500€ (se der por menos melhor, se for uma óptima oportunidade por mais também se poderá considerar)
2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes?
Mais de 13' e menos de 14'.
3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Bem, tenho um Asus G1S que tem 3 anos de serviço impecavelmente bem cumpridos (tendo sobrevivido a um acidente rodoviário e um uso intensivo "gaming" [funciona muitas vezes como um verdadeiro PC de secretária]). Mas desde que cumpra a maior parte dos requisitos penso que não me chateia muito a marca em questão.
4) A que tarefas se destina o portátil?
Essencialmente Office e Internet. Eventualmente para passar alguns filmes num projector (mas nada de HD ou assim).
5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
O Portátil é para a minha mãe e ele vai transportá-lo entre casa, escritório e escola. Portanto algo com menos de 2 Kg seria desejável.
6) Quantas horas de bateria necessitas?
A maior parte das vezes irá estar ligado à corrente, portanto penso que o standard de duas horas da maior parte dos portáteis chega bem (privilegia-se o peso relativamente à autonomia).
7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Nada, nem sequer para tratar das vacas no Farmville vai servir.
8 ) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
A comprar numa grande superfície (pode ser encomendado pela internet) como a Worten, Rádio Popular ou Fnac (eu sei, eu sei, preços mais inflacionados mas é muito mais fácil para reclamar junto destas entidades do que da loja nos confins da China).
9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual?
Tanto faz.
10) Quais as resoluções de ecrã que preferes?
Tanto faz
11) O aspecto do portátil é importante para ti?
Algo que não seja berrante se faz favor (sim, um portátil da Hello Kitty está incluído na categoria "berrante")
12) Quando é que vais comprar o portátil?
O mais depressa possível
13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
Indiferente (creio que vem tudo com mais de 80Gb portanto é mais do que suficiente).
14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
Dava jeito (por causa da projecção dos tais filmes) mas privilegio os outros critérios, ficando este como meramente "adereço de luxo".
15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
Nada
Espero ouvir a opinião dos conhecedores de mercado, com certeza muito mais atentos e esclarecidos do que eu ^^.
Muito Obrigado,
SuperMind