Sistema completo budget

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Sistema completo budget

Mensagempor Kayn » Quinta Dez 29, 2005 1:07

Boas. Gostava da opiniao do povo num sistema em particular (quase) completo. Só o cpu (e nao todo) e ate ja tenho uma boa ideia do que vou comprar em termos de material (marcas e modelos).

Gostava de montar um 2º pc aki em casa. Uma coisa orientada para o economico e precisava de opinioes para componentes. Como tal, gostava de saber o que é ke voces montavam (e onde iam buscar o material, PM's se for caso disso, please) sabendo o seguinte:

O pc é pra fazer de servidor (mto provavelmente em linux), pc de testes e pra levar pra lans.
Nao precisa de ser nada de mto extraordinario.

Tava a pensar num:

Processador: AMD Sempron / CeleronD

Tava a pensar num processador desta altura. power ke xegue para o ke kero e ainda assim, relativamente barato e "encontravel". tava inclinado para AMD. 2600 ou 2800, etc e ainda gostava mais de encontrar um Athlon XP Barton ou Thoroughbred dos anteriores, mas é dificil (se alguem souber onde venda ou kiser vender, PM por favor). O CeleronD ta aí so pq ja tem suporte de instrucoes SSE3 e como tou a pensar fazer uns testes com o MacOSX no pc... mas é perfeitamente dispensavel, claro. Pra isto tava a pensar dispensar entre 50 a 75€. mto mais ke isto e ja é exagero pelo processador.

Board: para o respectivo. As boards da altura dos AthlonXp (e ate as da intel) passaram me mto ao lado (eu era um Intel addiccted, na altura e ja tava servido) e conheco pouco. O requisito é ser AGP8x, pq ja tenho grafica. E se tiver AGP Lock inda melhor :) tudo o resto ke puder trazer, é bem vindo. Nao tenho preferencia por marcas, mas se puder nao trazer ventoinhas era mais um plus. detesto barulho.
Nao tava a pensar gastar mto mais de 50€ nesta area. Contudo, se realmente justificar, pode-se esticar um cadinho. ate pq posso me lembrar de exprimentar overclocks e ja tenho mais ke experiencia nisto para saber o quanto fundamental é a board. ainda assim, é pra ser um sistema budget.

Grafica: ja tenho, como disse em cima. Vai ser uma Radeon 9800Se AGP (esperancosamente modded de Se -> Pro). Tb tenho prali uma SB Live 4.1 e uma placa de rede paradas. Pode dar jeito se tiver a pensar em ligar um router ethernet pra net e ainda assim fazer uma lan externa)

caixa, pra ja pouco interessa. Eu denrasco qq coisa. Nem ke fike mesmo sem caixa. Como fonte, desde ke de, serve. uma mitrosa prai de 15 a 20€ vai xegar. (se precisar mais pro overclock, uso a minha) Mais tarde tou a pensar em adaptar este sistema num involucro facil de transportar pra Lans. Ha um amigo meu ke ta com ideias de fazer uma mala de aluminio ou semelhante para isto. A ver vamos, eu gosto de comecar uma casa pelas fundacoes e nao pelo telhado.

Ram: vou comecar com 512Mb por cerca de 45€ pq os €s nao esticam. Mais tarde meto mais 512. Se a board suportar dual ch. inda melhor. Como marca, tava a pensar prai em twinmos, kingston, ou semelhante. n posso abusar por causa do €, mas OEM é ke definintivamente, nao.

Alguem se ker pronunciar? :)
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor |_xenon_| » Quinta Dez 29, 2005 11:06

Mobo aconselhava-te a Asus K8V-MX por 66€.
Processador um AMD Sempron 64 2800+ (s754) 64 bit por 75€ (axo que é uma area em que vale a pena investir).
De resto penso que ja decidiste.
Fica bem
:wink:
6519 @ FML
|_xenon_|
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Jun 02, 2005 13:54

Mensagempor ghost_matrix » Quinta Dez 29, 2005 14:36

kuando os 64bit rebentarem o Sempron 2800+ nao vai aguentar kom eles, por isso n sei... kuando saem ka os Semprons 939 ?
ghost_matrix
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Fev 16, 2004 20:29

Mensagempor Azarael » Quinta Dez 29, 2005 15:25

ghost_matrix Escreveu:kuando os 64bit rebentarem o Sempron 2800+ nao vai aguentar kom eles

Como assim ?
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor X3non-RM » Quinta Dez 29, 2005 16:42

Kayn, também não estou muito dentro das boards para Athlon XP, mas logo vem aí o HidEaL ou alguém recomendar-te uma boa cena. Isto se conseguires arranjar o tal Barton.

Deixo-te aqui então um sistema baseado em Sempron:

AMD Sempron 2600+ 64 bits - 72 € (encontras um 3000+ por 96 €)
Asus K8N-E Deluxe - 82 € (sei que passa o orçamento, mas ficas com o dual-channel e nForce3).
Twinmos PC3200 512MB - 43 € (podes juntar outra igual mais tarde e beneficiar do dual-channel)

Contudo, também podes apostar em Celeron, porque tens mais escolha de motherboards e ficas com um socket mais recente, para além do SSE3.

PS: Sempron's 939 só foram distribuídos para fabricantes de PC's.
X3non-RM
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Mai 25, 2005 20:52

Mensagempor Azarael » Quinta Dez 29, 2005 18:19

Essa mobo é para pci-e, ele precisa de uma agp.

Aconselho-te a Asus K8N nForce3 SK754, ficas na mesma com o nforce3, de resto é a config do xenon.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor HidEaL » Quinta Dez 29, 2005 18:28

Neste momento... Existe muita gente a vender usados que podes bem aproveitar (tens PM de um).
Motherboards novas para socket A, agora existem mais as Asus... A7V880 e A7N8X-XE são boas escolhas, por 60 e 50€ respectivamente. O resto são Asrock e havia uma Abit tb porreira por +/- 60€ (acho que era a KW7), mas não a encontro... :?

Com Sempron, faria +/- a config do X3non, mas com uma Asus K8N-E. Fica é a faltar a questão do SSE3... :roll:

Cumps.
HidEaL
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Abr 14, 2004 10:05

Mensagempor Azarael » Quinta Dez 29, 2005 18:42

E cuidado na fonte, se calhar é melhor gastar um pouco mais para ficares melhor servido.

Aparte: Por acaso tb estava a precisar de algo desse gênero e um usado até era bem-vindo, mas para valer a pena têm que ser mesmo barato, senão mais vale comprar td novo. Escolhendo bem até se fica com algo que satisfaz sem ficar mt caro.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor X3non-RM » Quinta Dez 29, 2005 19:23

Azarael Escreveu:Essa mobo é para pci-e, ele precisa de uma agp.

Aconselho-te a Asus K8N nForce3 SK754, ficas na mesma com o nforce3, de resto é a config do xenon.

Errr...

A Asus K8N-E Deluxe é para AGP.
Deves tar a confundir com a K8N4-E.

Check it by yourself:
http://www.asus.com/products4.aspx?l1=3 ... odelmenu=1
http://www.kuantokusta.com/produtos.php ... E%20Deluxe

PS: Recomendei a Deluxe porque não consegui encontrar à venda uma K8N-E normal.
X3non-RM
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Mai 25, 2005 20:52

Mensagempor Azarael » Quinta Dez 29, 2005 19:29

Sorry :oops: , confudi mesmo as duas...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Voltar para Sistemas Completos