PC para fotografia digital até 600~700€....

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

PC para fotografia digital até 600~700€....

Mensagempor mundano » Sábado Mar 28, 2009 23:55

Boas... Precisava de ajuda para comprar um PC novo e ando aqui meio sem saber o que escolher.

Aquilo que eu preciso é de um PC essencialmente para tratamento de fotografia digital, fora isso o meu uso do PC resume-se a ver uns filmes e a webbrowsing..

Aquilo que eu faço é o tipico worflow de tratamento de fotografias digitais.. Que é a edição/correcção/catalogação e armazenamento de ficheiros RAW. Conversões em massa de RAW para JPG.. Ajustamento de fotografias no Photoshop.. Criação de imagens HDR.. Criação de Panoramas (as vezes combinando numa só foto final mais de duas dezenas de fotografias), etc.. etc..

Portanto penso que o essencial terá que ser no CPU e na memoria, tal como acontece na generalidade das tarefas multimedia.

O orçamento é de 700 euros no máximo dos máximos, idealmente menos... Só para a torre, já que monitor, impressora, rato, teclado e afins já possuo.

Algumas coisas que prefiro:
- PC silencioso.. Quanto mais silencioso melhor.. Na duvida prefiro mais lento, mas silencioso.
- CPU Intel.
- Mainboards preferencialmente Asus, com chipset que não seja SIS, nem VIA.. Idealmente chipset Intel também..

Dentro destes requisitos já tinha aqui "desenhado" uma possivel configuração, mas não faço ideia se será uma boa aposta já que sinceramente nos últimos 5 anos tenho andado completamente desligado deste mundo:

- Caixa: Halfman My-Phone 500w Silent - 35€
- Mainboard: Asus P5QL Pro - 88€
- CPU: Intel C2D E8400 3.0 Ghz - 150€
- Cooler: Cooler Master GeminII S - 31€
- RAM: 2 x "Kingston - 2 x DDR2 2048MB 800MHz CL6" - 72€
- Disco: Westen Digital 750GB 3MB/s - 89€
- Grafica: Asus EN9600GT Silent - 138€

Mais gravador de DVD's e tal, fica pelos 630€..
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Ago 01, 2006 23:38

Mensagempor cmrosado » Domingo Mar 29, 2009 8:17

ANTEC THREE HUNDRED - 56€
CORSAIR CX-400W - 50€
ASUS P5QL PRO - 82€
INTEL CORE 2 QUAD Q9400 (2.66GHZ) SKT 775 BOX - 214€
2X GSKILL KIT 4GB DDR2 800MHZ PK (CL4) - 94€
POWERCOLOR HD4650 SCS3 512MB DDR2 PCI-E - 65€
SAMSUNG 750GB SATA II 32MB - 75€
SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO - 19€

675€

Em relação à tua configuração acho que beneficias de um bom processador Quad.
Quanto à caixa Halfmann é uma das marcas mais fracas, duvido muito que essa caixa e fonte sejam silenciosas. As fontes halfmann são um pouco mal-afamadas.
As memórias que escolheste têm cl6 e quanto menor esse parametro melhor.
ddr2-800 (cl4) = ddr2-1066 (cl5)

Coloquei-te uma caixa considerada boa e silenciosa, uma fonte e um cooler tambem silenciosos e o mesmo para a gráfica.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Out 02, 2003 10:58

Mensagempor mundano » Domingo Mar 29, 2009 10:12

Eu estava mais inclinado para o Core 2 Duo, porque me parece que com os programas actuais ainda não se tira grande proveito dos 4 cores... O Phototoshop CS3 é um exemplo disso. (Não sei como se porta o CS4 com multicores)..

Mas os Quad são obviamente um investimento de futuro... É um caso a pensar...

Quanto à fonte, 400W não é pouco? (pergunta de quem não percebe nada do assunto..)
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Mar 29, 2009 10:28

O CS4 já tem suporte para multicores e tem uma versão de 64bits.
O sistema operativo mais comum, o de 32bits, apenas permite utilizar 3,2Gb de Ram pelo que para aproveitar maiores quantidades é necessário o Vista de 64bits.
O ideal seria tambem uma placa gráfica profissional como esta: PNY NVIDIA QUADRO FX370 256MB DDR2 PCI-E DUAL DVI - 125€.

Quanto aos 400W não são pouco. É sistema para ter um consumo à volta dos 200W, sendo que a marca Corsair é das melhores, o que em fontes de alimentação faz muita diferença.
O que determina a capacidade real das fontes é a amperagem na linha dos 12v (vê onde diz resources: http://www.corsair.com/products/cx/ ).
Essa fonte tem 30 Amperes contra por exemplo os 29 Amperes da LC Power de 600W. Halfmann de 500W não sei quantos tem mas serão ainda menos quase de certeza.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor mundano » Domingo Mar 29, 2009 10:55

Ok... Quanto à fonte... Understood...

Quanto à quantidade de cores.. O problema é que eu não conto fazer upgrades ao software pago que tenho, porque decididamente não vou usar pirataria e ao preço que custa o CS4, comprava outro PC.. Como o dinheiro não estica, eu prefiro investir numas lentes novas para a máquina, do que em software..

Aliás, desde que descobri o Bibble Pro, aos poucos tenho migrado o meu workflow para Linux.. E esse programa pelo menos eles gabam-se no site de ter um excelente suporte a multicores.. Quanto aos outros, mesmo que não tenham como é software livre, está sempre a evoluir.. E mais tarde ou mais cedo vão ter.. Mas tenho ideia que em geral as coisas em Linux têm um excelente suporte a multicores.

Pelo que, muito provavelmente vou seguir mesmo essa dica do C2Q..

Só tenho um problema... É que li ai em outro topico ( http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=68261 ) que as mainboards da Asus da linha P5Q apesar de anunciarem suporte até 16GB de RAM, na verdade não funcionam quando têm os slots todos ocupados.. Pelo que esta mainboard não serve a minha intenção de ter 8 GB de RAM..

Existe outra +/- pelo mesmo preço que garantidamente funcione bem com 8 GB de RAM?

A alternativa seria ficar com essa mainboard e ficar pelos 4 GB, mas eu as vezes trabalho mesmo com ficheiros que quando descomprimidos se tornam enormes...

Só para dar um exemplo, para fazer algo como isto: http://ultrawide.files.wordpress.com/2008/11/dog_bench_planet_85.jpg foram precisas 21 imagens a 12 Mpixels. E cada imegem destas, quando totalmente descomprimida, que é como os programas as trabalham ocupa +30MB se estivermos a trabalhar com 8 bits per channel, ou +100MB que quando trabalhamos em 16 bits per channel, que é necessário para HDR..

A juntar a isto, é muito mais provável que nos proximos anos eu faça upgrades à camara (mais megapixels provavelmente) do que ao PC...

E como tal.. Queria mesmo ir para os 8 GB de RAM...
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Mar 29, 2009 11:26

O que é afirmado nesse tópico, e eu desconhecia, é que há problemas com memórias ddr2-1066.
As boards P5QL funcionam com o chip p43, que é assim uma versão low-cost do P45 (boards P5Q).
Encontra a P5Q SE por 90€, talvez seja mais segura.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor mundano » Domingo Mar 29, 2009 21:44

Pois pelo que li entretanto as 800Mhz funcionam na boa...

Já agora, de onde são esses preços? Estou a ver nos sites das lojas aqui da zona norte onde poderia comprar e os preços são um bocado mais altos...
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Mar 29, 2009 22:07

Mandei mensagem privada com o nome da loja.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor mundano » Terça Mar 31, 2009 20:21

Bem... Depois de ver pelas várias lojas aqui do norte e depois de ler e investigar um bocado sobre alguns componentes, ajustei algumas coisas e cheguei a este setup...

Ultrapassa um bocado o meu orçamento, mas tendo em conta que eu sou um gajo que faz upgrade de MUITO em MUITO tempo (o meu desktop ainda é um P3@1Ghz com 512MB de RAM), mais 60 euros do que pensava gastar, diluídos no tempo não é nada...

Imagem

Se virem aqui alguma aberração nas minhas escolhas, digam-me sff...

Já agora, em relação ao que me foi sugerido mudei:

- o cooler, porque o outro pelo que leio parece um bocado para o barulhento. Por mais 15 euros prefiro levar um com uma fan de 120mm.

- A fonte de alimentação. As Corsair pelo que li parecem excelentes, mas nas lojas que me agradam não vi o modelo de 400W, vai a de 450w.

- A grafica, primeiro porque tal como a fonte não havia aquele modelo com cooler passivo nas lojas que me agradam e depois porque tenho uma certa preferência por Nvidia porque costumam ter melhores drivers para Linux.

Mais uma vez, se acharem que estou a fazer alguma escolha estupida avisem...
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Terça Mar 31, 2009 21:07

Esse PC está bom, incluindo a gráfica, que sendo silent está a um excelente preço.
Nas fontes tem algumas alternativas mais baratas tambem de marcas de topo. Antec e Seasonic ambas de 380W e PC Power de 470W (esta creio que está descontinuada). Apenas menciono por uma questão de preço, essa é muito boa: http://www.anandtech.com/casecoolingpsu ... =3487&p=38
Tem uma board Gigabyte com o chip p45 pouco mais cara que essa.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor mundano » Domingo Abr 05, 2009 20:31

Bem... A falta de stock nas lojas que há na minha zona obrigaram-me a fazer alterações ao setup.. Tinha que ter o PC a funcionar esta semana, pelo que teve que ser..

Assim o sistema final ficou:
- Core 2 Quad 9550.
- 8GB DDR2 PC6400 Patriot (800Mhz CL4)
- HDD Samsung 750GB, Sata2, 32mb cache
- Placa grafica Asus Nvidia 9600GT, 1GB DDR3, c\ Glaciator Fansink
- Fonte LC Power LC6600 Green Power c\ 140mm fan.
- Caixa Antec Three Hundred
- Cooler: Noctua NH-U12P

A fonte que tinha pensado e a gráfica só conseguiam entregar mesmo dentro de 2 ou 3 semanas, pelo que foi esta LcPower, que tem uma fan de 140mm e por isso também é bem silenciosa, a grafica com coller passivo só arraniava mesmo graficas foleiras. Fiquei com esta que tem um cooler bastante bom e silencioso.. As memorias da Gskill só me arranjavam 4 GB.. Trouxe estas da patriot que têm os mesmos timings e em termos de qualidade também não devem ser muito piores..

Quanto ao processador, havia em outras lojas, mas onde comprei ficou-me praticamente ao preço que nas outras pediam pelo C2Q9400, pelo que foi uma alteração porreira..

Enfim, saiu um pouco diferente, mas até ficou porreiro e ficou por volta do preço que contava gastar, já está a bombar (estou a escrever dele) e estou bastante satisfeito.
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor cmrosado » Domingo Abr 05, 2009 20:53

Ficou muito bom. Ficou ainda melhor do que tinha planeado.
Esse processador tem o dobro do caché do outro.
Com essa fonte de alimentação tem capacidade para lhe acrescentar mais uns 20 discos se esse de 750GB não chegar.
Já experimentou com o Photoshop?
Boa sorte para a máquina.
cmrosado
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor mundano » Domingo Abr 05, 2009 21:04

Photoshop ainda não testei muito... Mas estive aqui a processar um panorama que há dias no meu antigo desktop me demorou quase 2 horas, e aqui foi em menos de 10 minutos..

E isto num programa que só faz uso de 2 dos cores.. :P :P :P :P

Para já estou super satisfeito com os resultados.

Já tive aqui um susto, que era frezees de 15 em 15 minutos, que ainda me levou a temer que havia alguma peça avariada, mas depois de analisar os logs, cheguei à conclusão que era uma PEN Bluetooth USB.. Desliguei-a e o PC está estável como uma rocha..
mundano
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante