Ainda guardo religiosamente (algures em casa dos meus pais) o meu ZX48kb, com os seus >500 jogos. Bem me lembro de comprar cassetes de 90m para por muitos jogos em cada cassete. O pior era chegar ao jogo pretendido

.
Grandes directas que fazia e nas férias passava dias sem sair de casa. Ou a jogar F1 (estratégia) com mais uns 6 putos que também ainda não se tinham viciado no sexo oposto.
Na altura, foi dos 1os ZX com teclado preto rígido que saíu e custou aos meus pais 32cts, com um gravador
Daí foi o salto para um 286 12MHz (não havia mais rápido), com meia dúzia de MB em disco e uns 128KB ram, nem me lembro bem. Este custou 10x mais que o anterior e só tinha drive de 5,25" e um monitor para 640x480x256cores (ainda nem havia OS para ratos, tirando MAC). Jogos em CGA, 8 cores, rulavam.
Quais multiplayer, quais o quê! Ecran dividido era o máximo que havia (ZX - international karate).
Nunca mais comprei um computador "feito" e o meu filho já nasceu com PCs e PS2 em casa. O que é bem melhor, porque na Beira Interior, onde os meus pais nasceram, nem máquina de escrever eles viram.