Servidor Gateway discando PPTP e modem Speedtouch Alcatel

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Servidor Gateway discando PPTP e modem Speedtouch Alcatel

Mensagempor aguia » Quarta Fev 18, 2004 14:24

Ola Amigo,

Tomei a iniciativa de escrever porque ja apanhei demais e preciso de ajuda sobre routeadores com firewall.

Aqui tenho ADSL (BRasilTelecom) com o modem SPEEDTOUCH (ja com router e firewall)...
Maquina com duas placas de rede (uma para o modem e outra pra rede interna).

Modem alcatel SpeedTouch ADSL: 10.0.0.138 (netmask .248)
Maq GATEWAY:
duas placas: eth0: 192.168.1.1
eth1: 10.0.0.139 (recebendo atraves de DHCP do Modem)
Switch
04 maquinas (windows e linux) 192.168.2 ate ....5

A rede interna toda conversa. (192.168.1.1 gateway e demais pontos (2,3,4..) NIC= eth0
a brasil telecom entrega a conexao ADSL com IP variavel a cada conexao. (pppOe). O Modem é 10.0.0.18 (rede c/ mascaramento com 255....248) ou seja, tenho aqui > 10.0.0.138 (modem ADSL) e .139 para a maquina gateway (eth1).

Problema 1: nao consigo que uma maquina da rede, PINGUE no modem ... (prob de rota, confere?).
Problema 2: pppOe mantem o IP no modem ADSL.. ate'ai nada demais . Porem algumas redes P2P fazem uso das portas 624x e acima, que o proprio modem bloqueia (ele tb tem NAT, porem nao consegui alterar a configuracao....
ENTAO para que eu tenha o IP (200.xxx..) na maquina GATEWAY (192.168.1.1) eu alterei a conexao do modem ADSL para que entregue-me o IP atraves de uma conexao VPN....
Assim passei de PPP para PPPTP.

No Windows (192.168.1.4), a conexao VPN foi uma brisa e trouxe o IP para a propria (e bloqueou o acesso internet de todas outras).... MAS: euzinho aqui preciso de LINUX e nao Wins da vida....
assim fui adiante:

gateway (192.168.1.1) e (10.0.0.139), rodando TRUSTIX SERVER (variacao do RedHAt com firewal incorporado e seguranca excelente).
instalei nesta maquina o PPTP.xx.rpm
mas ao chama-lo nao consegue passar o usuario para o modem autenticar (apesar de discar para ele)....

Aqui peço ajuda pra ti:
- nao consigo que uma maquina da rede PINGUE no modem (10.0.0.138), evidentemente por problemas no routeamento de pacotes. (ja deixei ambas redes como default, mas nao funcionou)
- o PPTP chama o modem mas nao autentica (o PAP-SECRETS esta no /etc assim como o OPTIONS)

Se perguntares POR QUE eu nao deixo o routeamento no modem ja que tem NAT tambem, digo que : com uma maquina servindo de gateway, posso colocar nela tambem outros servicos (apanhar os emails de todos usuarios que tenham conta internet afora, e entregar na conta interna deste usuario (fetchmail, pois nao?) e outras coisas leves que nao influam na seguranca.

Gateway => AMD K6/2 333, c/ 64 Mb Ram, HD 6Gb, RTL8139 (eth0) e Via-rhine (ou rhine-via) (eth1).
ADSL : Speedtouch Ethernet.

Obrigado por tua ajuda.

ps: ja vasculhei por varios sites e so encontro o basico PPOE... Para quem usa o EMULE, XMULE, LMULE por ai, devem estar recebendo LOW ID de tudo quanto é lado.

Obrigado.

PSantos
aguia
Novato
Novato

Registado: Quarta Fev 18, 2004 14:05

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes