Comprar portátil... ignorante novato

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Comprar portátil... ignorante novato

Mensagempor Zarb » Terça Mar 11, 2008 12:26

Vou ser sincero: este é o meu primeiro post e provavelmente o penúltimo (o último será de agradecimento a esta comunidade), por simplesmente não perceber quase nada de hardware (se bem que nestes três dias que ando a ler o site já aprendi muito :)).

Estou à procura de um portátil para o trabalho e das pesquisas que fiz no google acabei por encontrar este fórum. Do que tenho lido, e acreditem que já li muito, fiquei com algumas ideias. De qq forma, como se aproxima a hora da decisão necessito mesmo que me ajudem na decisão de comprar um portátil, o que desde já agradeço.

Neste momento tenho um ACER Travelmate 4500 já com uns aninhos... e não pretendia voltar a ter ACER.

Mas talvez seja mais fácil indicar os "requisitos" obrigatórios do bicho.

1. Estou limitado a um valor máximo de € 1.200 (bem, mais 1 ou 2 saídas com os amigos).

2. Preciso do portátil para trabalhar em cima da secretária metade da semana e para andar no exterior na restante metade. Por isso quero um ecran de 12" ou 13".

3. Preciso daquele sistema de identificação por impressão digital.

4. Pretendo trabalhar com o Vista (se bem que pelo que já li o Vista consome muita RAM e por isso vai obrigar-me a ter um de 2G RAM)... quer dizer, eu não pretendo mesmo o VISTA, pode ser outro qualquer que NÃO o XP. Mas como só conheço o SO do MAC (bem engraçado por sinal, se bem que era bom que descontassem o valor do MACWORD e etc. que não preciso disso para nada, e o preço encolhesse :)) - já agora é possível ver um LINUX a trabalhar... nunca vi, mas pelo que já me disseram é preciso conhecer alguma coisa de informática já que difere daqueles outros SO de que falei.

5. NÃO necessito de HD com grande capacidade.

6. Preferia ter uma RAM com capacidade. É que trabalho muito com o OPEN OFFICE (processador de texto) e por isso a RAM não seria muito necessária... mas dps há sempre aquele programa e aquela instalação que necessita de mais uma RAMzita:)

7. O portátil é para trabalhar e por isso não necessito de placa gráfica para jogos pesados (a não ser que tal seja conveniente para videoconferências).

8. Pretendia um portátil com um look atraente... mas este é o menor dos meus requisitos (não daria mais €100 pelo design).

9. Já agora o que acham da marca Clausus? é uma daquelas marcas boas mas recentes e que não tem projecção no mercado? E a Lenovo vende-se em Portugal (com o € face ao $ até vale a pena)?

E pronto, acho que é tudo. Agradeço todos os conselhos que me puderem dar e de preferência que escolham por mim, ou seja, que me indiquem qual o modelo no mercado que consegue cumprir com estes requisitos e se devia pensar naquilo em vez disto, etc.
Já sabem se algum dia precisarem de um apoio jurídico contem comigo.

[/b]
Zarb
Novato
Novato

Registado: Terça Mar 11, 2008 7:04

Mensagempor Snooky » Terça Mar 11, 2008 13:55

Boas Zarb. Antes de mais,bem vindo ao forum.

Em relação ao teu pedido de ajuda, encontrei um portatil k s encaixa com as especificações...

Asus F9E-2P050E (preço: 960€)

Características:
- Processador Intel Core 2 Duo T5450 1.66 GHz
- Memória 2048 MB (1024x2) DDR2 667
- Discos Duro 160 GB SATA 5400 rpm
- Drive DVDRW Supermulti
- Ecran 12.1'' WXGA Color Shine
- Webcam 1.3 MP
- Placa Gráfica Intel GMA X3100 até 256 MB
- Placa de Rede Gigabit LAN
- Placa de Rede Wireless 802.11a/b/g
- Bluetooth
- Fingerprint
- Sistema Operativo Windows Vista Business PT

*OFERTA:
-Mala de transporte
-MiniMouse Asus Optical

Em relação ao Linux, procura no google por Linux/Ubuntu 7.10 e faz download do livecd. assim podes experimentar o Linux sem teres de o instalar.Se vires que ate gostas,depois sacas a versao para instalar

espero ter-te ajudado.fica bem
AMD Athlon XP 2600+ @1.9Ghz
Asus A7V8X-X
512Mb DDR@400Mhz D-C
ATI Radeon 9600 PRO 256Mb
---
Acer Aspire 5514 WLMI
Intel Centrino @2.0Ghz
1024Mb DDRII@533Mhz D-C
ATI Radeon X700 128Mb
Snooky
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quinta Fev 16, 2006 17:01

Mensagempor Zarb » Terça Mar 11, 2008 18:05

Snooky Escreveu:Boas Zarb. Antes de mais,bem vindo ao forum.

Em relação ao teu pedido de ajuda, encontrei um portatil k s encaixa com as especificações...

Asus F9E-2P050E (preço: 960€)

Características:
- Processador Intel Core 2 Duo T5450 1.66 GHz
- Memória 2048 MB (1024x2) DDR2 667
- Discos Duro 160 GB SATA 5400 rpm
- Drive DVDRW Supermulti
- Ecran 12.1'' WXGA Color Shine
- Webcam 1.3 MP
- Placa Gráfica Intel GMA X3100 até 256 MB
- Placa de Rede Gigabit LAN
- Placa de Rede Wireless 802.11a/b/g
- Bluetooth
- Fingerprint
- Sistema Operativo Windows Vista Business PT

*OFERTA:
-Mala de transporte
-MiniMouse Asus Optical

Em relação ao Linux, procura no google por Linux/Ubuntu 7.10 e faz download do livecd. assim podes experimentar o Linux sem teres de o instalar.Se vires que ate gostas,depois sacas a versao para instalar

espero ter-te ajudado.fica bem

Sim, parece-me bem.

Mas o processador de 1,66ghz não é fraquinho? é suficiente para segurar o Vista (se sempre optar por este...:S)?

- Drive DVDRW Supermulti (lê e grava CD e DVD???)?
Por último, estive a ver agora um de 12" e pareceu-me muito portátil mas um pouco pequeno para estar a trabalhar à secretária durante metade da semana... no site apenas conseguiver este de 12" mas será que fazem com 13"? Ou o que está no site é o que há?

Obrigado pela ajuda pronta :)
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor santalico » Terça Mar 11, 2008 19:11

Zarb Escreveu:
Sim, parece-me bem.

Mas o processador de 1,66ghz não é fraquinho? é suficiente para segurar o Vista (se sempre optar por este...:S)?

Por último, estive a ver agora um de 12" e pareceu-me muito portátil mas um pouco pequeno para estar a trabalhar à secretária durante metade da semana... no site apenas conseguiver este de 12" mas será que fazem com 13"? Ou o que está no site é o que há?

Sim, o DVDRW Lê e grava CD's e DVD's.

Quanto às dimensões que pedes e dado o orçamento não esperes uma mesma máquina como se comprasses um portátil de 15.4" pelo mesmo preço.

Os modelos são feitos e configurados pela marca. A opção de teres o mesmo equipamento num de 13" só te é possível vendo um outro modelo de 13". Ah... e na minha opinião 13" é excessivamente pequeno para a utilização que lhe vais dar (considero-os apenas para quem viaja muito, por exemplo, executivos). Já viste os de 14.1"?
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Fev 16, 2005 22:32

Mensagempor Zarb » Terça Mar 11, 2008 19:38

santalico Escreveu:
Zarb Escreveu:
Sim, parece-me bem.

Sim, o DVDRW Lê e grava CD's e DVD's.

Quanto às dimensões que pedes e dado o orçamento não esperes uma mesma máquina como se comprasses um portátil de 15.4" pelo mesmo preço.

Os modelos são feitos e configurados pela marca. A opção de teres o mesmo equipamento num de 13" só te é possível vendo um outro modelo de 13". Ah... e na minha opinião 13" é excessivamente pequeno para a utilização que lhe vais dar (considero-os apenas para quem viaja muito, por exemplo, executivos). Já viste os de 14.1"?

