por Dr » Quarta Dez 08, 2004 20:36
Rapaz...
Espero que uses um 2000 ou XP.
Em administrative tools tens um snap-in que se chama Performance que é um espectáculo.
Ora abre...
Vais ver uma data de gráficos e, provavelmente, não vais entender muito.
Depois, por baixo de Performance Logs and Alerts, clica com o botão direito em Counter Logs e escolhe a opção New Log Settings.
Dá-lhe um nome qualquer, que pode ser Log da RAM, e clica em OK.
Vai-se abrir outra secção que pode parecer-te confusa, mas eu digo-te exactamente o que deves fazer.
A meio vais ter 3 botões. Vais clicar no Add Counters.
Abre-se nova janelinha e, em Performance Object, que deve ter seleccionado Processor, vais escolher a opção Memory. Tá um bom bocado acima dessa Processor que vem seleccionada por padrão.
Depois, na lista de contadores que vem em baixo do lugar onde seleccionaste a memória, escolhes os seguintes contadores:
Available MBytes;
Committed Bytes;
Page Faults/sec.
Depois dá OK. Vai surgir-te um aviso a dizer que a pasta Perflogs não existe e pergunta-te se a queres criar. Aceita.
Deves ter então um ícone verde com o nome que deste para o Log (no meu exemplo é Log da RAM).
Se estiver a vermelho, clica com o botão direito nele e selecciona Start.
Fecha o snap-in Performance e usa o computador normalmente, com os teus jogos e programas que usas diariamente.
Deixa-o assim durante umas largas horas em que estejas a usar o computador.
Quando achares que deste um uso normal ao computador (eu recomendo 1 ou 2 dias), vais novamente abrir esse snap-in, que deve surgir novamente com aqueles gráficos todos que viste da primeira vez, ou seja, vai estar seleccionada a opção System Monitor.
Antes de qualquer coisa, vais voltar novamente à secção Logs and Alerts, clicas com o botão direito naquele log que criaste anteriormente, e escolhes a opção Stop.
Volta para a secção System Monitor.
Por cima do gráfico tens uma data de ícones. O primeiro do lado esquerdo assemelha-se com uma página em branco e, ao deixares o ponteiro do rato em cima dele avisa-te que cria um novo gráfico (New). Clica nele.
Depois, dentro do gráfico, clica com o botão direito e selecciona a opção Properties.
Tens cinco guias na janela que se abre. Escolhe a guia Source (deve ser a segunda a contar da esquerda).
Em Data Source, escolhe a opção Log Files em vez da Current Activity.
Clicas em Add e navegas até à drive C, pasta Perflogs. O caminho completo é C:\Perflogs. Selecciona lá o ficheiro de extensão blg que te aparece com um nome tipo Log da RAM_000001.blg.
Lá em baixo vais ter uma barra cujo objectivo é seleccionar um espaço de tempo para analisar. Vais arrastar a barra até às extremidades para que a análise inclua todo o tempo que o log esteve a gravar, caso isso ainda não esteja feito. Se essa barra não estiver disponível, clica em Time Range que já dá para fazer isso que falei.
Depois de isso estar feito, selecciona a guia Data novamente e clica em Add. Selecciona todos os contadores que estão disponíveis (os 3 que adicionaste quando criaste o log) e clica em Add.
Dás OK e tens o gráfico do log que o teu sistema fez durante esse tempo todo.
Fechas essa janela e dás OK na outra.
Voilà! Tens aí o gráfico do teu log.
Vamos analisá-lo.
No fundo vais ter os três contadores do log.
Apesar de teres um gráfico muito bonito, cheio de cores, o interessante vai estar por baixo dele, nos campos Average e Maximum.
Selecciona o campo Available MBytes (caso não esteja já seleccionado). O fundamental é mesmo o Average, que é a média, mas deves ter em atencão o máximo e o próprio gráfico. Se este valor for menos que 5% da memória RAM que tens instalada, essa memória não te chega.
Em termos práticos é assim: imagine-se que tens 512 MB de RAM. Se este valor estiver muito tempo abaixo dos 25 MB (mais ou menos), deves acrescentar mais RAM. Estes 5% são valores recomendados pela Microsoft para analisar a RAM e, pessoalmente, considero-os aceitáveis.
Depois selecciona o contador Committed Bytes. Este é mais confuso porque vem em bytes em vez de MB. De qualquer das maneiras é fácil aperceberes-te de algum problema. Se este valor for constantemente mais alto que a quantidade total de memória RAM instalada no computador, precisas de mais RAM.
Este contador indica quantos MB de RAM ou de paginação exigem os processos que estão ou estiveram abertos. Em bom português, significa que tudo o que tens aberto exige essa memória toda, seja na memória física, seja na memória virtual (que é o page file). Como estar a acessar o page file é algo infinitas vezes mais lento que acessar a RAM directamente, se este valor for superior à quantidade de memória RAM instalada significa que está a haver paginação, talvez excessiva. Recomenda-se adicionar mais RAM.
Por último, seleccionas o contador restante: Page Faults/sec. Mais uma vez, citando a Microsoft, um valor contínuo acima das 20 paginas/segundo indica paginação excessiva. Pessoalmente, acho que isso aplica-se mais a servidores do que a computadores domésticos. É um contador ao qual não atribuo muito significado porque imagino que a Microsoft espere que se use memória registada em servidores, o que faz este valor baixar um bom bocado. Para teres uma ideia, durante a composição deste post eu fiz uma análise à minha RAM para explicar detalhadamente o que deves fazer. A mim deu-me uma média de 38 pags/sec e um máximo de 480 pags/sec. Abri meia dúzia de programas e deu-me este valor. O meu é excessivo, eu sei. Tenho um Proxy Server (ISA 2000) a correr num Server 2003 com AD, DNS, DHCP, MySQL, WINS, IIS, POP3 e SMTP. Isto exagera o meu Page File porque só tenho 512 MB de RAM e devia ter 1 GB no mínimo.
Mas eu inseri este contador para teres uma noção do que ele faz. Pode vir a ser útil.
E não me lembro de mais nada.
Apesar de estar aqui um testamento gigante, acho que tens aqui um passo-a-passo muito útil para veres se 512 MB te chegam ou se precisas de mais.
Aliás, isto serve para muita gente que faz a mesma pergunta.
Adicionalmente, como deves ter visto, existem inúmeros contadores e objectos que podem ser analisados. Quando estás a seleccioná-los podes clicar em explain para ver o que cada um deles faz.
Assim podes analisar também, por exemplo, o processador, o HD, etc, etc, etc.
Cumprimentos.
NOTA - Ao parares o log, se quiseres analisar novamente, terás que iniciar e depois pará-lo. Até aqui tudo bem, não tem nada que saber. Porém, para analisar os dados tens que ir de novo a source e escolher o novo ficheiro, que deve chamar-se Log da RAM_000002.blg. Ele soma sempre um número no nome do ficheiro todas as vezes que parares e iniciares o log.