afinal o problema era do cd do windows, experimentei outro e funcionou logo deixo na mesma tudo o que tinha antes escrito, mas se os mods quiserem que apaguem
antes de mais desculpem se tou a por isto no sitio errado, nao sabia onde meter...
a duvida está neste paragrafo
nao apaguei nada do post original (a parte dos fios), está tudo entre os [antigo]'s mas agora estou com outro problema que eu penso estar relacionado com o disco (western digital 160gb), é que já tá tudo ligado, fui à bios e mudei para fazer o arranque com o cd, mas depois de carregar a instalação no inicio ele dá uma mensagem de erro e diz que pode ser o disco e dá lá umas outras sugestoes que nao me parecem servir de nada... está a escapar-me alguma coisa? será dos jumpers do disco, não lhes mexi e segundo o site se nao mexer ele funciona...
[antigo]
estou agora a montar o meu pc novo, e penso já estar tudo montado, mas como agora este tem um disco sata, estou completamente baralhado com os fios...
é assim, o disco (western digital) tem tres entradas, uma que liga à board (que já liguei) e depois outras duas que não percebo se tenho de ligar as duas ou só uma e qual... uma tem o aspecto da mesma entrada que liga à board e a outra tem quatro pinos (em rectangulo)... estou baralhado... é que os fios que vieram com a fonte (modular) são estranhos (pelo menos pra mim), porque o fio numa extremidade liga à fonte mas na outra aquilo divide-se, primeiro 4 pinos depois continua com uma semelhante ao do disco sata, depois outra de 4 pinos e depois mais outra como a do sata
e já agora, ainda dentro destas ligações, a caixa tem quatro ventoinhas, e todas com uma ligaçao macho e femea de quatro pinos em rectangulo... mas não estou a perceber como se ligam...
isto pra vcs deve ser trivial, mas pra mim não é, portanto nao gosem lol
[/antigo]