portatil ligado a luz

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor amuleri » Terça Dez 04, 2007 1:13

Philv Escreveu:
Fresh_fruit Escreveu:É lógico .. quantas mais vezes descarregares e carregares a bateria ... menos tempo ela irá durar ... portanto o ideal é teres sempre a bateria no Portatil ... para alem de servir de UPS , evita que ela descarregue sem necessidade ...

Agora por outro lado o aquecimento estraga o litium ... se tens o portatil ligado muitas horas seguidas e se ele aquece muito ... o melhor será tirares a bateria ao fim de um tempo.

Supostamente um portátil tem como fonte de alimentação principal a bateria, logo ao concluir o processo de carga inicia um de descarga, mal ela atinge 99% volta a iniciar a carga, isto num ciclo constante de carga e descarga muito incompleta.

Tive um Toshiba S1620CDS, nunca liguei a isso a bateria estava sempre no portátil ao fim de 3 anos durava 30 minutos.
Passado as experiencias mais recentes
-Toshiba S2450-101 bateria na gaveta (carga/descarga completa uma vez por semana) ao fim de 3 anos 2h 30m de autonomia.
-Toshiba M30X-128 bateria na gaveta (carga/descarga completa uma vez por semana) ao fim de 3 anos 2h 30m de autonomia.
É verdade também opto sempre por carregar a bateria com a máquina desligada e sem limite de tempo (por exemplo a noite inteira) supostamente desligado não a descarrega;).
Apenas experiência pessoal;)

Philv, concluis então que essa operação é a melhor para a vida da bateria, mas para a "vida" do user é uma seca do caraças... e ao fim de 3 anos já trocás-te de portátil certamente!
Um gajo já tem tanta shit na tola que já não dá para andar a controlar o carai do ciclo das baterias (pc, telef. telem, pilhas, etc.)
Mas tens razão! Mas não é prático!
Por acaso é pena que uma das coisas que menos tenha evoluído sejam as baterias... já viste se seguíssem a evolução do restante hardware?
Ultimamente a autonomia dos aparelhos tem aumentado às custas da redução de consumo e pouquíssimas melhorias nas baterias...
Vamos ver quem vais ver o génio que vai resolver este imbróglio!!!
amuleri
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Mar 18, 2007 11:22

Mensagempor Philv » Terça Dez 04, 2007 11:06

Sem dúvida nenhuma, não é prático. Mas a questão aqui era como se rentabilizava mais a bateria e aumentava a sua durabilidade.
Eu necessito pelo menos duas vezes por semana de autonomia de bateria, por essa razão tenho alguns cuidados com ela.
Mas que é uma grande seca é.
Pelos vistos o futuro passará por baterias que produzem energia por isso deve acabar estes imbróglios.

Cumprimentos
Philv
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 28, 2007 12:48

Mensagempor Posturas » Terça Dez 04, 2007 11:46

Posso estar enganado, mas julgava que as baterias num portátil funcionavam apenas como backup, à semelhança do que se passa numa UPS.

Quando o portátil está ligado à corrente, a bateria é carregada (se não tiver carregada) e o portátil é alimentado pela corrente externa. Quando o cabo da alimentação é desligado, então o circuito de gestão de energia, vai buscar carga à bateria.

Como disse posso estar enganado, no entanto há duas coisas que me levam a suspeitar que seja mesmo assim:
1. Se um portátil funciona sem bateria, apenas ligado à corrente, então o circuito de gestão de energia tem de ser capaz de seleccionar qual a fonte de energia a usar (bateria ou AC). E tendo esta capacidade seria estúpido não fazer uso dela, de modo a "estimar" a bateria.

2. Se realmente o portátil preferencialmente usa a bateria como circuito principal, então a bateria teria de aquecer e muito, quando estamos ligado à corrente. Isto porque como estava sempre a ser descarregada, teria de estar sempre a carregada, o que produz calor. (Pelo menos as baterias que conheço costumam aquecer nessa situação).

Sendo assim parece-me que conservar a bateria no portátil, não irá reduzir o seu tempo de vida, a menos claro que a bateria esteja sujeita a condições ambientais adversas (nomeadamente que aqueça devido ao portátil em si aquecer).

A situação que o Philv descreve onde obteve melhores retirando a bateria do portátil pode ter estado sujeita a outros factores. Algo que normalmente as pessoas não ligam é a data de fabrico da bateria, é que podemos estar a comprar um portátil novo, com uma bateria fabricada no ano passado (que obviamente vai durar menos, em condições iguais, ou mesmo mais favoráveis, que uma fabricada o mês passado). E conforme há muita gente com experiências iguais à do Philv, há também muita gente, que nunca retira a bateria e esta lhes dura muito tempo. O meu portátil tem mais de 2 anos e a bateria continua a dar acima de duas horas (mais que muitos portáteis novos), e nunca a retirei.
Posturas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Mar 29, 2005 11:46

Mensagempor Philv » Quarta Dez 12, 2007 15:41

Realmente quanto à informação da bateria ser o modo de energia preferencial foi uma informação que recebi de fabricantes de Motherboards. Tentei informar-me com técnicos amigos e todos eles dizem que de facto é essa informação que existe. Não consigo verificar se realmente corresponde à verdade ou não.
Quanto à data do fabrico da bateria não tem nada a ver.
Dentro da bateria estão acidos que são activados no momento do primeiro carregamento, até este momento a bateria não sofreu qualquer desgaste (esta é a razão pela qual os fabricantes recomendam que o primeiro carregamento seja maior, até porque por norma ele demora mais).
Philv
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Fev 28, 2007 12:48

Anterior

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante