Isso da memória já existem módulos de 1Gb e mesmo que colocasses agora 2 x 512Mb terias sempre que deitá-los fora mais tarde para ficares com 2Gb. Quando falo 2Gb de memória falo daqui a um ano ou assim, quando compensar ter esse tipo de memória e quando os módulos de 1Gb estiverem mais baratos e acessíveis.
Quanto às peças acho que são todas (sem excepção) fabricadas em "Taiwan", mas geralmente os portáteis de marca vêm logo assemblados e 100% testados da fábrica pelo que têm muito menos probabilidades de virem a dar problemas ao contrário dos de "linha branca" que são montados com diversos componentes de diversas marcas "à vontade do freguês". No entanto os barebones são sempre de uma determinada marca (Clevo, AOpen ou até mesmo a Asus pode vender apenas o barebone), não são "sem marca" por assim dizer.
Um bom exemplo será comprar o Windows com o MacOS. Porque é que o Windows tem tantos bugs? Porque é quase impossível criar um sistema perfeito quando existem inúmeras combinações de componentes de diversas marcas enquanto o MacOS foi feito especificamente para os Macintosh.
A verdadeira diferença entre os portáteis de marca e os de "linha branca" reside aí. Não é que os de linha branca sejam de material de baixa qualidade, é a questão da compatibilidade, geralmente os de marca são testados até à exaustão pelo que deveriam ser muito mais fiáveis e com maior duração (o que não acontece sempre). Quando digo "linha branca" refiro-me a um computador assemblado à medida por um particular ou uma empresa não certificada para tal que é o que geralmente compramos em termos de computadores de secretária. Os computadores/portáteis de marca são assemblados numa fábrica e não na loja da esquina e por uma empresa/marca certificada e reconhecida para tal.
Lá porque prefiro um portátil da Acer a um de linha branca não quer dizer que esteja a menosprezá-los, é uma questão de gosto. Deves ir pelo que mais se adequa às tuas necessidades e gostos. Seja qual for o que escolheres será uma boa opção.
Se nos portáteis dou preferência à Acer nos desktops já prefiro os de linha branca, montado à minha medida, apesar de me agradar uma ou outra marca por questões profissionais. Penso que no futuro os portáteis serão quase tão configuráveis como os desktops e a "linha branca" passará a controlar o mercado como acontece agora nos desktops.