Loja de esquina vs marcas internacionais

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Paionense » Sexta Nov 28, 2003 13:41

Sim, mas comprar onde?

Será melhor comprar numa loja da terrinha que venda acer/toshiba/tsunami a preço de ouro, e podermos la mandar um berro quando nos apetece, inda por cima conhecemos o gajo?

Será melhor, comprar numa loja na net nacional que venda acer/toshiba/tsunami que faz um preço mais porreiro mas que um gajo nunca viu a cara dos gajos?

Será melhor comprar, em megastores e hipermercados que so têm refugo, e depois em termos de assistencia técnica "nickles batatoides"?

Ou será melhor comprar e sites internacionais com preços mais atractivos, mas a que falta acrescentar os lindos portes de envio e alfandegários?

Será que ha um sítio onde comprar nao tenha uma desvantagem?

ja agora, alguem ja ouviu falar na portateis.net? isso é conhecido ou de confiança?
O que me dizem do space900, sem o gravador de dvd e com 512 de ram, é capaz de ficar dos poucos portateis com m10 128mb, abaixo dos 2000€, nao axam?
http://www.portateis.net/configuracao_p ... &marca=333
Paionense
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Nov 18, 2003 20:06

Mensagempor brazas » Sexta Nov 28, 2003 13:42

Paionense Escreveu:Sim, mas comprar onde?

Será melhor comprar numa loja da terrinha que venda acer/toshiba/tsunami a preço de ouro, e podermos la mandar um berro quando nos apetece, inda por cima conhecemos o gajo?

Será melhor, comprar numa loja na net nacional que venda acer/toshiba/tsunami que faz um preço mais porreiro mas que um gajo nunca viu a cara dos gajos?

Será melhor comprar, em megastores e hipermercados que so têm refugo, e depois em termos de assistencia técnica "nickles batatoides"?

Ou será melhor comprar e sites internacionais com preços mais atractivos, mas a que falta acrescentar os lindos portes de envio e alfandegários?

ja agora, alguem ja ouviu falar na portateis.net? isso é conhecido ou de confiança?
O que me dizem do space900, sem o gravador de dvd e com 512 de ram, é capaz de ficar dos poucos portateis com m10 128mb, abaixo dos 2000€, nao axam?

isso ta me parecendo igualzinho ao Sager..
Acer ASPIRE 2003WLMi Owner
brazas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Out 30, 2003 11:49

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Nov 28, 2003 13:47

Paionense Escreveu:Sim, mas comprar onde?

Loja da terrinha, se viveres na terrinha. Sempre é um serviço mais personalizado. Mas acredito que se deva comprar em revendedores autorizados da marca. Se eles arrastarem muito os pés (ou falirem), avança-se para a empresa da marca em si. Com anexo para a DECO, se fôr preciso.

Marcas poucos conhecidas e compras via net.. é sempre aquele temor. Megastores não gosto, é sempre "o meu colega é que está a tratar disso, está em casa a tratar dos joanetes". E marcas internacionais é a mesmo história..só que aí dizem-te que a peça vem do japão e demora 24 anos a cá chegar.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor badboi » Sexta Nov 28, 2003 15:51

Subversiveagent Escreveu:Loja da terrinha, se viveres na terrinha. Sempre é um serviço mais personalizado. Mas acredito que se deva comprar em revendedores autorizados da marca. Se eles arrastarem muito os pés (ou falirem), avança-se para a empresa da marca em si. Com anexo para a DECO, se fôr preciso.

A marca é sempre obrigada a tomar conta da garantia. Seja onde for, seja a quem comprares... Não é porque o revendedor desaparece que vamos ficar agarrados. O problema é se a marca desaparece!!

Agora com tanta marca ai, so tens de saber escolher bem... e ir para uma marca mais ou menos reconhecida dentro dakilo que tu pretendas.

[[]]'s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
Consulte também as regras
badboi
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Jan 15, 2003 17:36

Mensagempor catarino » Sexta Nov 28, 2003 16:16

Eu tento comprar na terrinha, o que faço é um pouco de "chantagem", ou seja "Se me fizeres o preço da vobis ou da loja XXX compro a ti!" Normalmente é assim que faço e tá porreio conheço os tipos e o preço não é muito exagerado!
Tha Dha!
catarino
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 15, 2003 10:16

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Nov 28, 2003 16:45

badboi Escreveu:A marca é sempre obrigada a tomar conta da garantia. Seja onde for, seja a quem comprares... Não é porque o revendedor desaparece que vamos ficar agarrados. O problema é se a marca desaparece!!

