pa fotos? eras gajo pra kerer uma coisa especializada? se sim, talvez um machintosh te caisse bem. se bem ke eu n entendo corno de mac's mas tenho amigos a trabalhar em fotografia digital ke nao kerem outra coisa no ke toca a fotos.
se é pra uma coisa mais caseira, epa, qualquer pc actual trabalha fixe com fotos desde ke tenha muita ram e um processador razoavel.
pra teres uma ideia, eu com o meu antigo p4 1500 e 640mb de ram, nunca tive problemas. e xeguei a fazer trabalhos bem pesados com fotos.
->
Grafica:
pa trabalhar com fotos e nao com cenas 3d tipo cad's e renders, nao precisas de nenhum monstro de placa grafica pk nao lhe vai ser exigido nada de especial. escolhe o ke a tua carteira mandar. ha pontos mais importantes onde eu penso ke vale a pena investir ke a grafica.
->
Board:
se keres boas motherboards qualidade e quantidade / preço podes kerer dar uma vista de olhos nas asrock. sao relativamente baratas e tem tudo ke possas kerer. se keres uma coisa com mais estofo, inclina-te pras asus ou msi. a minha asus p4p800s-se nao é mto cara e tem praticamente tudo ke interessa. tou bastante satisfeito com ela. mas pra cima disto, vais abrir mais um bocado dos cordoes a bolsa.
->
Processador:
se o assunto sao aplicacoes, keres intel. os amd sao capazes de nao ficar mto atras, mas parece ke nestes campos, em processadores mais baixos e comparaveis (tipo, nada de amd64 fx

. esse é o supremo) os pentium dao cartas.
->
Ram:
vais kerer ram. muita. quanto mais melhor. 512mb no minimo dos minimos e ate é desaconselhavel. é aki ke deves investir, por isso atira logo po 1Gb dela, pelo menos. isto é provavelmente dos pontos mais importantes na tua makina por isso investe numa coisa de marca. ha varias mto boas com garantias desde os 10 anos ate a vitalicia:
- kingston, ocz, patriot...
->
Disco:
se vais ter fotos de scanner e tudo mais es capaz de kerer um disco com um tamanho consideravel. tirando partido do facto ke os discos tao relativamente baratos, 120Gb no minimo. recomendo a marca Seagate. sao bastante populares e comigo nunca deram problemas. e ja agora, por mais 10 ou 20€ metes um disco SATA. sempre é mais rapido um bocado e pode fazer a diferenca nakele tempo de espera irritante ke o pc parece ke leva sempre a fazer qq coisa e nunca mais anda...
->
Caixa/Fonte:
se n tas mto interessado na beleza da caixa, ate uma oem sem marca serve, mas tem o cuidado de arranjar uma boa fonte. tipo, qualquer coisa com 450w ou mais e pelo menos 18A na linha de +12V serve bem. mta gente ignora a fonte e grande parte dos problemas inexplicaveis com um pc podem vir daki. eu arranjei uma porreira de 500w (18A na linha +12V) por 25€. nao tenho razao de keixa, mas se keres meter mesmo uma coisa com de renome vais kerer prai ocz, bequiet!, ou enermax. se tiveres com dinheiro a sobrar vai pa ocz. mesmo a ocz mais fraca é excelente pra qualquer situacao.
->
Som:
a placa de som nao me parece ke vá ser o grande destaque desse pc por isso a ke vem integrada com a board deve xegar e sobrar. n vale a pena investir numa placa de som externa.
->
Imagem:
pra fotos precisas duma boa imagem com uma boa semelhanca de cores com a realidade. é aki ke entra o monitor. escolhe um bom monitor, 17'' no minimo (19 ou superior, recomendados) ke suporte refresh rates altas, no minimo, pra cima de 75Hz. acredita, os teus olhos agradecem. Sony era o ideal, mas derretias a carteira nele
->
Extras:
nao menos importante é arranjares um rato de jeito. isto pode parecer menor, mas se trabalhas com fotos, vais kerer imensa precisao no rato. escolhe, se possivel, um a laser ke é melhor (é 20x mais preciso) ke os opticos actuais -> logitech MX1000. se fores na mesma pros opticos, escolhe um com um valor de dpi elevado.
axo ke ta tudo. isto era o ke eu escolhia pra mim se tivesse na tua situacao.