Pois mas o bicho é para andar numa mala que tem de ter a profundidade máxima de 26 cm... máxima mesmo

Já testei o MACBOOK 13" e tem exactamente 24,3cm por isso cabe.

Presumo que um 14.1" já passe os 26 cm :(

Quanto à pequenez do bicho... o MACBOOK tem processador de 2,1 ou 2,4 e tb não é maior... não haverá aí no mercado um desses mas sem ser MAC (not MAC = mais barato :))

Obrigado
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor santalico » Terça Mar 11, 2008 20:15

Mala de 26 cm?! lol posso perguntar porque?
Por exemplo, um Tecra de 14.1" tem C x L x A : 336 x 245 x 31.6 (frente) / 36.3 (atrás) mm

Bem realmente o Apple - MacBook 13.3" (Core2Duo2.2GHz/120Gb/1Gb) - 1200€ apresenta o melhor disign na minha opinião :D

Vi o Toshiba - Satellite U300-14P (T7500P/250Gb/2Gb) por 1290€ que se apresenta já com com T7500 de 2.2Ghz e 2Gb de RAM.

Cumprimentos,
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Zarb » Quarta Mar 12, 2008 16:27

santalico Escreveu:Mala de 26 cm?! lol posso perguntar porque?
Por exemplo, um Tecra de 14.1" tem C x L x A : 336 x 245 x 31.6 (frente) / 36.3 (atrás) mm

Bem realmente o Apple - MacBook 13.3" (Core2Duo2.2GHz/120Gb/1Gb) - 1200€ apresenta o melhor disign na minha opinião :D

Vi o Toshiba - Satellite U300-14P (T7500P/250Gb/2Gb) por 1290€ que se apresenta já com com T7500 de 2.2Ghz e 2Gb de RAM.

Cumprimentos,

Tem mesmo de ser porque tenho uma mala (que irá transportar o portátil) com uma profundidade máxima de 26 cm. Atenção estou a falar de uma mala onde transporto a documentação... não é uma mala de transporte de portátil normal. Nao é possível a sua substituição. Basicamente é o portátil que terá de se adequar à mala e não a mala ao portátil :S

Esse toshiba parece boa solução mas pelo que já me disseram e pelo o que li no forum a toshiba dá imensos problemas no LCD e ao nível de assitência...

E também não tem o reconhecimento de impressão digital, certo, o que para mim, ao nível de segurança é importantíssimo.

O MacBook seria uma boa opção mas só tem 1GB de RAM, não é... isso é fraco para alguns programas certo? tipo Vista. Bem sei que o mac não usa Vista ms mesmo assim... :S

Além disso pretendo que venha sem software (tipo OFFICE, OUTLOOK, VISTA ou XP) porque utilizo muito o software livre e agora comecei a usar linux... e o MAC já traz software :S e pagas por isso... (mesm que não traga o office da mac)...

Mas obrigado pela dica, estou a ponderá-la. Todavia, se tiveres mais dicas agradeço... só tenho de me decidir no fim do mês
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor santalico » Quarta Mar 12, 2008 19:33

Zarb Escreveu:
Esse toshiba parece boa solução mas pelo que já me disseram e pelo o que li no forum a toshiba dá imensos problemas no LCD e ao nível de assitência...

A toshiba é uma excelente marca e está ao nível das melhores em termos de qualidade e assistência técnica.

Zarb Escreveu:E também não tem o reconhecimento de impressão digital, certo, o que para mim, ao nível de segurança é importantíssimo.

Esse problema ao nível de segurança pode ser resolvido nível de software e de uns olhos bem atentos.

Zarb Escreveu:O MacBook seria uma boa opção mas só tem 1GB de RAM, não é... isso é fraco para alguns programas certo? tipo Vista. Bem sei que o mac não usa Vista ms mesmo assim... :S

Realmente 1Gb de RAM de hoje em dia é pouco. No entanto pode ser facilmente ultrapassado com um upgrade visto esta estar a preços acessíveis.

Zarb Escreveu:Além disso pretendo que venha sem software (tipo OFFICE, OUTLOOK, VISTA ou XP) porque utilizo muito o software livre e agora comecei a usar linux... e o MAC já traz software :S e pagas por isso... (mesm que não traga o office da mac)...

Format C: :D :twisted:

Vou tentar procurar melhores opções e tentar sugerir mais alguma coisa.

Cumprimentos,
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Zarb » Quinta Mar 13, 2008 1:35

santalico Escreveu:
Zarb Escreveu:

A toshiba é uma excelente marca e está ao nível das melhores em termos de qualidade e assistência técnica.

Zarb Escreveu:E também não tem o reconhecimento de impressão digital, certo, o que para mim, ao nível de segurança é importantíssimo.

Esse problema ao nível de segurança pode ser resolvido nível de software e de uns olhos bem atentos.

Zarb Escreveu:O MacBook seria uma boa opção mas só tem 1GB de RAM, não é... isso é fraco para alguns programas certo? tipo Vista. Bem sei que o mac não usa Vista ms mesmo assim... :S

Realmente 1Gb de RAM de hoje em dia é pouco. No entanto pode ser facilmente ultrapassado com um upgrade visto esta estar a preços acessíveis.

Zarb Escreveu:Além disso pretendo que venha sem software (tipo OFFICE, OUTLOOK, VISTA ou XP) porque utilizo muito o software livre e agora comecei a usar linux... e o MAC já traz software :S e pagas por isso... (mesm que não traga o office da mac)...

Format C: :D :twisted:

Vou tentar procurar melhores opções e tentar sugerir mais alguma coisa.

Cumprimentos,

Obrigado pela ajuda.

Quanto ao reconhecimento da impressão digital... é mesmo essencial. O portátil vai ser co-financiado pelo escritório mas para eles é meso essencial que haja algum sistema de reconhecimento de voz ou finger print... enfim, são demasiados cautelosos.

Sem estas características... não há co-financiamento :(
E sem co-financiamento não há portátil novo :(:(:(

E a propóstio... tentei instalar o linux que me referiste e apesar do CD estar com uma cópia perfeita... esperei... esperei e nada. Nunca mais acaba.

E isto antes da instalação. TEntei inclusive instalar in safe mode e nada. fica a fazer o loading do ACPI modules e passado uma hora ainda está naquilo. Por isso decedi fazer o da CAixa mágica 11 (mas não gostei muito daquele layout). Por isso ando há procura de outro linux... estou a instalar o mandriva.
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor santalico » Quinta Mar 13, 2008 12:45

Vi umas soluções 14.1" que não passam os 26cm de comprimento.

Asus F8SA-4S004E (1110€) 34.0 x 24.4 x 3.72
http://www.asus.com/products.aspx?model ... 3=501&l4=0
Asus F8P-4P047E (1220€) 34.0 x 24.4 x 3.72 cm (W x D x H)

SONY VAIO CR29XN/B (1130€) Profundidade da unidade principal (mm) 249
http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.ac ... +CR+Series

Estes de 14.1" estão dentro das condições? Ou a escolha vai ser mesmo um de 13.3"? De referir que todos eles têm fingerprint.

Cumprimentos,
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Zarb » Quinta Mar 13, 2008 13:13

santalico Escreveu:Vi umas soluções 14.1" que não passam os 26cm de comprimento.

Asus F8SA-4S004E (1110€) 34.0 x 24.4 x 3.72
Asus F8P-4P047E (1220€) 34.0 x 24.4 x 3.72 cm (W x D x H)

SONY VAIO CR29XN/B (1130€) Profundidade da unidade principal (mm) 249
http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.ac ... +CR+Series

Estes de 14.1" estão dentro das condições? Ou a escolha vai ser mesmo um de 13.3"? De referir que todos eles têm fingerprint.

Cumprimentos,

Está decidido... a escolha vai mesmo para um destes... e provavelmente para o ASUS Asus F8P-4P047E ... É um bocadinho mais caro mas pelo processador e pela RAM vale a pena...