Épá, eu demonstro com o portáti da LIDl : o LIDL borrifa-se e a companhia do portátil em Portugal tem representação minima. E o outro tipo já anda a arrancar os cabelos. E não vai mandar o portátil para a alemanha né?

Agora, obviamente se comprares uma board MSI numa lojeca de esquina e ela fechar, podes sempre recorrer ao distribuidor em Portugal ou até enviar a placa para a Holanda. mas isso é uma board, agora um portátil... ?

E então se fôr "assembled in basement"... aí não tens marca de todo. É um chassis que caiu do camião e pouco mais.

badboi Escreveu:Agora com tanta marca ai, so tens de saber escolher bem... e ir para uma marca mais ou menos reconhecida dentro dakilo que tu pretendas.

"mais ou menos reconhecida" ou "com mais ou menos representação"? Compras um Vaio lá fora = coitado de ti...
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor NetSynnas » Sexta Nov 28, 2003 17:10

Não estou a pôr de parte as marcas nacionais, apenas questiono a quantidade de marcas que por aí anda, mas poucas são de empresas certificadas. Tanto quanto sei, a certificação deste tipo de empresas não se faz com meia cantiga, como qualquer certificação.

Obviamente que não ponho de parte as nacionais devidamente certificadas, pois garante que contém componentes certificados e, mais importante, assemblagem certificada, pois poucas estão na disposição de destruir uns quantos portáteis por semana só para verificações e testes... E é aqui que as marcas internacionais mais badaladas e presentes na esmagadora maioria dos mercados internacionais, dão cartas, pelo poder que apresentam e pelas certificações que obtém, que garantem padrões minimos de qualidade...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Segunda Nov 17, 2003 14:43

Mensagempor catarino » Sexta Nov 28, 2003 18:04

NetSynnas Escreveu:Não estou a pôr de parte as marcas nacionais, apenas questiono a quantidade de marcas que por aí anda, mas poucas são de empresas certificadas. Tanto quanto sei, a certificação deste tipo de empresas não se faz com meia cantiga, como qualquer certificação.

Obviamente que não ponho de parte as nacionais devidamente certificadas, pois garante que contém componentes certificados e, mais importante, assemblagem certificada, pois poucas estão na disposição de destruir uns quantos portáteis por semana só para verificações e testes... E é aqui que as marcas internacionais mais badaladas e presentes na esmagadora maioria dos mercados internacionais, dão cartas, pelo poder que apresentam e pelas certificações que obtém, que garantem padrões minimos de qualidade...

Não existe de momento nenhum "fabricante" nacional certificado!

Li que foi criada uma associação, para certificar empresas nacionais esta associação foi fundada pelos maiores (JP Sá Couto, Solbi, e outras)
Tha Dha!
catarino
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Nov 15, 2003 10:16

Mensagempor badboi » Sábado Nov 29, 2003 1:27

Vamos por partes:

Subversiveagent: Estava-me a referir a marcas nacionais, logo não se aplica os teus exemplos pois a sede da marca é em portugal. Mas quanto ao portatil do lidl, a garantia é obrigatoria ser assumida pela marca caso o lidl não a dê, como parece ser o caso. So tem de recorrer a marca, agora se isso é pratico ou não ja não posso dizer, mas se for desses portaties assemblados, ate tu proprio podes comprar componentes para ele a venda ca em portugal e arranjar.

NetSynna: Em termos de portateis assemblados, isso por todo o lado é igual. Podes ver varios exemplo ai no forum e tudo. Por isso alguem ja os testou primeiro para os outros copiarem. Provavelmente ate foi a fabrica de onde eles vem.

catarino: O que dizes é meio verdade, os 4 maiores distribuidores nacionais que fazem tambem os seus proprios produtos, a Solbi, Criterium, JP Sá Couto e Micromaquinas juntaram-se e formaram a APFEI - Associação Portuguesa de Fabricantes de Equipamento Informático, mas a principal razão é defender os interesses das marcas nacionais e não tem nada haver com a certificação das empresas.
Quanto ao não serem empresas certificadas é completamente errado. Eu lindo com duas dessas 4 empresas e pelo menos as duas sao empresas certificadas, a solbi e a criterium. Não investiguei mas imagino que pelo menos a JP Sa Couto tambem seja empresa certificada.

