mercatox Escreveu:Faz parte do conceito de cidadania não só estar a par dos direitos que nos assistem assim como os fazer valer. É um dos motores de desenvolvimento de uma sociadade.
Lusitano, se te sentes satisfeito por dar 2000€ por um portatil com dead pixels, tens todo esse direito, mas olha mais cego é aquele que não quer ver!!!
http://www.consumidor.pt/pls/ic/doc?id= ... nu_id=1022Talvez por isso não te faça diferença...
Epá, é muito simples, se eu produzir um produto em que afirmo que poderá ter x defeitos e que explico as condições antes de o vender e tu as aceitares depois não podes vir reclamar. Na verdade é como funciona por exemplo o software, em que és obrigado a comprá-lo como está, tenha bugs ou não.
A Toshiba e as outras marcas dizem que um ecrã TFT pode ter até x pixéis queimados, se aceitas isso e compras depois não podes ir reclamar, se não aceitas não compras, é simples.
Claro que se me calhar um com pixéis queimados vou rogar pragas e possivelmente pegar fogo à sede da marca

mas na verdade a lei do consumidor não nos protege neste caso e a prova é que pelo que sei ninguém ganhou um caso destes, mesmo levando o caso à DECO ou a tribunal (excepto em casos em que a loja tenha facilitado, mas não são obrigados a nada que a marca não cubra). Se assim fosse há muito que as marcas tinham sido obrigadas a mudar a sua política. A única coisa que podes reclamar é de falta de informação da política da marca, dizendo que não foste informado desse pequeno pormenor dos pixéis queimados.
Mas pode ser que as coisas mudem entretanto, também concordo que isto dos pixéis queimados é um abuso ao consumidor, mas enquanto eles declararem que podem existir tais defeitos de origem nos seus ecrãs TFT ou que as leis obriguem que venham com 0 defeitos não podemos fazer nada. E sim, um pixel queimado é um defeito, mas aos olhos da lei é um defeito aceitável previamente dado a conhecer ao consumidor sem grandes danos para o utilizador, por isso existem essas normas.