É pena porque tb goste muito do VAIO :S

Mas enfim, não se pode ter tudo :D

Obrigadão pela ajuda
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor Mercy_PT » Quinta Mar 13, 2008 14:50

Uma pequena questão. Já viste/usaste algum portatil com monitor de 12''? Ou de 13'' ja agora....

Usar implicaria teres estado a olhar para ele um minimo de 5/10 minutos?

Eu explico, se vais passar metade da semana a olhar para um monitor desses aconselho-te ja a reservar o excedente do valor do portátil (até aos 1200€) e dares uma olhadela na multiopticas por uma armação que gostes, para daqui a 2 mesitos passares lá a buscar os óculos.

Entretanto vi que ja escolheste um de 14'', provavelmente. Se gostas realmente do vaio podes optar por um dos CR que rondam os teus limites de 1200€ e sempre ficas com um que gostas e salvo erro melhor processador e identica placa gráfica e afins....
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Zarb » Quinta Mar 13, 2008 15:58

Mercy_PT Escreveu:Uma pequena questão. Já viste/usaste algum portatil com monitor de 12''? Ou de 13'' ja agora....

Usar implicaria teres estado a olhar para ele um minimo de 5/10 minutos?

Eu explico, se vais passar metade da semana a olhar para um monitor desses aconselho-te ja a reservar o excedente do valor do portátil (até aos 1200€) e dares uma olhadela na multiopticas por uma armação que gostes, para daqui a 2 mesitos passares lá a buscar os óculos.

Entretanto vi que ja escolheste um de 14'', provavelmente. Se gostas realmente do vaio podes optar por um dos CR que rondam os teus limites de 1200€ e sempre ficas com um que gostas e salvo erro melhor processador e identica placa gráfica e afins....

Um dos portáteis com que trabalho actualmente é de 12"... passo cereca de 4 horas por dia em frente ao PC a ler e escrever...

Por isso estou habituado... mas obrigado pela dica
Zarb
Novato
Novato

Mensagempor santalico » Quinta Mar 13, 2008 19:37

Mercy_PT Escreveu:Eu explico, se vais passar metade da semana a olhar para um monitor desses aconselho-te ja a reservar o excedente do valor do portátil (até aos 1200€) e dares uma olhadela na multiopticas por uma armação que gostes, para daqui a 2 mesitos passares lá a buscar os óculos.

LOL Bom ponto de vista! E concordo completamente e, como já tinha referido, portáteis abaixo de 14.1" só para executivos muito viajadores com voos frequentes, por exemplo.

Quanto à escolha de um de 14.1" acho muito melhor opção incluindo para a saúde :idea: , continuando este dentro dos teus parâmetros. O Sony realmente é uma beleza :lol:

A escolha vai ser segundo o critério de design ou de desempenho, sendo que as perdas não serão tão significativas na utilização que referiste.

Cumprimentos,
santalico
Membro Diamante
Membro Diamante

Mensagempor Zarb » Sexta Mar 14, 2008 19:31

santalico Escreveu:
Mercy_PT Escreveu:Eu explico, se vais passar metade da semana a olhar para um monitor desses aconselho-te ja a reservar o excedente do valor do portátil (até aos 1200€) e dares uma olhadela na multiopticas por uma armação que gostes, para daqui a 2 mesitos passares lá a buscar os óculos.

LOL Bom ponto de vista! E concordo completamente e, como já tinha referido, portáteis abaixo de 14.1" só para executivos muito viajadores com voos frequentes, por exemplo.

Quanto à escolha de um de 14.1" acho muito melhor opção incluindo para a saúde :idea: , continuando este dentro dos teus parâmetros. O Sony realmente é uma beleza :lol:

A escolha vai ser segundo o critério de design ou de desempenho, sendo que as perdas não serão tão significativas na utilização que referiste.

Cumprimentos,

Mas achas que o desempenho do Sony é pior do que os outros...???

É que realmente é muito mais atrente... mas imagina quilo com um Vista: achas que no Sony se notaria a diferença para os outros? ou por exemplo a abrir PDF de mais de 100 págs?
Zarb
Novato
Novato

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante