Jeez... 500€ para um pc COM monitor? Eu gastaria 75% disso só num monitor de qualidade !!!
Tens de rever esse orçamento porque ou poupas muito no monitor e gastas na MultiOpticas (publicidade

) ou então n consegues fazer um pc k funcione com esse dinheiro, a menos que te vires para peças em 2ª mão...
Para poder melhor responder ao teu problema, o teu amigo precisa do pc só para brincar no office ou pretende jogar alguma coisa recente, precisa de algum «extra»: dvd, etc, precisa de monitor de 17'' ou apenas de 15'', (pretende n ficar cego em 5 meses), etc....
É que eu tenho vindo a fazer guias de computadores baratos e o mais barato k fiz acho k ficava em 720€, no entanto vou tentar investigar a ver se este mês já dá para fazer um pc + barato...
Mas realmente... 500€ ? n vale a pena um pouco mais de investimento para um pc k seja minimamente razoavel? Já nem estou a dizer um pc para jogos, mas um pc k n te faça perder a paciência, ou o teu amigo só vai usar o pc em dias de festa para ir à net e trabalhar no office?