]Birika[: Quando perguntei qual era a PSU, não estava a rebaixa-la por nenhum motivo (apesar de a achar um pouco... ), mas sim porque desconheço totalmente o produto. Qual a marca e modelo?
Quanto à configuração das mems:
The Intel i865PE Springdale and i875P Canterwood platforms claim to preserve full DDR400 clock speeds, but will add additional latency with greater than two DIMMS. Those of you with careful reading skills will notice that I used the word "claim."
Ou seja: estas plataformas Intel mantêm todas as mems a funcionar a DDR400, mas ficam com uma latência superior.
Mas também temos que analizar o que o
Stu3s postou. Não sei como desencantaste esse site em holandês, mas se vires bem, o texto é retirado do Anand, mais propriamente daqui:
http://www.anandtech.com/memory/showdoc.html?i=1839 . Já é de Julho, altura em que estava a estudar ou fora, por isso num o li...
O Anand chega então à conclusão que os tais 4 Dimms são melhores que 2. Agora o problema é que o homem não usou o mesmo tipo de memória: para o 4 x 256MB são OCZ3700 GOLD, enquanto que para o 2 x 521MB são Winbond BH5 PC3500. É possível que isto influencie os resultados. quanto a White Papers da Intel... só dizem o que eles querem! Lembram-se do PAT?
É bastante provável que o anand esteja correcto, mas ao não utilizar o mesmo tipo de memórias (pode ser que na altura não existissem... se calhar agora também não!), deixou uma variável não controlada, logo não se podem tirar conclusões a 100%. E não, não estou a falar na velocidade das memórias mas sim dos seus timmings.
Também me custa a crer que os jovens da FiringSquad tenham começado a inventar (o artigo é mais recente). Se quiserem podem mandar o material parao HCP que a gente testa

!