boas
infelizmente, isto dos CPUs, tem muito mais que se lhe diga que simples Mhz...
eu montei sistemas servidores com software empresarial em maq. com PIII a 500Mhz....
mas, esses CPUs eram magníficos e foram um marco... foi a partir deles que a intel desenvolveu todos os CPUs seguintes..
do ponto de vista de arquitectura o atom é muito mais simples...
de tal maneira que ele não consegue gerir mais do que um comando e em fila de cada vez.. não consegue priorizar acessos...
essa pequena modificação provoca custos menores de produção, mas, para se obter uma melhor eficiência, tem de se puxar pelo herts...
e por aquilo que li...
atenção, que nunca experimentei ao vivo,...
a passagem de 1,3 para 1,6Mhz é sentida..
segundo parece nas reviews mais técnicas, o ACER em questão, o 751H, tinha alguns problemas de design que o tornavam lento e quente.. exactamente, num teste de navegação e da visualização de um filme... tb foram feitos testes de uso de escritório, exemplo de abertura de pdfs e folhas de excel+word....
eu tenho 2 N280 e posso te garantir que estou perfeitamente ciente das suas limitações, se abrir o excel, duas janelas do firefox, com vários tabs, bém posso esperar...
é claro que não é possível fazer uma comparação real de um P3 a 500Mhz com 512Mb de ram.. pois teríamos de usar um SO idêntico...
posso tb garantir que o velho P3 com os últimos patch da MS para XP, torna-se um pouco lento....
eu sei isso, pois ainda tenho algumas maq. antigas em casa dos meus pais...
assim, numa análise crua o ATOM devido aos seus Mhz consegue uma maior rapidez..
mas, não creio que se desse para fazer um OC ao P3 para mesma freq., este fosse mais lento...
cumps