HTPC Sugestões

Mostre aqui o seu sistema e/ou tire dúvidas sobre a compra do seu próximo sistema (completo!)

Moderadores: Administradores, Moderadores

HTPC Sugestões

Mensagempor H-RA-MA-ki » Quinta Set 10, 2009 13:45

Ora viva,

Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda, desta vez na transformação/actualização do meu velhinho HP para usa-lo como HTPC. Nunca construi um HTPC por isso não sei quais as peças fundamentais nem os preços das mesmas

A maquina é um HP Pavilion t3340.pt

Motherboard: RC410-M HP/Compaq motherboard name: Asterope-GL8E
Processador: Intel Pentium IV 3.0Ghz Hypertreating Technology
Memória: 1x1Gb Kingston 533Mhz DDR2 "Penso ser perfeitamente suficiente"
Gráfica: GF 6600 Turbocache 128Bits 256Mb ou GF 9400 GT 256bits 512Mb
Fonte: Eurotech 580W
Disco: Samsung 200Gb "Não ha problemas com armazenamento pois tenho um disco externo de 750Gb"

O objectivo seria aproveitar a maior parte das peças da maquina gastando o menos € possivel.
O televisor onde vai ser montado o HTPC é um Samsung LE26A41B, é um LCD de baixa qualidade, não tem HD por isso não vale apena uma grafica com HD.

Suponhamos que com apenas uma boa gráfica ficava com um bom HTPC para este televisor, assim não me importo gastar no max 70€ pela grafica e depois mais uns 30€ no receptor e comando.

Sugestões?

Cumprimentos,
Nuno Silva[/i]
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor PsicoPete » Quinta Set 10, 2009 16:19

Esse pc dá perfeitamente para um HTPC. A 9400Gt permite ver filme em HD retirando o trabalho ao CPU se souberes configurar tudo direitinho. Contudo tens um grande problema para um HTPC com esta máquina... os P IV Prescott não são conhecidos por serem própriamente frescos. Vais ter de apostar forte na refrigeração dele e consequentemente gastar uma nota num bom cooler a ar ou num sistema de WC para evitar teres barulho de ventoínhas quando estiveres a ver algo.
Além do CPU convinha também verificar (e substituir dentro do possível) outras fontes de ruído como o cooler da gráfica e ventoínhas da caixa e fonte.

Acho que te safas bem sem um comando tipo I-mon se comprares um teclado deste tipo:
Imagem
(Mk plus)
É muito mais versátil do que o comando do imon.

Não te esqueças também que se pensas ver filmes com som de qualidade convém apostares também numa placa de som jeitosa, mesmo sem ser muito cara (uma audigy2 zs ficava aí um mimo e encontras isso ao preço da chuva em 2ª mão).

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor H-RA-MA-ki » Quinta Set 10, 2009 16:47

Muito obrigado pela resposta.

Em relação ao ruído, acho que nunca tive uma maquina tão silenciosa :) Tirando as ventoinhas que la pus (a mais) para alguns testes o computador é bastante silencioso.
Asus P5K Deluxe WiFi-AP
Q9550 @ 3.6Ghz Megahalems + Noctua
OCZ Reaper 2x2Gb PC8500
Gygabite HD4850 GDDR3 1024Mb @ 730Mhz | 1125Mhz
Seagate 500GB Sata II 32MB
Corsair HX-620 Modular
H-RA-MA-ki
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Out 20, 2008 16:43

Mensagempor PsicoPete » Quinta Set 10, 2009 16:54

Faz um teste:
Põe um filme a correr à 1 ou 2 da manhã com o som relativamente baixo, senta-te a ver e vê até que ponto te incomoda ou não o som das ventoínhas.

Cumps.
Imagem
"Some men see things as they are and say why - I dream things that never were and say why not." - George Bernard Shaw
PsicoPete
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sábado Ago 14, 2004 12:22

Mensagempor zinko_pt » Quinta Set 10, 2009 18:43

PsicoPete Escreveu:Faz um teste:
Põe um filme a correr à 1 ou 2 da manhã com o som relativamente baixo, senta-te a ver e vê até que ponto te incomoda ou não o som das ventoínhas.

Cumps.

Também fazes parte da tribo dos "filmes-às-tantas-da-manhã-do-HTPC" :lol: Para uns filmes jeitosos ou concertos, às horas da "praxe" uso phones...

Indo à vaca fria:
Podes não ver em HD, mas certamente terás ou virás a ter alguma coisa com um bitrate bem alto. E para isso precisas de usar o DxVA
PsicoPete Escreveu:Esse pc dá perfeitamente para um HTPC. A 9400Gt permite ver filme em HD retirando o trabalho ao CPU se souberes configurar tudo direitinho..

PsicoPete Escreveu:Põe um filme a correr à 1 ou 2 da manhã com o som relativamente baixo, senta-te a ver e vê até que ponto te incomoda ou não o som das ventoínhas.
Onde está o HTPC é também importante para a ventilação e silêncio...

Eu comecei, e ainda tenho, o iMon, mas agora só uso o comando para ligar o HTPC. Mais nada.
Se bem que a única crítica que faço ao MK Plus é a falta de roda de scroll. Mas é um promenor.
Também acho que as ATI descodificam melhor (menos carga para o CPU) do que as NVIDIA, mas se calhar é mania minha.

A considerar:
Trocar a PSU por uma LCPower 420~550W GP
Trocar o cooler do CPU por algo mais eficaz e silencioso.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Voltar para Sistemas Completos

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante