Primeiro, antes de mais nada tenho algo a anunciar: este é o meu primeiro post que nada tem a ver com o Antoine. Agora, vamos à verdadeira razão que me levou a inscrever neste forum: participar !
SkyWalker Escreveu:Caros,
Tenho a seguinte máquina
Thermaltake Xaser III 2420+
PIV 2.8 @ 3.04
MSI-655 FISR
2 x DDR Kingston 512 M 333
GeForce 3 Ti 200 ( vou fazer upgrade para Ati 9700 pro)
SB Live! 5.1 Platinum
CSW DTT 3500 Digital
DVD 16x Pioneer Slot In
CD-RW TDK veloCD 401248B
1x HD WD 200GBSE
1x HD Maxtor 8Gb 7200rpm 2 Mb Cache
2x HD IBM 60Gb 7200rpm
Miro PCTV Pro
Adaptec 2940UW
Scanjet 4c (Não! Este não troco porque adoro a qualidade de digitalização)
ZIP USB 100
Algum conselho para a melhorar??
Amigo Skywalker (espero que não te chateie o tratamento),
Para começar, a tua configuração usa a mesma board que a minha. Com a memória certa e os settings correctos, limpa o i850E com Dual RDRAM1600 nas benchmarks sintéticas - fruto de bastante largura de banda disponível (graças ao dual bank) e uma latência inferior, típica da natureza da DDR SDRAM.
Mas atenção, se fizeres as contas bem os 2xPC2100 usados no chipset i7205 já cobrem bastante bem as necessidades de um bus a 533. Então em que ficamos ?
Bem, após algumas benchmarks descobri que nesta board há vantagens em operar com 2xPC2700 devido os requerimentos adicionais dos subsistemas (AGP, por exemplo, graças ao acesso directo à memória via Northbridge/MCH que é cumulativo com o resto da carga de acessos à memória gerada por DMA(PCI Bus Master) e CPU) e a largura de banda extra é bem vinda - por outro lado, observou-se que não compensa utilizar o modo (não oficial) 2xPC3200 - aí (e isto já foi verificado por mais gente) assiste-se a um decréscimo de performance em relação ao modo dual 333/PC2700. O único ponto em que se vê alguma vantagem no 2xPC3200 é nas benchmarks puramente sintéticas baseadas em toy kernels (e é por isso que se deve desconfiar delas). Existe uma razão para justificar a disparidade de desempenho entre o a configuração 2xPC2700 vs 2xPC3200 - é que em modo Dual DDR333 o chipset opera o clock de memória em sincronismo com o FSB, enquanto que em Dual DDR400 não (o que tem os seus custos em termos de desempenho).
No geral é uma board interessante, com uma implementação AGP8x mais madura (fruto da revisão B0 do chipset) e que parece digerir bem quase tudo (os rumores de problemas com as Radeon 9700 estão relacionados com o Sis648 e o Sis655 rev A0).
Uma máquina com all-round performance muito "redondinha", que o nosso amigo Skywalker não deixa por mãos alheias, complementando com uma excelente placa gráfica (não acrescento nada que o Paulo não tenha dito na sua review no site) e uma placa de som decente (que permite poupar uns poucos ciclos de CPU em relação à solução AC97 da C-Media que vem na board - sempre são mais umas frames no Quake, apesar da relação s/n da C-Media ser muito boa para uma solução integrada).
Quando à optical storage, não tenho reparos a fazer: o skywalker sabe o que escolhe e fá-lo com consciência - o mesmo se aplica aos discos.
A board tem 2x interfaces SATA150, e talvez fosse interessante "brincar" com o recém anunciado brinquedo da WD - o raptor. Mas tudo depende das necessidades do utilizador - de qualquer forma aconselharia a "reforma" do teu disco Maxtor de 8GB em prol de qq. coisa "nova", maior e melhor.
Quanto à memória, vejo que optaste pela Kingston - óptimo ! Não é GeIL nem OCZ ou Corsair mas está na lista das memórias verificadas pela MSI e permite desempenhos muito interessantes com timings normais @CAS2. É que apesar de serem memórias CAS 2.5 (o skywalker contou-me), o facto de estarem em bancos isolados permite explorar a característica de carga eléctrica reduzida por banco (com clock desactivado nos bancos livres - é possível via BIOS) de forma a poderem operar a CAS2 de modo estável.
Skywalker, congratulo-te pela boa escolha de máquina - tens um bom workhorse em mãos. Um pequeno reparo: sei que a caixa é magnífica, mas é tão feia...
Um Abraço a todos,
A_p
[ASUS P4C800 Deluxe] [PIVC 2.8Ghz] [PowerColor ATI Radeon 9800 128] [512MB@C2-522/2xDIMM PC3500 GeIL] [2xIBM Ultrastar 18GB 10Krpm U160 SCSI RAID 0 + Maxtor D740x 40GB] [Pioneer DVD A116] [Teac 532s] [Liteon combo 48/24/48] [Powered by GNU/Linux]