15" versus 15.4" - Votem e desbobinem!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

15" versus 15.4" - FIGHT!

15" sem dúvida! já explico porquê...
11
39%
15.4" widescreen rules! leiam abaixo!
17
61%

Total de votos : 28

15" versus 15.4" - Votem e desbobinem!

Mensagempor nunitzis » Quarta Abr 28, 2004 10:46

Não sei se já fizeram algum tópico deste tipo...mas agora que cada vez há mais modelos 15.4" e com novos portateis a sair quem nem pão do forno...vamos fazer um pequeno update shall we?

continuo um pouco de pé atrás com os ecrãs 15.4", primeiro de tudo porque a resolução para um WSXGA+ paga-se muito bem, enquanto já se consegue ter um SXGA+ por um preço muito razoavel e agora com a saída dos UXGA deve ser um espanto em termos de workspace.

Depois...é o problema das compatibilidades com os jogos ou aplicações fullscreen em que se acaba por perder no que se investiu.

Para ver filmes tem a sua vantagem...mas...andamos nós sempre a ver filmes no portátil?

Outro argumento é que é mais amigo da nossa vista por causa do campo de visão...ai penso que pode ter as suas vantagens, mas será essa a nossa prioridade?

A grande questão é...justifica um 15.4"?? Eu voto 15"

Peço a participação do pessoal que já comprou portátil seja 15" ou 15.4", se estão ou não satisfeitos com a escolha até ao momento e porquê, ou se preferiam com um estalar dos dedos trocar milagrosamento o seu ecrã.

Para o pessoal que está a pensar comprar notebook, este topico pode de certa maneira ajudar na decisão final...por isso posts de "eu tenho 15!" ou "viva o 15.4" não vão ajudar muito.

Peço a vossa melhor contribuição.
Se não concordarem com alguma coisa que disse ou tiverem mais alguma coisa a acrescentar, go ahead...é para isso que isto serve!

fiquem bem!

ps: no more off-topic please ;)
nunitzis
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Mar 22, 2004 11:05

Mensagempor filipe_dias » Quarta Abr 28, 2004 11:07

boas,

eu vou comprar um portatil, essencialmente para trabalho e ver filmes. por isso umas boas colunas e um ecran 15,4 penso que são fundamentais.
a minha duvida é que, em trabalho irei fazer bastantes apresentações, e já li aqui no forum que as vezes há uma certa incompatibilidade com os projectores. mas há tb quem nao tenha problema.

por isso o meu voto: 15,4
filipe_dias
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Fev 05, 2004 21:09

Mensagempor rosas » Quarta Abr 28, 2004 11:12

tenho os 2
tenho um portatil com 15" q quase nao uso agora
e tenho um com 15,4"
como os portateis sao da empresa, o objectivo principal eh trabalho, embora tb tenha uma sessoes de mp com o pessoal daqui.
com uso muitas ferramentas de desenvolvimento, e analise, a area de ecra proporcionada pelos 15,4" eh muito mais benefica.
digamos q nao fico tao castrado em termo de trabalho.
o meu voto, pela experiencia, vai para os 15.4"
rosas
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Terça Fev 10, 2004 12:10

Mensagempor franciscok » Quarta Abr 28, 2004 11:34

É um facto que os 15'' tem efectivamente mais área - mais 9cm2 . Mas o meu wide 15,4'' é muito mais confortável. Depoi de me ter habituado não quero outra coisa. Até já tou a pensar despachar o meu crt Nokia de 19'' para comprar um Viewsonic TFT 20'' panorâmico!! Adapta-se muito melhor ao nosso campo visual!
Eu trabalho com Autocad, Microstation, Photoshop, Flash, Freehand, e acho k se adapta muito bem. E para ver filmes... akelas barras pretas que normalmente ocupavam 50% do ecrã....

