Dúvidas finais em configuração já definida para sistema novo

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dúvidas finais em configuração já definida para sistema novo

Mensagempor DarkHawk » Quarta Mar 24, 2010 11:02

Olá ao pessoal do fórum, estou neste momento prestes a comprar um sistema novo, já tenho a configuração escolhida, tenho ainda algumas pequenas dúvidas que gostava de ver se alguém me ajudava a esclarecer.

É esta a configuração escolhida para o meu sistema:

Processador: INTEL - Core i7 920 D0
Motherboard: Asus P6T ou Asus P6T Deluxe V2 (vai depender dos preços que me fizerem)
Cooler: NOCTUA - NH-U12P SE2
Gráfica: Asus EAH5850/G/2DIS/1GD5
Memória: Corsair XMS3 6GB PC3-12800 1600MHz DDR3 Triple Channel Memory Kit
Placa de som: Creative-SoundBlaster-X-FI-Titanium-Bulk
Fonte: CORSAIR HX750W
Disco: HD 1Tb Western Digital Caviar Black Sata2 32Mb 7200 RPM
Caixa: COOLER MASTER - CM 690 II Advanced (RC-692)

E são estas as dúvidas:

Na especificação da caixa CM 690 II Advanced é dito que que a máxima altura especificada para um Cooler é de 177mm (http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=6638). de acordo com o site da Noctua, a altura máxima do cooler Noctua NH-U12p Se2 é de 158mm (http://www.noctua.at/pdf/infosheets/noctua_nh_u12p_se2_datasheet_en.pdf). Penso que isto significa que o espaçamento que sobra é suficiente para a instalação do Cooler sem problemas, certo?

Considerando qualquer uma das motherboards que estou a escolher, além de espaço para a configuração actual, penso que tenho espaço para upgrades futuros (uma placa adaptadora para USB3.0, quando estiver mais generalizado e comprar algum disco externo, e outra 5850 para um eventual Crossfire). Correcto, ou tenho que ter algum pormenor em atenção?

A caixa vai ficar no chão e como a divisão é um bocado poierenta, o pormenor de filtragem de pó é para mim algo importante. Pelo que estive a ver sobre a caixa, ela vem com filtros nas zonas "meshed" (com malha/rede?, não sei traduzir melhor a palavra) e com filtros em zonas para ventoínhas (frente e topo, fundo da caixa) e aparentemente um filto para uma das entradas da lateral esquerda (ainda ficam a faltar para a segunda lateral esquerda e para a lateral direita). Para já, valerá a pena colocar alguma ventoínha opcional ou fico só com as que vêm de origem (frente, topo e atrás), até ver que tipo de utilização faço, tempo ligado, etc?
DarkHawk
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 24, 2010 10:29

Mensagempor cmrosado » Quinta Mar 25, 2010 10:55

O cooler dá.
A placa usb não sei. As boards têm 3 slots PCIe 16x que ficariam com duas gráficas e portanto restaria uma slot PCIe 16x e outra mais 'estreita'. Para as duas restantes iriam a placa de som e a placa usb. Penso que as placas usb pedem PCIe 4x ( http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=34720 ) e a de som parece pedir apenas PCI 1x ( http://pt.creative.com/products/product ... =1&listby= ).
A P6T Deluxe V2 parece ter na quarta slot PCIe a 'taxa de transferencia' 4x enquanto a P6T tem PCIe 1x.
Ventoinhas penso que as que a caixa tem são mais que suficientes.
Já reparaste que existe um i7 930?
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor DarkHawk » Sexta Mar 26, 2010 17:34

cmrosado Escreveu:O cooler dá.
A placa usb não sei. As boards têm 3 slots PCIe 16x que ficariam com duas gráficas e portanto restaria uma slot PCIe 16x e outra mais 'estreita'. Para as duas restantes iriam a placa de som e a placa usb. Penso que as placas usb pedem PCIe 4x ( http://www.pcdiga.net/showthread.php?t=34720 ) e a de som parece pedir apenas PCI 1x ( http://pt.creative.com/products/product ... =1&listby= ).
A P6T Deluxe V2 parece ter na quarta slot PCIe a 'taxa de transferencia' 4x enquanto a P6T tem PCIe 1x.
Ventoinhas penso que as que a caixa tem são mais que suficientes.
Já reparaste que existe um i7 930?

Muito obrigada pela informação relativa ao cooler e às ventoínhas. O I7 930 poderá ser algo a considerar, dependendo do preço que me fizerem, penso eu...

Quanto aos possíveis update futuros, pelo que estive a tentar perceber da disposição das duas motherboards, caso no futuro queira ter outra placa gráfica em Crossfire e uma placa adaptadora para USB 3.0 como a que indicaste, penso que teria que ir para a seguinte disposição de componentes...

Pelo que vi das boards, são estas as disposições das slots PCI:

P6T
PCIEx16_1
PCIEx1_1
PCIEx16_2
PCI1
PCIEx16_3
PCI2

P6TDeluxe V2
PCIEx4_1
PCIEx16_1
PCI1
PCI2
PCIEx16_2
PCIEx16_3

Com a P6T penso que disposição de componentes ficaria assim:
- PCIEx16_1 - placa gráfica 1
- PCIEx16_2 - futura placa gráfica 2
- PCIEx16_3 - placa USB 3.0
- Placa de som teria que ser PCI para ficar na PCI2

Com a P6T Deluxe V2 penso que disposição de componentes ficaria assim:
- PCIEx4_1 - placa USB 3.0
- PCIEx16_1 - placa gráfica 1
- PCIEx16_2 - futura placa gráfica 2
- PCI 2 - placa de som teria que ser PCI para ficar na PCI2

Eu estou a assumir que, com a largura das 5850, irei sempre ficar com a slot "ocupada" a seguir à slot onde elas forem instaladas, é assim mesmo, não é?

Parece-me assim que não vou poder ir para a placa que estava inicialmente a pensar, a X-Fi Titanium. A pensar realmente no futuro realizar estes updates, terei que ir agora para uma placa de som PCI, em vez de PCIExpress. Há alguma diferença que seja relevante na escolha entre placas de som PCIExpress e PCI? Há algo que se "perca" nas PCI?

Ainda relativamente às boards, estou um bocado confuso sobre qual das duas escolher.... Andei a olhar para as especificações das duas, mas não consegui bem descobrir diferenças relevantes...A P6T ficaria-me em 222.5€ enquanto que a P6T Deluxe V2 ficaria em 265€. Será que P6TDeluxe V2 vale esta diferença de preço?
DarkHawk
Novato
Novato

Registado: Quarta Mar 24, 2010 10:29

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante