Compra de portatil - Ajuda!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Nukke » Sexta Abr 16, 2004 21:02

Por ser uma empresa a garantia muda? Estranho...

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor www.mobi.com.pt » Sexta Abr 16, 2004 23:38

Nukke Escreveu:Por ser uma empresa a garantia muda? Estranho...

A Lei do Consumidor estipula que qualquer bem de longa duração tem que ter um mínimo de 2 anos de garantia. Segundo a lei, um consumidor é considerado um indíviduo, uma pessoa, e não uma entidade (uma organização, uma empresa, etc.).

Daí que a Acer (e quase todas as outras marcas) oferecem 1 ano de garantia, mas face à lei vigente (Lei do Consumidor) são obrigadas a garantir qualquer equipamento vendido a "consumidores" durante um período de 2 anos. A forma de saber se são "consumidores" ou entidades é através da factura: se fôr facturado a um particular - 2 anos; se a um outro qualquer organismo - 1 ano.

A grande excepção vai para a Asus que oferece 2 anos de garantia mundial (quando a quase totalidade só oferece 1 ano internacional), expansível a 3 anos pelo valor mais baixo do mercado.
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

Mensagempor Nukke » Sábado Abr 17, 2004 10:15

www.mobi.com.pt Escreveu:
Nukke Escreveu:Por ser uma empresa a garantia muda? Estranho...

A Lei do Consumidor estipula que qualquer bem de longa duração tem que ter um mínimo de 2 anos de garantia. Segundo a lei, um consumidor é considerado um indíviduo, uma pessoa, e não uma entidade (uma organização, uma empresa, etc.).

Daí que a Acer (e quase todas as outras marcas) oferecem 1 ano de garantia, mas face à lei vigente (Lei do Consumidor) são obrigadas a garantir qualquer equipamento vendido a "consumidores" durante um período de 2 anos. A forma de saber se são "consumidores" ou entidades é através da factura: se fôr facturado a um particular - 2 anos; se a um outro qualquer organismo - 1 ano.

A grande excepção vai para a Asus que oferece 2 anos de garantia mundial (quando a quase totalidade só oferece 1 ano internacional), expansível a 3 anos pelo valor mais baixo do mercado.

Já estou esclarecido! Obrigado. :D

PS: Quando eu disse "estranho" não estava de forma alguma a duvidar, até porque não estou a par dessas questões.

Fiquem bem.
I was five and he was sixWe rode on horses made of sticksHe wore black and I wore whiteHe would always win the fightBang bang He shot me downBang bang I hit the groundBang bang That awful soundBang bang My baby shot me down
Nukke
Moderador
Moderador

Registado: Terça Jan 20, 2004 19:23

Mensagempor heldermendes » Sábado Abr 17, 2004 21:46

A história do IVa está a fazer-me confusão.
As empresas não pagam IVA quando compram na UE... Mas o que acontece cá?
Essas compras têm de ser declaradas num anexo recapitulativo. Tem a empresa de pagar o IVA ao estado para depois o receber? Ou serve apenas como informação para efeitos contabilisticos?
Alguém me pode esclarecer isto?

(A minha cabeça já dá nós com esta compra do portátil).

Obrigado.
heldermendes
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 30, 2004 21:00

Anterior

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes