segunda Mar 15, 2010 19:44

Não te esqueças de 1 filtro para a fan intake (lado do CPU). É algo muito barato e ajuda na longevidade do sistema.
Se puderes, mais tarde, um cooler decente e silencioso.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor nfgg » Terça Mar 16, 2010 8:44

zinko_pt Escreveu:Não te esqueças de 1 filtro para a fan intake (lado do CPU). É algo muito barato e ajuda na longevidade do sistema.
Se puderes, mais tarde, um cooler decente e silencioso.

É essa a ideia, e eventualmente uma gráfica passiva.

TY
nfgg
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante