por Kareka » Sexta Fev 27, 2004 23:52
Só posso falar pela minha experiência. Sou distribuidor de uma marca de software de gestão e de vez em quando também vendo umas máquinas. Já me passaram umas dezenas de portatéis pelas mãos e nas principais marcas há a realçar, tal como diz o RFRM a fiabilidade e o cuidado colocado em alguns pormenores, como colunas de som, aro à volda do ecrân, etc. Mesmo assim, só por ser de marca não quer dizer qualidade logo à partida, já que muitas marcas possuem alguns modelos de entrada de gama que são perfeitamente execravéis. Estou-me a lembrar de um que as unicas coisas boas que tinha eram as colunas JBL e um design inovador. Felizmente já foi descontinuado há muito.
Nos ultimos 2 anos, aqueles onde tenho depositado mais confiança são os de marca InSystems. Posso apontar como principais "defeitos" a fraca autonomia das baterias usadas, o ruido produzido pelos ventiladores e o som. Em termos de autonomia, a fraca prestação deve-se em grande parte à utilização de processadores absolutamente vulgares. Estes processadores, como se sabe, não têm qualquer preocupação em poupar energia. É por isso que estes modelos são apresentados, não como PC's portatéis mas antes como Desktop Replacements. Apenas nos modelos baseados no Intel Centrino as autonomias são realmente alargadas. Eu uso um 4003s e tenho uma autonomia de 1,5 a 1,75 horas aproximadamente, dependendo da carga de trabalho.
Os ventiladores, são algo ruídosos mas não estão sempre em funcionamento. É preciso ter algum cuidado e não usar estes portatéis na cama, já que a admissão de ar se encontra por baixo. Logo, devem ser usados numa superfície lisa. O som não é nada de espantoso, mas também não compromete minimamente.
Pessoalmente acho-os bastante pesados. Exceptuando os centrinos, que são de uma leveza impressionante, e os V1000, os outros modelos bem podiam perder um pouco de peso. Hoje um dia, uma máquina de 3,4 quilitos pesa um bocado, pricipalmente se se tiver de andar bastante a pé ou em transportes públicos. Se juntarmos a mala, o carregador e uns CD's podemos andar com mais de 4 quilos às costas.
A favor posso apontar o facto de nunca ter encontrado um pixel queimado nos TFT. Os modelos 4003P têm um TFT bem melhor que o 4003s e então os dos 4003Wide e do Centrino 15" Wide são excelentes. Os teclados oferecem um bom contacto e são bastante suaves. Os plásticos são também de boa qualidade. Em termos de portas são bastante completos embora faltem algumas coisitas em alguns modelos. A série 4003s não tem porta série. Os centrinos não trazem FDD. É opcional e externa. De resto todos têm FireWire, saída TV, etc. Os módulos Bluetooth e WiFi são sempre opcionais. Alguns modelos têm WebCam opcional integrada no aro o que as torna totalmente discretas.
O melhor é a assistência técnica. Como vivo em Aveiro, tenho a facilidade de me deslocar directamente à sede da firma que os distribui. Qualquer problema é resolvido em 24 horas. Até hoje tive de lá levar 3 máquinas. Uma com um problema nas memórias, outra com um problema na mobo e outra com um problema na unidade combo. Qualquer uma destas máquinas foi-me devolvida devidamente reparada no dia seguinte. Por isso só posso dizer bem. Os meus clientes apenas me apontam a pouca autonomia de algumas máquinas, que muitas vezes se deve à excessiva utilização dos pc's ligados à corrente. Eu recomendo sempre que se deixe a bateria descarregar completamente pelo menos uma vez por semana, mas sei que quase ninguém se lembra de fazer isso... nem eu...
Espero ter ajudado de alguma forma.
Obrigado por lerem. Desculpem o testamento.
Editado por Kareka