Abraços
franciscok
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 29, 2004 21:49

Mensagempor alfatek » Quarta Abr 28, 2004 12:03

tenho 1 15.4'' e não tenho nada a apontar-lhe tirando que podia ter 1 resolução maior... no entanto não causa qualquer tipo de problema e em aplicações normal fico com mais espaço lateral...

acho k não há msm nenhum problem em ser wide ou não, os jogos que não suportam wide tens sp a solução d meter a opção nos drivers para não "esticar" a imagem e assim não há degradação de imagem... simplesmente ficam alguns px's sem fazer nada...

agora se eu tiver um portátil 15 ou um 15.4 e a diferença de preço for grande... n sei s compensará, depende se de facto gostas de ter + espaço no ecrã ou não...
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor www.mobi.com.pt » Quarta Abr 28, 2004 12:31

A minha ordem de preferências não se prende só com o formato mas também com a resolução:

15,4" WSXGA+ 1680x1050 > 15" SXGA+ 1400x1050 > 15,4" WXGA 1280x800 > 15" XGA 1024x768.

Ou seja, prefiro sempre o panorâmico a não ser que o "tradicional" tenha uma resolução superior.

E não se esqueçam que os panorâmicos são, regra geral, bem mais largos, o que em portabilidade é uma desvantagem.
www.mobi.com.pt
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Jan 23, 2004 11:07

para quem mandou a boca para eu votar

Mensagempor ratorobot » Quarta Abr 28, 2004 13:08

Queriam que eu explica-se pk e que acho o meu ecra 15,4 fabuloso.. ok aki vai... Não vou falar no geral apenas me vou referir ao meu asus m6n:
1º A Definição é muito boa mesmo muito boa.
2º Quando se vê filmes não se pode comparar a um vulgar 15, poix e como se tivesses um mini ecra de cinema a tua frente ou mesmo melhor visto a resolução ser excelente.
3º Em termos de trabalho, Office, para quem pensa que se vê melhor ao comprido, desengane-se eu tenho outro portatil de 15 e ja nao me habituo a trabalhar nele so quero o meu wide..
4º A jogar... acho que nao preciso de dizer mais nada neste ponto, experimentem em dois portateis um unreal tournment 2004, um 15 outro wide e a experiencia fala por si...
5º Ja chega de pontos tirem vcs o resto das conclusoes...
Abraços Ricardo Silva
ratorobot
Novato
Novato

Registado: Sexta Abr 02, 2004 9:38

Mensagempor djspike » Quarta Abr 28, 2004 15:38

Os portáteis com ecran 15.4" mais parecem umas pranchas de skimming. A minha dúvida é se devido ao ecran, ao ver-mos filmes em 4:3 estes ficam achatados ficando as personagens baixas e gordas.
Eu sei que há portáteis que tanto dão para 4:3 como 16:9 mas será que dão todos sem alterar as dimensões da imagem????
Por isso voto na abstenção.lool
djspike
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mar 15, 2004 18:37

Mensagempor Phoenix » Quarta Abr 28, 2004 17:11

alfatek Escreveu:tenho 1 15.4'' e não tenho nada a apontar-lhe tirando que podia ter 1 resolução maior... no entanto não causa qualquer tipo de problema e em aplicações normal fico com mais espaço lateral...

acho k não há msm nenhum problem em ser wide ou não, os jogos que não suportam wide tens sp a solução d meter a opção nos drivers para não "esticar" a imagem e assim não há degradação de imagem... simplesmente ficam alguns px's sem fazer nada...

agora se eu tiver um portátil 15 ou um 15.4 e a diferença de preço for grande... n sei s compensará, depende se de facto gostas de ter + espaço no ecrã ou não...

Perdoa a minha ignorância: em que sítio é que fica essa opção?!? Dei uma vista d'olhos pelas várias opções dos drivers da gráfica (MR9600 - Omega Catalyst 4.4) e não vi nada... :oops:

Em relação ao tópico: 15.4'' SEMPRE!!! Não há nada melhor que ecrãs panorâmicos! O chato é ainda haver jogos que não suportem as resoluções wide...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor alfatek » Quarta Abr 28, 2004 19:08

Phoenix Escreveu:
alfatek Escreveu:tenho 1 15.4'' e não tenho nada a apontar-lhe tirando que podia ter 1 resolução maior... no entanto não causa qualquer tipo de problema e em aplicações normal fico com mais espaço lateral...

Perdoa a minha ignorância: em que sítio é que fica essa opção?!? Dei uma vista d'olhos pelas várias opções dos drivers da gráfica (MR9600 - Omega Catalyst 4.4) e não vi nada... :oops:

Em relação ao tópico: 15.4'' SEMPRE!!! Não há nada melhor que ecrãs panorâmicos! O chato é ainda haver jogos que não suportem as resoluções wide...

http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 8990#18990

The search button.... the search ;)
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Ixion » Quarta Abr 28, 2004 19:26

15.4...

Como programador, faz uma grande diferença entre um e outro, e claro o 15.4 ajuda e muito.
Claro que ver filmes em widescreen é um must.
Ixion
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Dez 09, 2003 12:11

Mensagempor hfilipe » Quarta Abr 28, 2004 20:37

Bem.. eu tenho um 15''. E gosto bastante. Tenho uma área de trabalho muito maior que um 15.4''.
Quanto aos filmes... bem... a maioria vem com um aspect ratio de 4:3.. o que significa que não são wide!
Tal como já foi dito, depois eu tenho de ter o cuidado para "não esticar" a imagem.
Bem... seja como for, tudo se resume a gostos.
O meu conselho é: sentem-se à frente de um 15'' e depois à frente de um 15.4'', e escolham aquele que gostaram mais! :-)
H.F.
hfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Fev 16, 2004 15:56

Mensagempor Batas » Quarta Abr 28, 2004 20:51

Por acaso foi uma coisa que me deu muito que pensar antes de comprar. 15" ou 15,4" ? Por um lado 15" (ou 15,1" que era o asus) tinha mais resolução, mas gostava mais do aspecto do 15,4"... estava quase a decidir pelo de 15,1" mas depois de ver os problemas de iluminação desse portátil decidi-me pelo de 15,4". Nunca pensei que me fosse adaptar tão bem! Não estou nada arrependido, mas na minha opinião acho que é um empate. Principalmente se for 15,4" contra 15,1". 1280*800 para mim está muito bom, nem pequeno nem grande... E não comprei para ver filmes, pois a qualidade nunca vai ser por aí além... Quanto aos jogos, parte deles têm resoluções 1280*800, a maioria tem 1280*768 (?) que não fica mal... Por fim, e para quem vai lidar muito com images, 15,1" com 1600*1400 é sem dúvida a melhor opção.
Batas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 10, 2004 12:08

Mensagempor topinhas » Quarta Abr 28, 2004 21:09

Tenho o Insystems com...17'. O ecrâ é belíssimo em tudo (embora não me importasse que tivesse mais resolução) mas no que diz respeito aqui a este tópico, posso dizer que realmente se adapta melhor aos nossos olhos (ai o que me custa passar para o meu desktop...).

Além disso, para mim que tenho uma miopia fortissima, ajuda muito em texto (letras maiores), filmes (parece um plasma enorme mesmo à minha frente) e jogos.

Em relação aos de 15,4' conheço mais ou menos os dos Compaq X1xxx e digo que têm as vantagens do meu (só que mais pequenos), ou seja, para mim panorâmico é melhor, mesmo que o portátil fique maior ou mais pesado.
Pentium 4 2,8 @ 3,40 Thermalright XP-120, MSI NEO-2 FIS2R, 1,5 Gb DDR 400 Kingston, ATI 9700, IBM 120 Gb, 2 x Seagate SATA 200 Gb RAID, Seagate SATA 320 Gb, LG DVD-/+RW, DVD 16x, SB X-Fi Fatality, SuperFlower 4 fan 420W, Logitech Z-680
topinhas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 15, 2003 16:00

Mensagempor Phoenix » Quinta Abr 29, 2004 7:45

alfatek Escreveu:
http://www.hardware.com.pt/forum/viewto ... 8990#18990

The search button.... the search ;)

Lol, muchas gracias! 8) Agora fica muito melhor! Aquele blur automático quando se usam resoluções abaixo da nativa já começava a enjoar um bocadito... :roll:
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes