Principiante pede ajuda

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Principiante pede ajuda

Mensagempor JPAF » Terça Dez 23, 2003 20:52

É a primeira vez que participo neste forum, saúdo os que de qualquer forma contribuem para esta comunidade que espero honrar.
Após esta introdução que cumpre as regras de boa educação, gostaria de vos pedir alguma ajuda.
O facto é que possuo um PIV 2GHz(mainboard ISA AGP PCI USB i2C/SMBus;256MB SDRam; ATI Radeon 9200 series; Hard disk 40GB;Windows XP), seja lá o que isto for (sou um quase ignorante em informática), gostaria que me podessem sugerir o que é urgênte mudar.
Corri um programa de SSandra?!? e diz que tenho "memory limited", e que o disco rígido é muito lento.Quando inicio o WORD demora algum tempo a carregar.
Agradeco desde já alguma resposta, obrigado :lol:
JPAF
Novato
Novato

Registado: Terça Dez 23, 2003 20:34

Mensagempor ]Birika[ » Terça Dez 23, 2003 21:33

Bem vou tentar ajudar...

Essa MotherBoard que socket é? Sabes o FSB do processador?

O que vejo ai que necessite de um upgrade urgente é a ram, juntar mais 256mb no minimo. Essa motherboard não conheço mas secalhar só suporta SDR o que significa que só podes utilizar o tipo de memoria SDR. As mais populares são as SDR e DDR, sendo as DDR muito mais rapidas.

O processador ainda dá para as curvas e contra-curvas.

O SiSandra diz que o teu disco é lento provavelmente porque deve ser de 5400RPM. Mas isto não é nada de preocupante... Só quem está habituado a discos ultra-rapidos é que se ressente a usar um lento, porque quem usa um lento já está habituado. :wink:

Quanto ao word demorar a abrir:

» Podes ter muitos tipos de letras e como o teu disco não é nada rapido prejudica um bocado

» Tens o Windos Xp ou o Word todo F"#$%&/= e está a precisar dum format!

Espero ter ajudado...
Não podemos tratar todos as situações como casos de vida ou de morte, pois morreria-mos muitas vezes.
]Birika[
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Dez 04, 2002 22:10

Mensagempor Stu3s » Terça Dez 23, 2003 21:36

Bem vindo!

Se calhar é melhor n mudar nada! Mas sim comprar tudo de novo.

Primeiro, para por mais ram so se for SDram que é muito dificil encontrar à venda, pois a tua Mbo n suporta DDR, e essa RAM já é do passado.
Mudar de processador, tb n vais incontrar nada à venda que dê para a tua Mbo.
Logo tens de comprar Mbo nova, mas ao comprares Mbo nova tens de comprar processador e ram nova.
A placa gráfica é possivel ser aproveitada por agora, alem disso se colocares uma gráfica nova nesse sistema vai ficar sub-aproveitada.
O disco n é uma maravilha em performace mas n me aprece q o facto de o word demorar a abrir seja culpa do disco, ou melhor até pode ser, mas pq esteja a dar o berro e n por ser lento de origem. Logo disco novo tb vinha a calhar.
Se vires bem, n apriveitas quase nada.

Por isso é melhor começares do zero e monta um sistema novo, aproveita os periféricos (monitor, rato, teclato) e provavelmente a caixa (fonte de no minimo 300w), se n tiveres €€ para tudo aguenta a palca gráfica + uns tempos e compra uma melhor depois!

Agora sugestões para o upgrade, já depende de quanto queres gastar! Diz qq coisa q depois damos uma ajuda.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor hlagido » Terça Dez 23, 2003 23:18

Na minha opiniao os sintomas que mostra o computador esta pedir uma formatação, para o word arrancar rapidamente um PII com 64 Mb RAM é mais que suficiente.
Se não quiseres formatar o disco faz-lhe uma limpeza (remover os programas que não utilizas, sobre tudo aqueles que arrancam quando arrancam o computador), e seguidamente desfragmentas o disco.
Caso o computador seja utilizado essencialmente para trabalhar em office tens maquina que xege e que sobre, não precissas upgrade.
A64 3000+ Venice (2268 MHz)
A8N-E; 2*512 G-Skill; 6600 Silencer
Powered by LC Power
hlagido
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Out 26, 2003 18:20

Mensagempor JPAF » Quarta Dez 24, 2003 9:46

Bom, o panorama afigura-se algo negro, talvez adquira uma memória ram sd 256MB (de certeza que não existe a possibilidade de colocar memória ddram??). Pretendo utilizar o computador maioritáriamente para o autocad, mas também para alguns jogitos , claro. Mudar tudo será talve$... inconveniente.
Mainbord ECS P4VXASD2+, ISA AGP PCI USB i2C/SMBus (supported memory types STD, FPM, EDO,PARITY,ECC,SIMM); 256MBSDRam 3-3-3-7CL 1x100MHz;
Encontrei na internet o seguintesobre a MB:

"I was in the market for a new Pentium 4 motherboard. After doing my homework, this board came to my attention because of its rich features and its super low price.
The board works with Celeron and P4 478-pin CPU's up to 533Mhz FSB, DDR RAM 200/266/333Mhz, USB 2.0, ATA-100 etc. The slots are APG 4 x and 4 x PCI. 6 USB ports in total. "-http://www.sysopt.com/userreviews/mboards/reviewhtml/ECS_P4VXASD2+.html
Posso colocar DDR??
JPAF
Novato
Novato

Mensagempor JPAF » Quarta Dez 24, 2003 10:32

JPAF
Novato
Novato

Mensagempor JPAF » Quarta Dez 24, 2003 10:33

Characteristics
The main characteristics of the ECS P4VXAD are:
•Socket 478.
•Chipset: VIA P4X266A (AGP 4x, ATA-100 if you use the VT8233 or ATA-133 if you use the VT8233A)
• Clock generator: ICS 950901BF
• IDE: Two ATA-133 ports and two more RAID ATA-100 ports controlled by the chip Promise PDC20265R.
• USB: 4 USB 1.1 ports.
• On-board sound: Produced by the chipset itself together with the Codec Avance Logic ALC201A.
• On-board video: Not available.
• On-board modem: Not available.
• On-board network: Available, chip Realtek RTL8100B.
• Buzzer: Yes.
• Power supply: regular ATX.
• Slots: 1 AGP 4x slot, 5 PCI slots and 1 CNR slot.
• Memory: 3 DDR-DIMM sockets (maximum of 3 GB if modules with buffer are used; 1.5 GB if conventional modules are used).
• Extra features: None.
JPAF
Novato
Novato

Mensagempor Stu3s » Quarta Dez 24, 2003 11:55

Acho que a tua Mbo não pode ser a P4VXAD se não n podes ter SDram, tem de velocidades diferentes e o mais importante têm voltagens diferentes.

De qq maneira pode suportar DDR e SDram mas acho q o teu problema é o mesmo, n podes usar os 2 tipos de ram simultâneamente. Ou optas por DDR ou por SDRam, logo esse stick de 256Mb q tens ja n serve para nada, se queres usar DDR.

Tens de ver isso, para teres suporte DDR e SDram tens te ter slots de cores diferesntes, 2 de cada um aco eu. Se n tiveres certeza, sempre podes adrir o pc e ver isso.

A tua ou é P4VXASD ou so P4VXAS, as ultimas siglas dizem isso (S+D para DDR e SDram) e (so S para SDRAM)
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor JPAF » Quarta Dez 24, 2003 12:23

É mesmo P4VXASD2+. Tem umas ranhuras azuis e outras pretas.
Onde posso encontrar essas memórias ddr mais em conta?, quanto acham que devo colocar?, quais as características destas memórias mais importantes( têm uma série de números que me são intelegíveis- STAPLES-mem dimm DDR 512MB PC400 PC 3200 -83,35 euros- é bom) ?
Quais os efeitos práticos do aumento da RAM?
JPAF
Novato
Novato

Mensagempor Stu3s » Quarta Dez 24, 2003 12:39

Ja se encontra mais barato, alem disso essas memorias sao de 400MHz (200Mhz efectivos) e n compensam no teu pc sao melhores para os P4 com FSB800 (200Mhz), passo a explicar :

O teu processador é FSB400? Ou seja tem 100MHz de bus

Convem comprar memorias que fiquem sincronozadas com o processador.

Como o melhor q se encontra é DDR266 (133Mhz) tv possa falar um Overclockezito ao processador.
Se fores para DDR333 n sei se o teu processador/Mbo aguenta tanto overclock, e entao convem fazer underclock as memorias, pode ser que melhores a latencia das memorias.

Se aumentares o FSB para 133, ficam com o teu P4 a 2660MHz (133*20, pois o teu multiplicador é 20 penso eu).
Aumentar para 166Mhz vai ser dificil ou quase impossivel, ficavas com 3320MHz :|
Logo tv seja melhor comprar DDR PC2700 (333Mhz - 166MHz efectivos) e fazer-lhes underclock e coloca-las a 133Mhz (deves baixar um pouco a latencia aqui, mesmo q n sejam memorias de marca) e depois fazer OC ao FSB do processador.

De referir aqui que n te interessa para nada por as memorias em 5:4 pq geralmente isto so se usa quando as memorias n acompanham o aumento do FSB, o teu caso é o contrario, o FSB é que n aconpanham o bus das memorias.

Qq erro corrigam.me!
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor JPAF » Quarta Dez 24, 2003 12:50

Como faço overclock, underclock, aumentar latência???Onde posso encontrar essa DDR PC 2700 333MHz?
A BIOS do computador tem password e, não me perguntem porquê, não sei qual é, existe algum programa para a descubrir?
Editado pela última vez por JPAF em Quarta Dez 24, 2003 13:12, num total de 1 vez.
JPAF
Novato
Novato

Mensagempor Stu3s » Quarta Dez 24, 2003 13:09

Hummm .... que isto n vai ser fácil!
N sabes memso nada de Overclock?
Bem isso é tudo feito na bios, quanto à pass ha por ai um topico qq de alguem q perdeu a pass e a quer saber, se queres saber nunca o li, n sei se tem alguma coisa q interesse.

N tenho tempo para te explicar como é que isso se faz .... de qq maneira convem começares a ler umas coisas pela net de como se faz OC. Underclock é o contrario. Alem disso tu queres baixar a latencia e n aumentar.

Para OC lê isto que escrevi à uns tempos :
stu3s Escreveu:Para começar fazer OC a um AMD n é a mesma coisa que fazer a um P4. Os pentium têm os multiplicadores de FSB bloqueados, por isso n lhes podes mexer, o OC é feito apenas por aumento do FSB, por isso ficam condicionados pela qualidade da Mbo e das memorias.

Nos AMD podes mexar nos multiplicadores, e é mais fácil determinar o FSB máximo a que a Mbo fica estável sem correr riscos de stressar o processador, pois basta baixar o multiplicar e depois ir aumento o FSB, assim as frequencias totais nunca ultrapasssam o limite que o processaodr aguenta. Depois podes ir aumentado os multiplicadores

Mas pronto, falta dizer que memorias tens! Essa board, deve dar para fazer um bom OC. O aumento do FSB é feito atraves de um tweak q está na bios da mbo. Estes incrementos de FSB tem de ser muito pequenos e tens de verificar sempre q o processaodr faz post e deves correr um utilitario qq de estabilidade, principalmente apartir dos 220MHz (condicionado pelas memorais claro). Sempre q tiveres problemas de estabilidade, se quiseres continuar com o OC tens de mexer no Vcore do CPU e das memorias. Comvem q as memorias estejam sincronizadas com o processaodor, os rendimentos sao melhores, por isso se aumentares o FSB do processaodr, aumenta em igual valor as frequencia das memorias, n adianta aumentar o FSB se as memorias ficam para tras.

As voltagem maiores, permitem q o processador funcione a frequencias mais elevadas, mas tem a desvantagem de aumentar a temperatura do processador, e das memorias claro.
De referir tb que os incrementos na voltagem tb devem ser pequenos. Qual o vcore de origem do teu processador? 1.55V? Podes aumentar logo para 1,75V qd tiveres os primeiros problemas de estabilidade, penso eu de que. Depois é que convem aumento ais pequenos, tipo 1.8V, 1.85V, etc ...

N exsitem limites máximos para OC, depende do teu sistema e do que tu quiseres arriscar. Quanto mais baixo for o vcore de origem, melhor capacidade de OC tem o processador.

Ps. Sabes o que é fazer reset à bios? Pois convem saberes o que é, pois caso o computador n faça post, precisas de colocar todos os valores em default.
Claro sistema bem arejado, e etc .... e tal!

BOa sorte!

n é bem para ti, mas os conceitps básicos sao os mesmo.

Sobre memorias convem leres tb isto :
stu3s Escreveu:As principais diferenças entre as várias marcas e entre estas e as OEM, são os timings de acesso dos strobes ás colunas e linhas, que é onde está organizada a informação.
RAS (Row Access Strobe) to CAS (Column Access Strobe), funciona basicamente da seguinte maneira : CPU activa a RAS, especifica a linha onde está a informação e depois passado algum tempo o CAS acede à coluna.
Geralmente os timing de memoria vem escritos da seguinte forma : CAS,RAS-to-CAS,RAS

Cas Latency é o q indica o período de tempo q passa desde o pedido de leitura de dados até os dados estarem efectivamente disponíveis para leitura na memória.
Por exemplo CL2 significa que o numero de ciclos de relogio necessario para a info estarem disponiveis sao 2

Quase todas as memoria de marca têm CL2 de origem, depois exsitem variações no RAS-to-CAS e RAS!

Memória OEM devem ter CL3, ou seja mais um ciclo de relogio completo!

http://www.corsairmicro.com/memory_basi ... index.html

Vai lendo umas coisas! Demora um bocadito a ficarem a vontade com o teros tecnicos todos, mas depois n custa nadas!
Fica por cá connosco, e goza a estadia! Vai ver q aprendes umas coisas

Xiii isto é capaz de ficar grande, podia ter posto só os links :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Mensagempor hlagido » Sexta Dez 26, 2003 21:01

Deve haver alguma confusão no modelo da mbo, se for uma P4VXASD2+. Tem um chipset via p4x333a, acieta DDR333 e processadores ate 2,8 GHz. Afirmo isto porque se o modelo for este e igual a minha mbo.
A64 3000+ Venice (2268 MHz)
A8N-E; 2*512 G-Skill; 6600 Silencer