[[]]'s
Este fórum é moderado pelo bom senso e é isso que se pede a todos os utilizadores.
badboi
Moderador
Moderador

Mensagempor badboi » Sábado Nov 29, 2003 1:28

Quem quiser saber mais sobre a APFEI, aqui tem o link:

APFEI

[[]]'s
badboi
Moderador
Moderador

Mensagempor NetSynnas » Sábado Nov 29, 2003 3:00

badboi Escreveu:
NetSynna: Em termos de portateis assemblados, isso por todo o lado é igual. Podes ver varios exemplo ai no forum e tudo. Por isso alguem ja os testou primeiro para os outros copiarem. Provavelmente ate foi a fabrica de onde eles vem.

[[]]'s

Não é bem assim... ao nível de portáteis a qualidade de construção conta muito!!! E isso apenas se aperfeiçoa com a experiência, o "know-how" da empresa... Não é para todos...
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor badboi » Sábado Nov 29, 2003 3:57

NetSynnas Escreveu:
badboi Escreveu:

[[]]'s

Não é bem assim... ao nível de portáteis a qualidade de construção conta muito!!! E isso apenas se aperfeiçoa com a experiência, o "know-how" da empresa... Não é para todos...

Tambem tens razão nisso, não digo que não... ha pelos menos eliminam-se os problemas de incompatibilidades. Já alguma vez abriste um portatil? Quando abrires vais ver que aquilo não é mais com um lego tal como os desktops, uma empresa que monte 5 portateis por mes que seja ao fim de um mes ja é quase impossivel de erra. E acredita que eles vendem bem mais que 5.

[[]]'s
badboi
Moderador
Moderador

Mensagempor Body&Brains » Domingo Nov 30, 2003 0:38

Nunca tive nenhum portátil mas como estou à espera de escolher o meu primeiro desde o verão já aprendi algumas coisas que gostaria de deixar aqui sem tocar directamente no que está a ser discutido:

- Todas as revistas, donos de portáteis, sites da especialidade , fóruns e seus mods (incluindo os deste fórum até ao caso da megainfor) dão o mesmo conselho que é comprar um modelo de confiança de uma marca de confiança numa loja de confiança.

- Quando se compra um computador (pelo menos quando eu e muita outra gente compra um computador) compra-se o que é melhor para si , não se compra um computador na lojinha da terrinha porque coitadinha tem desconto de volume mais pequeno ou acha que se tem que investir no produto nacional. O meu dinheiro vai para a melhor marca/loja que eu encontrar (ou seja que tem os melhores factores, preço, garantia, reputação, proximidade etc) e é assim que o comércio capitalista funciona, quem vende o melhor produto ganha e é assim que a competição entre as marcas existe, os produtos se desenvolvem e os consumidores beneficiam dessa competição.

- Investir é dar-lhes dinheiro na esperança de o recuperar com lucro, eu o que quero é comprar um bom computador a um bom preço que não me traga chatices, deixo os investimentos para quem não tenha medo de o perder na acções da bolsa.

- As grandes marcas não nasceram grandes, se lá chegaram há-de ser por alguma razão.

- Uma marca constrói-se, não se parte do príncipio que uma marca da terrinha de uma só loja seja de confiança/estável ,a confiança e reputação -ganha-se- ao longo do tempo, com os clientes satisfeitos numeros de venda que crescem e expansão da marca .

- Tudo é relativo, no nosso país tudo é mais pequeno (espero que não tomem isto como um insulto fálico) uma empresa que nos pareça grande e de confiança neste país pode não passar do tamanho de uma marcazita de uma regiãozita do país ao lado, igual a tantas outras que vão à falência todos os meses.

(cito o caso da falida unreal, marca que recebia prémios sobre prémios da pc guia e desfrutava de uma dúzia de paginas de publicidade no meio da revista-o que nos diz muito sobre a credibilidade do julgamento de uma revista sobre uma loja que lhe dá equipamento- eu comprei lá um computador, vinha com peças avariadas/usadas que nunca trocaram, o computador tinha erros gravíssimos (bloqueava etc) e devolviam-me sempre o computador no estado em que estava, fazendo-me gastar dezenas de contos em gasolina e estacionamento, o suporte não era sequer capaz de identificar um problema de BIOS )

- Ao comprar um computador portátil uma pessoa não pode ficar independente da loja passando apenas a depender da marca, se assim o fosse acharia bastante complicado enviar-se o computador para uma sede estrangeira cada vez que se avariar uma peça -isto no caso de um computador de “marca” porque num de linha branca tinha ainda mais piada enviar o disco à maxtor o processador À intel, a memória À siemens, o barebone à clevo e por aí fora, se alguma vez o voltasse a ver já seria avô, então os drivers para um portátil de marca branca têm ainda mais piada porque se a loja que os assembla é tão incompetente e tão pouco estável que se prefere é lidar logo com o ODM que hipótese é que essa loja da terrinha tem de programar os seus próprios drivers? Porque os drivers vêm dos assembladores, acham que quem compra sager, eurocom ,voodoopc etc vai tudo buscar os drivers à clevo?

- Em igualdade de condições claro que se prefere sempre comprar nacional, agora acreditar que há igualdade é uma ilusão, a desigualdade há sempre, umas vezes para um lado outras para o outro.

- Nos portáteis não há upgrades para as placas gráficas (salvo certas excepções a preço de ouro) se o ciclo de uma geração de gráficas é de 6 meses nos desktop num portátil é de um ano e não se pode remediar o erro de se ter comprado um portátil com uma placa no fim do seu ciclo. Será bastante frustrante gastar 2000€ num portátil novinho em folha e sentir que tem que correr tudo com os detalhes mínimos etc desde os primeiros jogos que sairão depois da compra do portátil.
Odd letters appear mysteriously on Gandalf's robes, reading in elvish "Will Thee Kiss Me in the Dark, Baby?" . . .
Body&Brains
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Nov 27, 2003 18:09

Processadores "Desktop"

Mensagempor ricardosalta » Domingo Nov 30, 2003 2:32

Comprei em Março um Celeron 2000, 512 ram, 40 disco, SIS 64 mb shared, combo, tv-out, infravermelhos... WOW! que máquina!!!

Sim sim... meus belos 1500€! Principal motivo do meu descontentamento... o processador non-mobile!! Ferve tanto que estou com ele ao colo com um tabuleiro por baixo, e pequenos objectos a levantá-lo para ver se areja. Mas não consigo trabalhar cenas pesadas em Photoshop ou outra coisa que meta o CPU a rondar os 100%: apaga-se. Parece nos filmes, quando desligam uma central nuclear. Aquele som tipo "all systems shutdown"... Só para verem estou a escrever isto no notepad, guardando regularmente, para o caso de se apagar como de costume.

Se estão a questionar-se quanto à marca, digo-vos depois de ir à loja com ele activar a garantia. Se me tratarem decentemente obviamente que serei brando ;)

Mas continuando... a bateria, primeiro durava 1h e qualquer coisa, depois andou uns tempos a durar 45m, e neste momento nem está colocada no forno, porque durava 5 minutos. O "transportável" foi comprado em Março!!

Entretanto o microfone deu o berro, as colunas às vezes distorcem a baixo volume, o sensor de fecho do LCD foi-se, uma tecla partiu-se...

É marca nacional, de base Clevo - pelas características que disse acima deve dar para alguns saberem do que se trata.

Enfim, queria mobilidade e lixei-me redondamente... queria eficiência para o meu trabalho... e enterrei-me.

Fica aqui portanto o meu testemunho quanto a portáteis...

Agora, antes de ir com isto à loja (para depois o vender!) preciso doutra máquina, pelo que estou pacientemente à espera da chegada às lojas do Acer Aspire 2003 por 2099 euros. Parece-me um computador de sonho. Que dizem? E a placa gráfica? ATI 9200 64 MB...

http://www.vobis.pt/vobis/products/product_detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=474827&FOLDER%3C%3Efolder_id=412923&bmUID=1070159112863

Pelo que vi os 2099 euros são os mesmos em todas as lojas. Julgo que vou comprar no El Corte Inglés porque além da garantia, oferecem por um ano um seguro contra acidentes... tipo cair e partir-se e tratarem-me do problema a custo zero... opiniões?

Ah... só para finalizar... passei pela FNAC, e pareceu-me que 90% dos computadores que lá estavam eram com processador "desktop"... estavam sempre a escaldar por baixo!! A moda pegou?
ricardosalta
Novato
Novato

Registado: Domingo Nov 30, 2003 2:04

Mensagempor NetSynnas » Segunda Dez 01, 2003 13:25

O ricardosalta deu um exemplo do que eu falava acerca dos nacionais...

Ainda têm uma carreira de evoluções pela frente... (não digo que são todos, atenção, nem estou a deitar abaixo tudo o que é nacional, apenas tiro conclusões de factos, de relatos concretos...)
NetSynnas
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante