Atenção ás temperaturas dos CPUs

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Atenção ás temperaturas dos CPUs

Mensagempor utilizador » Quinta Jan 15, 2004 17:56

Boas,

Um amigo meu tem um portátil recente (P4 3.0)em que a ventoinha do dissipador parecia que ia levantar voo, de 5 em 5 minutos lá estava ela ao maximo mesmo sem puxar muito por ele.

Abri o compartimento do CPU, tirei o dissipador, saquei a película que deveria fazer a passagem térmica para o dissipador (nem sequer era daquela matéria plástica, era metálica mas maleável) e pusemos massa térmica de uma loja de electrónica.

Pelo menos sem ser a jogar mas a ver um DVD a ventoínha esteve sempre no mínimo, quase não se nota.

Pena não ter valores de temperatura para pôr aqui, assim via-se a diferença mas pelo menos sentiu-se menos quente.

Como os sistemas de arrefecimento dos portáteis não se comparam aos dos desktop acho que se deve ter muito cuidado neste aspecto, especialmente se for um "desktop replacement" que aquece bastante.

Comentários?
utilizador
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 10, 2003 12:30

Mensagempor Body&Brains » Quinta Jan 15, 2004 18:05

A temperatura era um dos meus principais medos ao comprar um portátil com p4 de desktop(felizmente que o meu não tem problema nenhum)

Antes de pores uma nova pasta térmica notavas o desempenho da máquina a diminuir ao fim de algumas horas de utilização intensiva? Esse é o principal sinal de sobreaquecimento e é um sinal de má assemblagem.

Não deste cabo da garantia ao pores tu próprio pasta térmica?
Odd letters appear mysteriously on Gandalf's robes, reading in elvish "Will Thee Kiss Me in the Dark, Baby?" . . .
Body&Brains
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 27, 2003 18:09

Mensagempor utilizador » Quinta Jan 15, 2004 19:57

Acho que não, não tinha selo nenhum no sitio do CPU nem sei se costumam pôr nos portáteis.

Também não se notava diferença de comportamento, apenas a ventoinha rodava mais depressa mais vezes.

Mas sem dúvida que ficou melhor protegido.
utilizador
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 10, 2003 12:30

Mensagempor KnightMare » Quinta Jan 15, 2004 23:50

Alguem me sabe dizer o preço pah mandar por a pasta térmica se tiver k ir a loja??
KnightMare
Novato
Novato

Registado: Quinta Jan 15, 2004 22:14

Mensagempor ruimartins » Segunda Fev 02, 2004 12:43

ora viva!

até há bem pouco tempo andei ás voltas com um problema de temperatura do processador do meu portátil. tenho um asus L3c P4-M 2.0 - 512DDR, com cerca de um ano, e desde que o comprei executo nele trabalhos de processamento de dados bastante puxados e como tal, também desde então tenho tido em atenção os valores de temperaturas máximas registadas pelo sistema. para monotirazação das ditas temperaturas uso um software asus made, o asus pc probe 2.10. o asus pc probe 2.10 tem por default o valor de 86ºC para a temperatura de threshold, e realmente, mesmo depois de ter o processador a usar 100% das suas capacidades este valor, alem de ser muito poucas vezes atingido, nunca, em circunstância alguma era ultrapassado.
mais ou menos ao fim de pouco mais de meio ano de uso, comcei a verificar que o asus pc probe, de vez em quando disparava o aviso de temperatura (o processador estava acima dos 86º). verifiquei que as ventoinhas estavam a funcionar na perfeição e que rodavam com a vontade normal sempre que a temperatura do processador subia acima dos 84, 85ºC. as grelhas de aspiração também estavam completamente limpas, mas a verdade é que cada vez mais depressa o processador atingia temperaturas mais elevadas.
nesta altura resolvi fazer alguma pesquisa no site da intel, digamos que fiquei mais descansado quando li que o processador poderia trabalhar sem problemas ate temperaturas na gamas dos 95 a 100ºC, e que em falha do sistema, o processador desligar-se-ia automáticamente, e sem crashar, aos 135ºC.
nesta altura o processador ja atingia fácilmente temperaturas na ordem dos 95, 96ºC e eu continuava sem fazer ideia de como voltar a por o processador a trabalhar novamente nas temperaturas em que ele trabalhava quando comprei o pc.
foi então que falei com um amigo que é técnico de informática, contei-lhe mais ou menos a história, e perguntei-lhe se as altaas temperaturas não se poderiam dever a algum defeito na massa térmica. ele disse que isso não podia ser porque o meu pc nem sequer usa pasta térmica, usa sim uma espécia de chapa metálica com um revestimento parecido com as fritadeiras anti-aderentes! como solução, ele aconselhou-me a aspirar o pc com um aspirador não muito potente, em vez de passar simplesmente uma escova nas grelhas de aspiração. assim fiz, com um aplicador do aspirador que tinha uma escova na ponta, aspirei durante alguns instantes as grehas de aspiração e voltei a ligar o pc. a diferença foi total, tal como quando era novo, posso puxar pelo processador o que quiser, que ele nao passa dos 85, 86ºC.
além de ter o processador a trabalhar a temperaturas mais baixas, as ventinhas não precisam de estar constantemente num regime elevado, o que poupa e muito o tempo de duração da bateria!

por isso, aspirem os vossos PC's e vão ver que ficam mais fresquinhos!
Imagem
ruimartins
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 02, 2004 12:12

Mensagempor Batas » Segunda Fev 02, 2004 22:07

Olha, boa dica! Por vezes o mais óbvio fica esquecido... :wink:
Batas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 10, 2004 12:08

Voltar para Portáteis - Geral