Portátil 17'' ... Dúvidas e Sugestões

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portátil 17'' ... Dúvidas e Sugestões

Mensagempor Jillefsky » Terça Ago 02, 2005 22:40

Boas.
Estou a pensar comprar um portátil 17'' este Verão no entanto encontro-me indeciso entre o HP ZD8158EA e o Fujitsu Amilo M3438, pois são os portáteis 17" mais baratos que não excedem os 1800 €. Existirá mais algum de 17" que se enquadre neste budget de 1800€ que eu não tenha referido?
Será possível lá para Setembro/Outubro encontrar estes portáteis à venda em Portugal? Já que um encontra-se descontinuado e o outro é raro alguem encontrar. A loja que todos falam ter o Fujitsu é aquela que começa com um S e termina com um R?
Outra dúvida minha prende-se com o facto de o Fujitsu ter 2 discos em RAID. Ora eu gostaria se fosse possível, que me explicassem ao certo que função é esta e quais as suas vantagens ou desvantagens.
A última dúvida tem a ver com a possibilidade ou não de poder visionalizar TV no portátil através da ligação do cabo de antena ou mesmo de 1 VCR, já que é uma dúvida que me vem a acompanhar já a algum tempo. Será possível mesmo sem placa TV, comprando um acessorio qualquer, poder ligar esses tais cabos de modo a poder visionalizar-se o pretendido.

Espero não estar a ser demasiado extenso,

Cumprimentos
Jillefsky
Novato
Novato

Registado: Terça Ago 02, 2005 22:23

Re: Portátil 17'' ... Dúvidas e Sugestões

Mensagempor xirix » Terça Ago 02, 2005 23:23

Jillefsky Escreveu:Estou a pensar comprar um portátil 17'' este Verão no entanto encontro-me indeciso entre o HP ZD8158EA e o Fujitsu Amilo M3438, pois são os portáteis 17" mais baratos que não excedem os 1800 €. Existirá mais algum de 17" que se enquadre neste budget de 1800€ que eu não tenha referido?

Nesse budget é complicado, existe apenas um toshiba que se enquadram ligeiramente acima desse preço. O M60 que acho que está perto dos 1900€

Jillefsky Escreveu:Será possível lá para Setembro/Outubro encontrar estes portáteis à venda em Portugal? Já que um encontra-se descontinuado e o outro é raro alguem encontrar. A loja que todos falam ter o Fujitsu é aquela que começa com um S e termina com um R?

O HP já encontras à venda em muitas lojas, já o Fujitsu, nessa config, acho que é vaporware, pelo menos nessa loja S****R. Já mandei até email para o site deles, e nepias, dizem sempre que é na semana que vem e nunca mais. Já passou um mês e meio.

Jillefsky Escreveu:Outra dúvida minha prende-se com o facto de o Fujitsu ter 2 discos em RAID. Ora eu gostaria se fosse possível, que me explicassem ao certo que função é esta e quais as suas vantagens ou desvantagens.

Vantagens tens algumas a nível de velocidade ou integridade dos dados. Depende se usas RAID 0 ou RAID 1. Basicamente é isto.

Jillefsky Escreveu:A última dúvida tem a ver com a possibilidade ou não de poder visionalizar TV no portátil através da ligação do cabo de antena ou mesmo de 1 VCR, já que é uma dúvida que me vem a acompanhar já a algum tempo. Será possível mesmo sem placa TV, comprando um acessorio qualquer, poder ligar esses tais cabos de modo a poder visionalizar-se o pretendido.

Isso acho dificil, o que podes ter é uma placa TVTuner builtin (como é caso dos Toshiba Qosmio) que permite que sintonizes os canais. O HP tem umas versões no USA que vem com essa placa externa, via USB. O Fujitsu, pelo que procurei na altura, não encontrei nenhuma info que dissesse isso.
Se pretendes ver TV no portátil terás que ter sempre um dispositivo de input do sinal de Video. Este sinal pode ser sinal de um VCR (assim basta ter video in, não precisas TV Tuner) ou do cabo de uma televisão a cabo (aqui precisas mesmo do tv tuner)

Espero ter respondido.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor www.mobi.com.pt » Quarta Ago 03, 2005 9:50

Vem aí (não se sabe quando, nem qual a configuração) o Asus A7VC:
http://www.asus.com/products4.aspx?l1=5 ... odelmenu=1
Preço (previsão pessoal sem qualquer compromisso): entre os 1600€ e os 1800€.

O zd8158 vai ser substituído pelo zd8256EA:
http://rapidshare.de/files/3606367/zd82 ... e.pdf.html
P4 640 (3.2GHz) 2X512MB 100GB DVDRW(+/-) DL LS/R x600 256MB USB DD 17" WXGA-Brite Remote Wireless Bluetooth
Preço: perto dos 1750€.

Neste momento a melhor opção é o Toshiba M60:
http://pt.computers.toshiba-europe.com/ ... _ID=106127
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

Mensagempor [PT]_JMCV » Quarta Ago 03, 2005 15:32

Esse Fujitsu estava à venda ainda há poucos dias na V***S do Colombo. Já existe por ai um tópico a falar dele em que tinha referido o mesmo!
[PT]_JMCV
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 14:28

Mensagempor radamanto » Quinta Ago 04, 2005 11:37

Outra dúvida minha prende-se com o facto de o Fujitsu ter 2 discos em RAID. Ora eu gostaria se fosse possível, que me explicassem ao certo que função é esta e quais as suas vantagens ou desvantagens.

Vou apenas responder a questao dos sistemas RAID porque a acho muito pertinente e ha' por ai' muito boa gente a falar de RAID, segurança, mirrors,etc... e muita gente a gabar o seus sistemas RAID sem saber ao certo o que diz. Tu proprio falaste num sistema RAID mas qual RAID???Vou apenas referir os sistemas mais utilizados o RAID 0,1,3 e 5 se bem existam o RAID 2,4,6 10 e 53 mas, normalmente, em computadores e portateis pessoais apenas se utilizem o RAID 0 e o RAID 1.
Por si so' este e um bom tema para um topico mas aqui vai.

-Sistema RAID 0 (Striping): é o modo RAID com mais performance em detrimento da segurança. Ao serem gravados, os arquivos são fragmentados nos vários discos, permitindo que os fragmentos possam ser lidos/gravados ao mesmo tempo. Usando RAID 0 a performance sobe para a soma da velocidade de todos os discos presentes. Ao usar 2 discos com taxa de transferência de 20 MB/s cada em RAID 0, ter-se-ia uma taxa de transferência total de 36-40MB/s. Alem disso todos os discos passam a ser tratados como se fossem um único disco. O problema é que caso qualquer um dos discos avarie, nenhum disco funciona e serão perdidos todos os dados armazenados em todos os outros discos.

-Sistema RAID 1 (Mirror): E' um sistema de espelho usando dois discos. Um armazena dados e o outro e' uma cópia fiel do primeiro disco. Caso o primeiro disco avarie, é automaticamente substituído pelo seu "clone" e o sistema continua a funcionar. A desvantagens encontra-se no investimento feito, e' que so' se pode usar espaco disponivel do primeiro disco ficando o mirror sempre inacessivel, ou seja, um computador com 2 discos em mirror funciona como se so' tivesse um disco.

-Sistema RAID 3 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Num sistema com 5 discos, os 4 primeiros armazenam dados, enquanto o último armazena códigos de paridade. Nos 4 primeiros temos presente um sistema RAID 0, onde os dados são distribuídos entre os 4 discos (performance multiplicada por 4) sendo estes 4 discos tratados como um so'.No RAID 3 os dados são divididos, sendo cada fragmento salvo em discos diferentes ganhando, assim, velocidade de gravação e de leitura dos dados. Os códigos armazenados no disco 5 permitem recuperar os dados caso qualquer um dos outros discos pare, usando os códigos de correção de erros combinados com os dados distribuídos nos outros 4 discos. Agora, este sistema apenas funciona no caso da avaria de um disco. Se avariarem dois ou mais discos ao mesmo tempo ou a controladora terminar a reconstrução dos dados antes do tempo, entao perdem-se todos os dados de todos os discos.

-Sistema RAID 5: Tambe'm neste sistema um dos discos é dedicado à tarefa de guardar códigos de paridade (RAID 3). A diferença e' que nao dedica um disco a esta tarefa e os dados de correcção são espalhados entre todos os discos. A vantagem sobre o RAID 3 é alcançar taxas de leitura um pouco mais altas, pois será possível ler dados apartir de todos os discos simultaneamente, entretanto as gravações de dados são um pouco mais lentas. O RAID 5 pode ser implementado a partir de 3 discos. Apesar dos dados de paridade serem espalhados pelos discos, o espaço de um dos discos é consumido pelos outros. Por exemplo, usando 4 discos de 20 GB cada um, 60 GB sao usados para dados e 20 GB para os códigos de paridade, mas usando 10 discos de 20Gb teremos 180 GB para dados e os mesmos 20 GB para paridade.

Fica bem.
radamanto
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Abr 01, 2005 11:08

Mensagempor Jillefsky » Quinta Ago 04, 2005 13:21

Obrigado por esta última explicação, em particular. De facto resolveu-me as dúvidas em relação ao sistema RAID.
Depois de andar a ver sites e forums decidi que vou comprar o portátil por aquela loja alemã muito divulgada por estes lados, pois permitem-nos configurar o portátil à nossa maneira e até têm uns preços em conta. Ora dito isto, estou na dúvida entre os seguintes 3 portáteis, apresentando desde já as vantagens, na minha opinião, e esperando desde já, algumas sugestões vossas.

Toshiba Satellite M60-139

- placa gráfica X700 (o que já é suficiente para mim)
- 120 gb HD
- Intel Centrino 1.7 Ghz
- O facto de poder aumentar a garantia por 3 anos
- O facto também de poder incluir na compra uma bateria externa que prolongará o seu tempo de "vida" entre 3-5 horas caso escolhe o 1. e 7-10 horas caso escolha o 2. Algo muito útil.

Fujitsu-Siemens M 3438

- placa gráfica 6800 Go (ouvi dizer que é das melhores existentes para portáteis. No entanto não é uma das minhas prioridades. A X700 deve de fazer tudo o que espero de uma placa gráfica. Desde que dê para correr os jogos sem problemas de maior.)
- Intel Centrino 2.0 Ghz
- 160 Gb (2x80Gb) HD (Agora, não sei é se estão em RAID0 ou RAID1. Algum de vocês pode dizer em que sistema estão? É que pelo post acima se estiverem em RAID1, na prática é o mesmo de ter um disco de 80GB)
- Controlo Remoto (Isto será para poder controlar o DVD á distância penso eu. Enfim não é de certo uma prioridade mas é sempre um +)

Asus A7Vc

- placa gráfica X700
- 120 Gb HD
- Bluetooth
- Extensão da garantia em 3 anos
- TV Tuner integrado (No entanto, eu estou seriamente a pensar em comprar o AverTV USB 2,0 externo, pois pelo que vi parece-me oferecer + opções em relação aos meus objectivos para uma placa TV. Poder também conectar o VCR e PS2, de modo a poder transformar o portátil também numa TV)

Visto tudo isto, eu estou inclinado para o Toshiba M60. De referir ainda, que todos estes portáteis têm um ecrã de 17" e custam todos já com as alterações pretendidas cerca de 1800/2000 €.

Para terminar gostaria também que me elucidassem sobre o facto de pôr depois o portátil em constante rede com o de secretária por Wireless LAN de modo a poder ter constante acesso aos 2 PC's e assim partilhar ficheiros e também partilhar a Internet por cabo que tenho no de secretária, sem grandes variações de velocidades no portátil no uso de programas como o eMule. Será isto possível através da Wireless Lan, que estes pc's trazem integrados?

Cumprimentos
Editado pela última vez por Jillefsky em Sábado Ago 06, 2005 0:42, num total de 1 vez.
Jillefsky
Novato
Novato

Mensagempor epher » Sexta Ago 05, 2005 21:48

boas, estou praticamente na mesma situação, mas estou mais inclinado para o amilo m3438, primeiro por causa da gráfica - como vou fazer renders e phtoshop e etc - depois porque já tinha visto o portátil em sites alemães antes de ser falado em portugal, estive na alemanha agora e perguntei como é que era o portátil (queixas, saida, problemas, etc) e eles falaram-me muito bem dele, só não o trouxe porque não tenho dinheiro agora.
qual não é o meu espanto quando vou à F**C do colombo em busca de uns livros e dou com ele no expositor, dois modelos até, ambos altamente puxados a nível de preço e de configuração. Bom resumindo resta saber se o portátil já foi liberto para todas as lojas ou se é só exclusivo de algumas, fico à espera de ver lojas com outras configurações inferiores.

Cump
epher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 26, 2005 19:34

Mensagempor [PT]_JMCV » Sexta Ago 05, 2005 23:36

[PT]_JMCV Escreveu:Esse Fujitsu estava à venda ainda há poucos dias na V***S do Colombo. Já existe por ai um tópico a falar dele em que tinha referido o mesmo!
[PT]_JMCV
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Domingo Jul 24, 2005 14:28

Mensagempor Jillefsky » Sábado Ago 06, 2005 0:44

Eu estou mesmo indeciso entre o Toshiba e o Fujitsu. Decididamente a placa gráfica do fujitsu é melhor. Agora eu gostava era de saber se os discos HD estão em RAID 0 ou RAID 1. Porque se for RAID 0 então 160 Gb seria uma grande vantagem. Ou seremos nós que configuramos se queremos aquilo em 0/1?
O Toshiba para mim tem a vantagem de ter então a bateria externa que também é uma grande vantagem (1 extra). E de ter um "look" mais moderno e mais apelativo. Muito vou eu matutar enquanto não comprar o PC.
Relativamente ao M3438 de facto a FN*C têm esses PC's em destaque mesmo no seu site, no entanto os preços são + elevados, por isso mantenho a intenção de mandar vir o PC da Alemanha.

Cumps
Jillefsky
Novato
Novato

Mensagempor osiris » Sexta Ago 12, 2005 14:28

também há clevos a 17. há no forum quem tenha comprado e tenha gostado. eu nao posso dizer nada porque nao tenho mas tenho boas e má referencias da marca. dos modelos a 17 nunca ouvi falar mal e parece que têm um bom ecrã wsxga glare type ou lá o é.
osiris
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 10, 2004 13:47

Mensagempor epher » Sexta Ago 12, 2005 22:14

boas, olhem eu já me decidi, depois de meses à procura e indecisões vou optar pela evolução do zd8158ea, ou seja, zd8256ea, que já traz memória a 533mhz e p4 3.2, vou poupar bastante dinheiro em relação ao fijitsu e daqui a uns anos quando estiver a trabalhar e a ganhar dinheiro compro uma estação de trabalho da dell que isso sim.

Bom quanto ao tópico, o zd8158ea até já nem se vende nalgumas lojas onde foi substituido pelo modelo que referi.

Cump
epher
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Mai 26, 2005 19:34

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante