Não precisas de gravador?
A diferença entre o i7 930 e o i7 860 reside precisamente nessa diferença entre dual e triple channel e não por o i7 930 ser superior, funcionam amboa à mesma velocidade.
Se reparares o i7 860 fica por sistema à frente do i7 920 porque funciona a 2,8Ghz contra 2,66Ghz, que é uma diferença pequena. Esta vantagem ocorre apesar do i7 920 ter triple channel donde se depreende a pouca importância do triple channel (uma vez que não é suficiente para contrabalançar uma pequena diferença de frequência).
Mas mais, dando crédito a esses testes do site ixbt, no caso concreto dos programas 3d, em termos práticos não há ganhos em ter single, dual ou triple channel, ou pelo menos isso não aparece patente nos resultados. Noutro género de aplicações nota-se uma diferença ainda que pequena, mas não em 3d.
O i7 860 com 6Gb funciona em single channel, já nem é em dual channel, mas isso parece não ter implicações em termos de performance quando se trata de software 3d. Mas mesmo noutras aplicações onde se nota diferença é uma diferença pequena (a tal diferença de 1 ou 2% que exemplifiquei na minha resposta anterior).
Dito isto parece-me a mim a melhor solução (mas podes discordar) meter o i7 860 com 6Gb. Como eu vejo poupas cerca de 75€ (na board e no processador) face à solução com o i7 930.
Como os processadores são equivalentes e a diferença reside nos canais da memória (e isso ao que parece pouca ou nenhuma diferença faz) parece-me preferivel poupar esse dinheiro.
Metes uma caixa, uma fonte e um cooler de jeito, ficas com um PC mais equilibrado mais silencioso e com melhores temperaturas e assim até talvez sejas capaz de por o processador com um overclock ligeiro para os 3,2 ou 3,4Ghz, o que decerto irá mais que compensar alguma eventual perda de performance devido à questão dos canais.
No entanto mesmo em single channel o PC terá um excelente desempenho de modo que nem vejo que haja necessidade de overclockar.
A questão de fundo é que entre os vários i7, entre os vários canais de memória, entre latências diferentes estamos a falar de diferenças minimas, passiveis de ser captadas em teste mas imperceptiveis para o utilizador comum. E aqui é preciso avaliar se vale a pena dar mais alguns euros com prejuizo de outros componentes apenas por quase nada. A minha opinião é que não vale a pena.
Aqui há uns 6 ou 7 anos quando comprei o meu primeiro PC meti uma board na altura com o chip 875P que era o melhor. Tinha visto uns testes em que este chip ficava à frente do 865P. Acabei por pagar mais 50€ por uma coisa que não valia um caracol. Só depois é que tive noção da diferença irrisória entre um e outro.
Imagina que tens hipótese de comprar um carro por 30.000 euros com 139cv. Quanto mais estarias disposto a pagar por um carro com 140cv?
É a diferença que vejo aqui
no total score entre um i7 860 single channel e outro com dual channel (e com as mems em 1066 em vez de em 1333!):
http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/intel ... em-p3.html
Imagino que o i7 930 teria uns 141cv (equivalente ao i7 860 com triple channel se isso fosse possivel).
Pelo CL8 em vez do CL9 mais 1cv, de modo que já vamos num carro com 142cv.
Temos então dois carros que custam o mesmo:
- um com 139cv com bancos de pele (a caixa), um radiador XPTO (a fonte) e ar condicionado (o cooler).
- outro com 142cv sem extras.
A mim parece-me uma escolha obvia.
Se fosse para mim penso que metia a configuração seguinte mas nestas coisas é mais uma questão de opinião e não faço questão que sigas a minha recomendação. Tentei partilhar as informações de que disponho e a minha experiência mas no fim terás que ser tu a decidir.
ANTEC THREE HUNDRED - 51€
CORSAIR CX-400W - 47€
ASUS P7P55D - 123€
INTEL CORE i7 860 (2.8GHZ) SKT 1156 - 267€
ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO REV 2 - 22€
GSKILL KIT 6GB DDR3 1600MHZ NQ (CL9) - 167€
SAMSUNG 500GB SATA II 16MB F3 - 50€
PNY NVIDIA QUADRO FX580 512MB DDR3 PCI-E - 189€
LG TFT 22" E2250V-PN 2MS - LED - 202€
MONTAGEM - 15€
1130€ (Globaldata)