Amd phnm II x4 920+Gigabyte MA790x-ds4 - Não arranca

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

Amd phnm II x4 920+Gigabyte MA790x-ds4 - Não arranca

Mensagempor Havai » Sexta Mar 13, 2009 10:51

Á cerca de uma semana decidi comprar os 2 componentes mencionados aqui no topico, por forma a fazer um upgrade á maquina. os restantes componentes que possuo sao :
2048mb ddr2-800 ddr2-sdram
sapphire hd4870 512mb gddr5
LC-POWER 550W SUPER SILENT V2 (LC6550)
que já provêem do pc antigo.... O que inicialmente sucedia é que ligava o processador a mobo, e o chip aquecia mt, a ventoinha trabalhava de forma mt rapida, mas o sistema n arrancava, acendendo-se 3 luzinhas vermelhas na minha placa grafica, que constantemente piscavam. O disco tb n funcionava, n fazia qualquer barulho, e o leitor de cd´s/dvd´s n parava de piscar. Liguei para a loja , e recomendaram o update da bios da grafica, que fizeram ontem na loja. Voltei a ligar tudo, e voltou a não conseguir arrancar com o sistema, a placa grafica volta a acender as 3 luzes embora desta vez ja n estejam internitentes....no entanto o chip ja n esta tao quente.... Já não sei qual é o problema sinceramente, que esta a impedir o normal uso do pc....quando digo que o pc não arranca, é o facto de n ter imagem devido a n haver transmissao grafica-monitor fruto dessas luzinhas q n sei o q significam.
Nota: Este problema ja tinha ocorrido, antes da actualizaçao da bios...e na altura voltei a por o meu processador antigo(AMD atlhon x2 4200+) na board nova e o sistema arrancou bem.... portanto n sei mesmo o que será q me está a impedir de andar com isto. Preciso de ajuda urgente, toda ela e bem vinda. Cumprimentos
Havai
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 01, 2008 22:59

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 13, 2009 10:59

boas

já te explicámos, que a board suporta o Phenom II, mas, tb tens de instalar de seguida as duas últimas bios... usando o CPU antigo...

essa bios é modular e como tal tens de instalar sequencialmente as bios..

se a tua bios for a F1, instalas a F2,F3,F4,F5,F6...
deves sempre fazer um reboot depois de cada flash e fazer um load defaults antes de flashar a próxima...

mas, é claro se compraste board CPU na mesma loja, devias tb ter pedido para eles verem o que se passava...

quando se muda de CPU temos sempre que fazer um hardreset...
desligando a maq. da corrente, mudando o jumper certo uns 5 seg, torna-se a colocar na posição certa e religa-se novamente a maq.

cumps
AMD XP 2400+, ASUS A7N8X-E Deluxe
1 Gb DDR 400, Seagate 80 GB ATA + 120 Gb ATA, ATI 9600 XT
alr_tech
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Fev 17, 2005 18:01

Mensagempor Havai » Sexta Mar 13, 2009 11:17

Sim , mas ontem na loja supostamente eles fizeram/actualizaram a bios...se continua a n funcionar foi porque n fizeram as actualizaçoes q referiste? ou e necessario esse hardreset, e so depois fazer as actualizaçoes? cumps
Editado pela última vez por Havai em Sexta Mar 13, 2009 11:23, num total de 1 vez.
Havai
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 13, 2009 11:21

boas

emendei o meu post anterior...

mas, vamos lá a saber...
afinal que update fizeram?
bios da gráfica ou da board?
é que são duas coisas que geralmente não têm a ver nada uma com a outra...

por aquilo que entendi a bios da tua board é modular e nem sempre indicam, sé uma bios completa ou só mudaram alguns módulos...
por isso tem de se cumprir a sequência, desde a versão que temos instalada...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Havai » Sexta Mar 13, 2009 11:25

o que me estou a referir é ao update da bios, porque a unica coisa q esta a limitar o arrnque é a "incompatibilidade" mobo + processador, devido a tal n actualizçao da bios....e isso e que dps cria problemas como o acender das luzes na grafica, e n ter consequentemente imagem. O update foi feito portanto ao bios da motherboard, não sei ao certo o que fizeram, apenas deixei la o pc e ao fim de uma hora voltei para o levantar, disseram q ja estava actualizado e siga :\
Havai
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 13, 2009 11:34

boa

mas, viste aquilo a funcar ou não?
é que se não....

bém, acho que tens de falar com eles novamente...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor Havai » Sexta Mar 13, 2009 11:39

pois não vi, quando la fui apenas recolhi o pc....n sei se eles tiveram o "bom senso" de verficar se estava operacional.... sim amnha sem falta levo la o "menino" para els verem o que se passa. Quanto aos leds da grafica que se acendem podes-me dizer se será realmente devido a este problema processador/mobo? cumps
Havai
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 13, 2009 11:57

boas

os leds são indicadores de erro...
deve dizer no manual da gráfica ou encontra-se no site...

mas, como trabalha bém com a CPU antigo....
isso, é a bios que fica baralhada por não reconhecer o CPU...

depois diz qq coisa....

pode-se dar o caso extremo do CPU estar pifado...
mas, não creio, penso que seja a bios que não têm os parâmetros para o Phenom II, que só são introduzidos a partir da F4...

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Mensagempor cmrosado » Sexta Mar 13, 2009 12:37

Eu inclino-me para incapacidade da fonte.
Essa fonte tem duas linhas de 12v, uma de 14 amperes e outra de 15 amperes.
15x12=180Watts.
Tive a ver no site da ATI e não encontrei o que procurava mas posso dizer que no site da Nvidia têm o valor de 182w como valor de consumo máximo de uma gtx260. Ora, pelo menos em algumas reviews, a HD4870 consome mais que a gtx260.
Pode bem ser o caso da fonte não ser suficiente.
No forum zwame tambem há um user exactamente com o mesmo sistema, só que com a gtx260 e como fonte a LC de 600W que tem exactamente os mesmos amperes da tua (14+15), e o pc ao fim de um mês marou.
Talvez tenhas que mudar de fonte. Uma LC Power de 600GP ou uma OCZ de 500W são capazes de chegar se o problema for da fonte.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor vasco fernandes » Sexta Mar 13, 2009 13:36

essa fonte tem uma linha de 16 e outra de 18.

Mas de qualquer das formas não é fonte para essa máquina, muito menos nestes dias de calor que já se faz sentir, em que perdem muita eficiencia.
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor cmrosado » Sexta Mar 13, 2009 13:45

essa fonte tem uma linha de 16 e outra de 18.

A Green Power 2.2 é que tem.
Não esta: http://www.lc-power.com/images/upload/pdf/power_204.pdf
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor vasco fernandes » Sexta Mar 13, 2009 13:50

não, a que ele tem é a verção 2.0 Super Silent, que tem duas linhas, uma de 16 e outra de 18, que por acaso é igual á minha.
Rguedes Escreveu:O B. alves... e um Grande Jogador... e nao faz entradas perigosas... muitas vezes joga no duro, mas nao e um jogador violento..
vasco fernandes
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mai 07, 2006 20:12

Mensagempor cmrosado » Sexta Mar 13, 2009 14:29

Sim, tens razão.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Havai » Sexta Mar 13, 2009 16:15

isso exclui ou n a hipotese de ser problema da fonte?
Havai
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor alr_tech » Sexta Mar 13, 2009 17:04

boas

eu concordaria com voçês se ele me dissese que tinha problemas com o CPU antigo..

ora, ou o novo CPU necessita de um pico de corrente muito elevado que conjuntamente com a arranque da gráfica, passa a corrente max da fonte..
e aí temos outro problema, a LC está protegida contra sobre intensidades...
se isso acontece, é como um curto, a fonte desliga...

diga-se de passagem que não acredito...

ou temos aquilo que eu suspeito, é um Phenom II e a bios existente não sabe o que encontrou..
aliás se lerem bém as descrições, encontra-se lá bem escrito que a última bios necessita, de pelo menos, da anterior para ter todas as funcionalidades...

se lermos mais abaixo, vemos que a única referência ao Phenom II encontra-se na F4.. logo penso que só a partir desta o firmware foi adaptado para estes CPUs....

não nos podemso esquecer que as bios hoje em dia são modulares e os fabricantes se quiserem podem fazer bios com apenas os módulos que necessitam updatar....
assim, aconselho a isntalar as bios em cascata desde a última que se encontra (encontrava, porque parece que foi feito um update :? )

e vamos lá a ver se a bios aceita downgrade (mesmo que temporário)...
ainda por cima é uma dual bios...
estuda bém o processo de flash...
o pessoal das Gigabytes que avance....

cumps
alr_tech
Gurus
Gurus

Próximo

Voltar para Sistemas Completos