Servidor - O que comprar para montar um?

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Servidor - O que comprar para montar um?

Mensagempor franciscok » Segunda Ago 23, 2004 18:10

Viva!!!

Tanto quanto sei um servidor é um computador praticamente normal... mas a minha questão é para uma pequena rede de 5 postos, com acesso à Net, pretendia "fazer" um servidor essencialmente para ficheiros, em grande parte algo pesados. Tendo em conta que o tráfego de "bytes" na rede não será em princípio nada de extraordinário, queria saber o que devo priveligiar? E sem exceder 1000€ era o ideal.
À partida e já que se trata de um servidor de ficheiros e net (vai alojar um site algo complexo) queria "apostar" em discos bastante rápidos e com bastante capacidade, talvez 2 SATA em Raid num total de 200/240Gb. Ou deverei antes optar discos SCSI? Os SATA são suficientemente fiáveis e estáveis?
E quanto ao processador? Um PIV 2,6Ghz chega ou é preferível a mais economica solução Celeron? E será suficiente?
E a Motherboard? A gráfica chega uma integrada na motherboard?
E quanto á RAM? uma vez k os ficheiros podem ser granditos (40/50Mb) deverei investir em bastante quantidade (1Gb)?
Fontes de alimentação? Já ouvi falar de servidores com 2 (1 de segurança) mas não percebo como funcionam.
Alguma recomendação em especial?
Tive a ver alguns servidores de marca mas as capacidades de armazenamento são muito limitadas, para além dos disco SCSI (na maioria) serem muito caros.

Obrigado desde já pela ajuda (ou deverei dizer "formação"?)

Cumprimentos
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor Dark_Harry_ » Segunda Ago 23, 2004 18:23

tipo para servidores e aconselhavel 2 GB de memoria, e os processadores a melhor soluçao e tipo um AMD Opteron axo ke sao estes compras 2 ke funcionam em conjunto kuanto a board nao faço a minima
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Abr 30, 2004 22:36

Mensagempor franciscok » Segunda Ago 23, 2004 18:27

Viva!!

E justificam-se 2 processadores?
Bem sei k por 1000€ nunca mais me safo... era mais para aumentar o desafio!!!!
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Dark_Harry_ » Segunda Ago 23, 2004 18:33

bem lol, normalmente kem forma um servidor fax esta escolha mas tb podes utilixar so 1 processador
AMD 64 3500+@2,5 | DFI Lanparty Ultra D | 2 GB GSKILL ZX DDR400 | WD 320GB SATA2 | Asus 7600 GT
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor JotaM » Segunda Ago 23, 2004 19:21

Lol,2 CPU's :) e o resto ?? isso não é assim. Vamos por partes

1) Motherboard
Existem motherboards mais vocacionadas para servidores, mesmo que só se vá usar 1 celeron. Actualmente, e considerando que só vais usar um cpu as melhores soluções são as baseadas no Intel E7210 e dentro destes boards que suportem Memórias normais. A vantagem destas boards é que suportam PCI-X (não confundir com PCI-Express) que é necessário para, por exemplo, mais tarde puderes por uma placa SCSI U320.

Em portugal consegues encontrar a SuperMicro P4SCi http://www.supermicro.com/products/motherboard/P4/E7210/P4SCi.cfm e a Tyan Tomcat i7210 (S5112) http://www.tyan.com/products/html/tomcati7210.html.

Não me perguntes onde mas o meu fornecedor apresentou-me propostas para estas 2. O preço delas anda na casa dos 200€ mais coisa menos coisa.

2) CPU e Memórias
CPU um 2.8 HT ou um 3.0 HT são mais que suficientes para o que queres.

Memória, os servidores WEB consomem memória em função das ligações, se vais ter muitos acessos aponta para 2 GB, se não 1 GB serve. Eu para o meu caso optei por memória Twinmos Cas 2.5 mas aí tens muito por onde escolher, até as oem servem.

3) Caixa e Fonte
Convem uma caixa fácil de abrir e trabalhar com ela, por exemplo esta http://www.inforlandia.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=901100 é uma boa solução para o que estás a falar.

A fonte tb convem ter cuidado pois alguns componentes, como as placas scsi e mesmo as motherboards são esquisitas, podes escolher esta http://www.inforlandia.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=820702 Tb existem em versão redundante, mas o preço é muito superior http://www.inforlandia.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=820580

4) Gráfica
A das boasds é mais que suficiente para um servidor.

5) Discos
Como não sabes muito bem o que vais fazer aconselho-te a começares com um sistema Raid 1 (Mirror) é o mais básico em termos de segurança e qualquer das boards o faz em IDE/SATA. Escolhes 2 discos iguais, para aí de 200 Gb e já está. Mais tarde se vires que o acesso ao disco está a provocar um engarrafamento na tua rede podes pensar em alterar o sistema, desde um sistema IDE 3Ware em Raid 5 até um RAID 5 SCSI passando por um SCSI simples. De qualquer forma o minimo que vais gaster numa configuração destas andará na casa do 400/500 € (só para discos e placas claro)

Conclusão
Por cerca de 1000€ conseguem montar um servidor com Raid 1 IDE e 2Gb de ram. Mas ainda fica muita coisa de fora:
UPS, Unidades de backup (Tape), Sistema de discos mais sério.
A64 3000+ @ 2304 (9x256 - 1.45 Vcore) | XP-90 + Enermax 90
2x512 Patriot 3200LL @ 2.5-3-3-8 (460@2.85 Vdim)
MSI K8N Neo2 Platinium
Asus X800 PRO/TD @ 500/1000 | ATI Silencer 5 Rev 2
LG 4167B | Coolermaster Cavalier III Silver | LC Power 550
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sexta Abr 09, 2004 13:26

Mensagempor oc_nightmare » Segunda Ago 23, 2004 19:25

com 1000€ n te safas.... tenho aki um servidor da Elf (bombas de gasolina) k fazia controlo de custos e na altura custou cerca de 4500cts :P duplo processador motorola 33mhz, 4 discos scsi de 400mb cada e ram de 32pins (qtd indefinida)...

so os 2 opterons ja passam bem os 1000€ e depois precisas de mem ecc e registada; os discos, podias apostar em scsi de 15k rpm; placa grafica, n sei se as boards para opteron trazem ja uma onboard mas se tiveres uma TNT2 PCI ranhosa tb serve... a proxima coisa a preocupares-te é o acesso ah net... se tiveres um acesso de 1024kbit/s, se entrarem 10 pessoas ao mesmo tempo no site ou se estiverem a tentar puxar fixeiros ao mmo tempo o trafego ira ser completamente estrafegado..... pah fazer um server para ftp, http e essas cenas deve ser bastante fixe... agora kdo se esta preso pelos €€€ pode-se tornar uma pain in the ass....
cascade in developement
oc_nightmare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 24, 2002 14:21

Mensagempor Dark_Harry_ » Segunda Ago 23, 2004 19:33

é isso mesmo o ke o JotaM disse, akela sugestao ke eu fix dos 2 processadores era so uma ideia ja vi muitos servidores assim
Imagem
Dark_Harry_
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor JotaM » Segunda Ago 23, 2004 19:39

Nightmare para entrada de gama as soluções intel PIV e as boards para servidor com chipset intel são bem melhores na relação preço / qualidade. Só a partir daí os Opteron dão cartas.
MSI K8N Neo2 Platinium
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor xXx... » Segunda Ago 23, 2004 19:40

o material que metes no servidor depende do uso a dar para transfererir ficheiros numa rede não precisas de muitos recursos cpu logo poupas aqui e gastas noutro sitios se por acaso fosse para renderização ou edição de video ai sim justificava-se um sistema MP mas para o uso em questão ate te bastava um duron com uma board com raid e vga integrada e 1gb de memoria

e se quiseres ser forreta arranja um pentium 233 512 Mb de ram uma controladora que permita raid discos grandes e tens a festa montada
xXx...
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jul 28, 2004 18:46

Mensagempor Tretabyte » Segunda Ago 23, 2004 21:31

Boas,
bom basicamente queres montar um fileserver/webserver e dhcp server para uma pequena rede de 5 pc's, humm.. consegues fazer isso agora gastar so 1000€ vai ser bem apertado.

sem mais
Tretabyte

ps: talvez recorrer a linux para minimizar alguns custos seja uma opcao.
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor capricorn » Segunda Ago 23, 2004 21:32

penso que uma placa de rede 100/1000 era aconselhada, tendo em comnta os grandes ficheiros,

ou nao...
capricorn
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Ago 20, 2004 13:03

Mensagempor Dr » Segunda Ago 23, 2004 23:31

O tamanho dos ficheiros não é o teu maior problema; o que tens que ponderar mesmo é a quantidade de acessos que lhes vais fazer, assim como o tráfego que o site vai gerar. Se estes acessos forem excessivos, realmente deverias optar por uma solução SCSI (uma controladora SCSI decente anda na ordem dos 250 euros, versão bulk), o que significa que já deve estourar o teu orçamento. A opção por 3 HDs SATA colocados em RAID 5 é mais económica e talvez preencha os teus requisitos.
Não vejo necessidade de multiprocessamento nem de memórias registadas (ECC), pois não estás a montar um servidor de alto desempenho. Um Pentium 4 ou um AMD64 devem dar conta do recado.
A gráfica onboard (assim como o som onboard) devem desenrascar perfeitamente bem para essa finalidade.
Como referes que o tráfego na rede não vai ser pesado (deduzo com isto que o site não vai ser constantemente acessado), os 1000 euros que referes (espero que estejas a excluir monitor) servem perfeitamente.
No fundo apenas precisas de um computador comum, onde possas poupar na gráfica e na placa de som para investir nuns HDs razoáveis. Caso necessites de rapidez, e sem ter que recorrer aos SCSI, sempre podes optar pelos WU DIGITAL RAPTOR a 10000rpm, com preços na ordem dos 117 euros para o de 36.7GB e de 219.90 para o de 73.4GB (fonte www.aquapc.com). Mas aí estouras os 1000 euros, caso queiras atingir a capacidade de armazenamento de 200 GB; eram logo 650 euros aproximadamente só para HDs.
Portanto, é possível fazer um servidor simples com 1000 euros, sim... Mas não ficas com nada de extraordinário. Mas também não é isso que queres, certo?

Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor JotaM » Terça Ago 24, 2004 0:02

Board Tyan Tomcat i7210 (S5112) 200€ (já com gráfica, 2 x Lan Gigabit e Raid 0/1)
Intel P4 2.8 GHz 800 FSB 174 €
CodeGen - Caixa MiniServer P4 CAT-9001-B 350w 72.19 €
Twinmos Dual Channel 2x512 PC 3200 187,9 €
2 x SEAGATE 200GB SATA 273.8 € (Em Raid 1, muito importante)
Dá um total de 907 €, mais 100 para um monitor rasca, teclado e rato (os meus servidores não precisam mas ...)
E temos uma máquina com capacidade de evoluir para um servidor mais a sério por 1000 €.
Claro que não tem OS mas servidores é Linux :) simples.

Mais tarde se vires que existe engarrafamento no acesso aos discos por mais 500€ compras uma placa SATA RAID da 3ware mais um disco SATA e fazes RAID 5, para 5 users é mais que suficiente. E Julgo que nem virá a ser necessário.
MSI K8N Neo2 Platinium
JotaM
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor alfatek » Terça Ago 24, 2004 2:16

Bem... estou a ver respostas muito megalómanas e n sei s o caso será para tanto... Assim vou dar a minha resposta com base em que o servidor não é p ser um servidor "à séria", mas um servidor por 1000€ ;)

Para transferência de ficheiros tenho grandes dúvidas se a grande quantidade de memória será util: 1GB parece-me mais que suficiente.
Se o servidor for para albergar um site com tráfego elevado (ligações simultaneas) e/ou base de dados grandita, aí vale a pena investir em mais GB's (para por exemplo a DB estar em grande parte na memória)...

A condição mais importante parece-me ser o uso de RAID. Tirando o modo 0, todos os outros modos são boas escolhas, dependendo da disponibilidade da motherboard... normalmente o máximo que elas oferecem é raid 0 e raid 1, logo deverás ir para raid 1. Se der para raid 5, força, sp ganhas capacidade em disco.

Quanto ao resto, acho que não é preciso grandes componentes... um cpu desktop com boa performance: P4 ou AMD64... NUNCA um Celeron...

Se o servidor não for servir milhares/centenas de pessoas ao mesmo tempo a nível de site e se os utilizadores com acesso aos ficheiros puderem esperar mais uns segundos não vejo necessidade de ter discos scsi ou WD Raptor...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor franciscok » Terça Ago 24, 2004 11:34

Viva!!!

Antes de mais muito obrigado a todos pela ajuda ("formação")!

Na verdade os 1000€ era um valor pouco realista e era mais para dar a entender que prefiro uma solução fiável, eficiente e o mais económica possível. Queria com os 1000€ afastar algumas propostas megalómanas. Na realidade o orçamento disponível para o servidor (incluíndo o S.O. e uma UPS) é de 2500€.
Quanto ao site: pretendemos uma comunicação directa com alguns "associados", tendo eles direito a espaço próprio no "nosso" servidor, podendo editar o conteúdo, tamos a pensar limitar esse espaço a 5/10 Mb por conta, mas isso é dependente do número de adesões (optimisticamente cerca d 150). Seja como for o tráfego , não será extraordinário já k não esperamos actualizações diárias mas sim mensais. E as probabilidades de todos fazerem isso ao mesmo tempo....
Essencialmente as maiores aptidões exigidas ao servidor são a disponibilidade e rapidez de resposta com grandes quantidades de informação, ainda que os ficheiros individualmente andem á volta dos 20 a 50mb.
Quanto aos discos, a sua organização priveligiará duas unidades independentes (ou dois pares de unidades), já que um será para o site e ficheiros Office e o outro para o arquivo de ficheiros mais pesados e que á partida serão usados para um ou dois postos de trabalho.

Mais uma vez obrigado a todos
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante