Placas graficas c/ memoria partilhada.

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Placas graficas c/ memoria partilhada.

Mensagempor expresso » Terça Ago 03, 2004 6:41

Boas pessoal.

Alguem pode explicar-me concretamente como funcionam as placas com memoria partilhada?? Qual memoria eh que eh partilhada, e que efeitos eh que isso tem?

Estou atento a um portatil com esta placa :ATI® Mobility Radeon® 9000 IGP w/64MB shared video memory, vale alguma coisa ??? Nao estou a pensar usar o portatil para grandes jogos, eh mais para trabalho de qualquer outra coisa, alem disso os jogos que gosto, penso que nao precisam de grandes desempenhos ( tipo red alert, warcraft e outros jogos de estrategia do mesmo tipo)> Acahm que uma placa como esta chega, ou nao eh so nos jogos que vou sentira a falta de algo melhor??

obrigado pela atencao!!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor rfbgb » Terça Ago 03, 2004 8:08

A memoria partilhada, é a memoria RAM do portatil. Ou seja, sempre que a grafica necessita de memoria, vai buscar à RAM.
rfbgb
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Jun 08, 2004 7:51

Mensagempor samtech » Quarta Ago 04, 2004 1:33

Complementando , a memoria partilhada é Alocada da memoria principal do pc para a grafica.
Tens por exemplo 512 , a placa aloca 64 , logo ficas com -64 Mb para o sistema Operativo , estes que foram alocados para a grafica são unica e exclusivamente utilizados por ela , em termos de desempenho é um bocado mais lento no acesso , pois ambos estão a usar o mesmo recurso , logo dai tem de ir á vez, depois a velocidade da ram mesmo DDR e sempre menor do que de uma placa coma a ram dedicada, portanto aposta numa com ram dedicada e tens ai a melhor solução, mesmo para jogos fraquitos nota-se !!

Samtech
LapTop System:
Acer Aspire 2012WLMi

Central System:
Chieftec Dragon Modded
Samtech LCD Bay
AMD XP 2400+
512 Mb OCZ PC3200
Asus A7N8X-eluxe
400 Gb
samtech
Membro de Prata