Marcas de portateis mais fiaveis?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Marcas de portateis mais fiaveis?

Mensagempor Bigodes » Terça Fev 24, 2004 18:12

:?: Independentemente de preços, processadores e tudo isso, qual é afinal a marca de notebooks mais fiavel? Quero com isto dizer, qual a que presta melhor serviço pos venda, a que apresenta no global melhor qualidade de construçao, etc..
É que eu estou a pensar comprar um notebook e digamos que me encontro antes daquela fase em que começo seriamente a pensar qual a configuraçao que mais se adequa às minhas necessidades.
:x

Admin: mudei o assunto do tópico para algo + sugestivo.
Bigodes
Novato
Novato

Registado: Terça Fev 24, 2004 17:08

Mensagempor bubbu » Terça Fev 24, 2004 23:15

Olha, posso falar-te da experiência que tive com a Gericom (marca vendida pelo Jumbo). Não aconselho, quer pela qualidade do material, quer pelo serviço prestado pela assistência da marca, pois tive um problema com o gravador de cd's e depois de ter ido a arranjar voltou na mesma. Em relação a outras marcas não posso opinar porque não tive mais nenhuma experiência.

Fica bem
Acer 1501 Lmi
bubbu
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 05, 2004 0:10

Mensagempor RFRM » Sexta Fev 27, 2004 21:15

Obviamente as marcas como Toshiba, IBM, Dell são marcas que têm um bom nível de fiabilidade, qualidade de componentes e bom suporte (que é sempre importante). O problema é que se paga um pouco por essa redução do risco.
A dificuldade é equilibrar o risco de adquirir um equipamento de marcas menos conhecidas com a lista de funcionalidades que desejamos e o orçamento previsto.
"The Truth Is Out There... Keep Looking!"
RFRM
RFRM
Novato
Novato

Registado: Sexta Fev 27, 2004 16:48

Mensagempor Kareka » Sexta Fev 27, 2004 23:52

Só posso falar pela minha experiência. Sou distribuidor de uma marca de software de gestão e de vez em quando também vendo umas máquinas. Já me passaram umas dezenas de portatéis pelas mãos e nas principais marcas há a realçar, tal como diz o RFRM a fiabilidade e o cuidado colocado em alguns pormenores, como colunas de som, aro à volda do ecrân, etc. Mesmo assim, só por ser de marca não quer dizer qualidade logo à partida, já que muitas marcas possuem alguns modelos de entrada de gama que são perfeitamente execravéis. Estou-me a lembrar de um que as unicas coisas boas que tinha eram as colunas JBL e um design inovador. Felizmente já foi descontinuado há muito.

Nos ultimos 2 anos, aqueles onde tenho depositado mais confiança são os de marca InSystems. Posso apontar como principais "defeitos" a fraca autonomia das baterias usadas, o ruido produzido pelos ventiladores e o som. Em termos de autonomia, a fraca prestação deve-se em grande parte à utilização de processadores absolutamente vulgares. Estes processadores, como se sabe, não têm qualquer preocupação em poupar energia. É por isso que estes modelos são apresentados, não como PC's portatéis mas antes como Desktop Replacements. Apenas nos modelos baseados no Intel Centrino as autonomias são realmente alargadas. Eu uso um 4003s e tenho uma autonomia de 1,5 a 1,75 horas aproximadamente, dependendo da carga de trabalho.

Os ventiladores, são algo ruídosos mas não estão sempre em funcionamento. É preciso ter algum cuidado e não usar estes portatéis na cama, já que a admissão de ar se encontra por baixo. Logo, devem ser usados numa superfície lisa. O som não é nada de espantoso, mas também não compromete minimamente.

Pessoalmente acho-os bastante pesados. Exceptuando os centrinos, que são de uma leveza impressionante, e os V1000, os outros modelos bem podiam perder um pouco de peso. Hoje um dia, uma máquina de 3,4 quilitos pesa um bocado, pricipalmente se se tiver de andar bastante a pé ou em transportes públicos. Se juntarmos a mala, o carregador e uns CD's podemos andar com mais de 4 quilos às costas.

A favor posso apontar o facto de nunca ter encontrado um pixel queimado nos TFT. Os modelos 4003P têm um TFT bem melhor que o 4003s e então os dos 4003Wide e do Centrino 15" Wide são excelentes. Os teclados oferecem um bom contacto e são bastante suaves. Os plásticos são também de boa qualidade. Em termos de portas são bastante completos embora faltem algumas coisitas em alguns modelos. A série 4003s não tem porta série. Os centrinos não trazem FDD. É opcional e externa. De resto todos têm FireWire, saída TV, etc. Os módulos Bluetooth e WiFi são sempre opcionais. Alguns modelos têm WebCam opcional integrada no aro o que as torna totalmente discretas.

O melhor é a assistência técnica. Como vivo em Aveiro, tenho a facilidade de me deslocar directamente à sede da firma que os distribui. Qualquer problema é resolvido em 24 horas. Até hoje tive de lá levar 3 máquinas. Uma com um problema nas memórias, outra com um problema na mobo e outra com um problema na unidade combo. Qualquer uma destas máquinas foi-me devolvida devidamente reparada no dia seguinte. Por isso só posso dizer bem. Os meus clientes apenas me apontam a pouca autonomia de algumas máquinas, que muitas vezes se deve à excessiva utilização dos pc's ligados à corrente. Eu recomendo sempre que se deixe a bateria descarregar completamente pelo menos uma vez por semana, mas sei que quase ninguém se lembra de fazer isso... nem eu...

Espero ter ajudado de alguma forma.

Obrigado por lerem. Desculpem o testamento.
Editado por Kareka
Kareka
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Fev 25, 2004 19:47

Mensagempor marcio » Sexta Fev 27, 2004 23:52

O tipo de garantia que se quer paga-se logo ao principio, por isso se nao te importas de que quando o portatil avariar de ficasr a espera dele 1 mes ou mais, podes optar pelas marcas mais baratas.
Se Optares pela asus, nec, dell, gateway, packard bell. Ja trazem de base planos de assistencia resolvida no maximo de 5 dias uteis, a seguir a participacao da avaria é a assistencia normalmente nessas marcas é on-site. O que é muito bom para quem nao tem tempo de se dirigir á assistencia tecnica.
Quanto ao que se diz por ai que é melhor que o centro de assistencia tecnica ser em portugal isso é perfeitamente uma falsidade, falando por experiencia propria, os melhores centros de assistencia das melhores e mais caras marcas sao centralizados num unico sitio da europa, de modo a que as pecas nao se dispersem desnecessariamente.
Ex: a marca de drives Plextor, a assistencia tecnica é on-site collect and return, assim quando a drive avariar, faz-se a participacao a plextor por email ou telefone , dou-te um RMA e todas as indicacoes para chamar uma transportadora express(normalmente DHLexpress ou UPSexpress, em 1 dia a tua drive vai para a Belgia, 3 dias depois recebes em casa a drive reparada ou outra nova.
Para mim isto é que é qualidade no servico.
cumps
marcio
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 28, 2004 18:39

Mensagempor gads » Sábado Fev 28, 2004 21:46

Desconhecia este serviço on-site!
Realmente parece-me muito fixe!

Em relação às melhores marcas! Por experiência própria, todas os portáteis sejam lá que marca for acabam sempre por darem problemas sejam eles quais forem.

Eu tenho e tive um fujitsu-siemens, e considero a assistência bastante boa e rápida. No entanto, dirigi-me sempre directamente ao representante português na Amadora, visto que não fica muito longe para mim.
As peças vêm da Alemanha e demoram cerca de 2 ou 3 dias! Quando o disco e o leitor de CDs do meu antigo amilo se avariaram com picos de corrente, em 5 ou 6 dias eles arranjaram-me o portátil (fim de semana pelo meio).

O meu conselho em relação às marcas, é dares uma importância bastante elevada ao tipo de assitência técnica que oferecem.

Espero ter sido útil mostrando o meu caso :D
gads
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:35

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante