Dothan 2Mb cache

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Dothan 2Mb cache

Mensagempor loco » Terça Ago 03, 2004 19:09

Vi isto nas especificações de 1 centrino
O q é?
Num portatil disco de menos de 7200rpm nota-se mt?
É o meu 2º portatil e este tem 7200
loco
Novato
Novato

Registado: Terça Ago 03, 2004 15:33

Re: Dothan 2Mb cache

Mensagempor expresso » Quinta Ago 05, 2004 22:36

loco Escreveu:Vi isto nas especificações de 1 centrino
O q é?

Dotham sao os "novos centrinos"...fazem parte da familia dos P.mobile e tem 2mb de cache L2

nao sei se nota muito ou nao, mas a mim sugeriram=me os de 5400 rpm , pq supostamente os 7400 rpm danificam-se com muito mais facilidade em portateis!!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor Dark_Angel » Sexta Ago 06, 2004 18:38

expresso Escreveu:
loco Escreveu:Vi isto nas especificações de 1 centrino
O q é?

Dotham sao os "novos centrinos"...fazem parte da familia dos P.mobile e tem 2mb de cache L2

nao sei se nota muito ou nao, mas a mim sugeriram=me os de 5400 rpm , pq supostamente os 7400 rpm danificam-se com muito mais facilidade em portateis!!
"

Os Dothan nao sao os "novos Centrino", sao sim os "novos Pentium-M".Sao coisas um pouco diferentes....

Quanto a questao de os discos de 7200 se danificarem mais que os outros...acho que te enfiaram o barrete :roll:
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor Lusitano » Sexta Ago 06, 2004 21:20

Dark_Angel Escreveu:Os Dothan nao sao os "novos Centrino", sao sim os "novos Pentium-M".Sao coisas um pouco diferentes....

Mas continuam a ser considerados Centrinos desde que incluam os tais chipsets e placas wireless da Intel, simplesmente passaram a ter 2Mb cache em vez de 1, acho que era isso que ele queria dizer... :roll:

A designação "Centrino" está para durar.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Dr » Sexta Ago 06, 2004 21:24

Acho que isto está meio confuso, então resolvi meter o "bedelho": Dothan é simplesmente a nova geração de processadores que equipam os notebooks com a tecnologia Centrino. Os Centrinos vêm equipados com os processadores Pentium-M, que até há bem pouco tempo atrás vinham com 1 MB de cache L2... Se não me engano, o nome de produção dessa série de processadores é Banias. Os Dothan, que vieram substituir esses Banias (ou seja lá qual for o nome), têm como principal diferença o aumento da cache L2 para 2 MB.

Quanto às rpm do disco, não têm nada a ver com o processador. Agora se 7200 é imprescindível ou não, é muito relativo. Depende da quantidade de memória RAM instalada e, principalmente, pelo uso que se vai dar ao computador. Obviamente, qt mais rápido, melhor. Porém, nem sempre compensa estar a trocar um HD de 5400rpm (que é o padrão em portáteis, hoje em dia) por um de 7200rpm, graças ao aumento de preço que isso acarreta.

Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Paulo-M » Sexta Ago 06, 2004 23:27

Já agora aproveito para mandar a minha posta...

Como foi dito, Centrino representa a gama de portateis com um relógio mais baixo, e com um cache L2 mais alto...
MAS parece que a intel quer tirar a mania ao pessoal de chamar Centrino a todos esses processadores com essas características e portanto quer designar os novos Dothan como... Pentium M 755 (no caso do 2.0 DOthan) etc etc, mas isto para os novos processadores com 2mb de cache apenas... os de 1mb de cache continuam a ser os Centrino...

Isto foi o que li em alguns sítios...

Mas como o Lusitano disse, e eu concordo, "a designação "Centrino" está para durar"

Cumprimentos,
paulo M
"Um relógio parado tá certo 2xs por dia."
Paulo-M
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Fev 28, 2004 16:07

Mensagempor expresso » Sábado Ago 07, 2004 6:50

Dark_Angel :
Apenas chamei de novos centrinos para ser mais facil de explicar o conceito!! Se reparares com atencao eu tive o cuidado de escrever isso entre aspas! Quanto aos discos de 7200 rpm, nao me enfiaram o barrete, apenas sugeriram-me que nao comprasse um de 7200 rpm ( nem sequer foi na mesma loja aonde comprei o portatil) e se reparares quem me disse isso ate estaria a perder dinheiro com isso porque perdia a oportunidade de vender mais um disco. E tem logica aquilo que ele disse, ate porque se deixares um desktop inclinado acabas por impenar o disco, agora imaginas as coisas no portatil em que muito se tem o habito de andar com eles dum lado para o outro, mesmo estando em funcionamento.
No entanto isto eh tudo uma questao de probabilidades, e nao quer dizer por isso que os discos de 7200 Rpm tenham obrigatoriamente de pifar mais cedo do que os de 4200 rpm ou 5400 rpm...apenas sao mais sensiveis aos maus tratamentos e como tala probabilidade de avaria eh maior!!!

Em relacao ah designacao de Banias e dotham, acho que eh isso mesmo. E como alguem disse acima, a designacao centrino esta para durar!
expresso
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Mai 15, 2004 21:03

Mensagempor Lusitano » Sábado Ago 07, 2004 9:29

Paulo-M Escreveu:MAS parece que a intel quer tirar a mania ao pessoal de chamar Centrino a todos esses processadores com essas características e portanto quer designar os novos Dothan como... Pentium M 755 (no caso do 2.0 DOthan) etc etc, mas isto para os novos processadores com 2mb de cache apenas... os de 1mb de cache continuam a ser os Centrino...

Não não, isso continua tudo a ser considerado tecnologia Centrino, apenas têm destacado o Pentium M 735/745 etc para que se saiba que os novos processadores têm 2 megas de cache e porque a Intel pretende que se deixe de designar os processadores pelos megahertz, mas sim pelo código que eles inventaram. A Intel não andava aqui a publicitar tanto os Centrinos para agora acabarem nos processadores de 1Mb de cache...
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor jaac » Domingo Ago 08, 2004 18:13

Os centrinos é um conjunto de 3 produtos da intel que incluem o processador , o chipset e a placa wireless. Lá por componentes "evoluirem" o conceito do centrino manteve-se... os dothan são apenas uma parte do conjunto o processador e não o todo... Quanto à filosofia dos centrinos e pondo de parte a forma que a intel arranjou de vender placas wireless, acho que foi um passo para o bom caminho de tornar os portáteis realmente portáteis. Quanto ao disco de 7200rpm, o aumento de desempenho realmente vale a pena para o dinheiro que tens que dar a mais?
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante