Qualidade de assistência técnica

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Qualidade de assistência técnica

Mensagempor joelmonteiro » Sexta Dez 19, 2003 17:52

Olá a todos.

Gostaria de ter algum feedback de experiências boas ou más por que tenham passado ou que pessoas conhecidas passaram relativamente à assistência técnica de portáteis.

É muito bonito falar em garantia "on-site" onde os senhores técnicos vêm a nossa casa arranjar o portátil num prazo de 24h, mas a realidade e a qualidade da assistência é importante.

Já tive inumeros problemas pós-venda onde ainda estava abrangido pela garantia com inúmeros componentes de PC, pelo que não gostei da assistência prestada por algumas lojas e outras poderiam ter demorado menos do que 1 mês a trocar uma motherboard, etc...

Conclusão:
Estou a pensar em comprar um Portatil logo no início de Janeiro e um factor que me vai levar a escolher a marca será a qualidade da assistência técnica prestada. Já tenho alguns feedbacks:
- Compaq - por vezes dizem ter o portatil arranjado, e quando se vai levantar o problema persiste, para além de que é uma marca que tem muitos portatéis vendidos, logo, muitos avariados.
- Gericom - Ainda não está em Portugal... assistência em Espanha... não me parece!
- Entre muitas outras marcas que já ouvi falar, conheço, mas não sei como são quanto à assistência.

Gostaria que partilhassem os vossos conhecimentos no que diz respeito às várias marcas existentes e qual acham a que tem um melhor suporte técnico.

Gratos desde já,

Joel Monteiro
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Dez 19, 2003 17:39

Mensagempor hununu » Sexta Dez 19, 2003 20:52

Se queres qualidade pagas por ela. Deixa-te de marcas menores e começa a investir em ibms e contratos de apoio de jeito.
hununu
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Out 04, 2003 2:07

Mensagempor Subversiveagent » Sexta Dez 19, 2003 22:19

hununu Escreveu:Se queres qualidade pagas por ela. Deixa-te de marcas menores e começa a investir em ibms e contratos de apoio de jeito.

8O

E já agora compra ferraris para os funcionários todos, para chegarem ao trabalho a horas... 8O
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Nov 06, 2003 11:10

Mensagempor hununu » Sábado Dez 20, 2003 0:35

Subversiveagent Escreveu:
hununu Escreveu:Se queres qualidade pagas por ela. Deixa-te de marcas menores e começa a investir em ibms e contratos de apoio de jeito.

8O

E já agora compra ferraris para os funcionários todos, para chegarem ao trabalho a horas... 8O

Provavelmente não tens noção de como as empresas funcionam, mas 'as vezes basta um empregado ter o portátil inutilizado uma semana para pagar logo o investimento num contrato de assistência anual em que te metem outro portátil substituto no próprio dia... deixar de facturar durante uma semana é um pouco diferente de não poder jogar e deixar de ver sites pr0n percebes...

A realidade é que para consumidores caseiros - sem contratos de assistência - esta regra geral é muito má. No entanto, tenho tido sempre boa experiencia com assistencia IBM. A última foi uma board ter ido 'a vida devido ao famoso problema dos condensadores e passado dois dias eu ter uma board nova montada. E isto era uma board p3. Se fosse uma marca de mer** começava logo por dizer-te que as boards já não se faziam, etc, etc.. Ou seja, estavas duas semanas até perceberes que tinhas que fazer um upgrade e comprar cpu, memória, etc novo. Na prática, compravas um caixote novo por causa das chatices.

As pessoas dizem mal das marcas caras, mas elas vendem e muito para empresas. A diferença está em quem quer pagar pela qualidade. Eu até estou para comprar um acer 2003, agora não tenho a mínima ilusão q se tenha o azar daquela mer** ter um problema passado 6 meses, estou bem lixado... Claro que, já é incomparável comprar acer ou compaq e ter apoio na europa se lá estiveres durante um mês por exemplo em Inglaterra ou alemanha do que uma marca portuguesa que ninguém conhece a não ser cá.

Mas continua a defender assistências técnicas de mer** como a compaq... e a mandar boquinhas de ferraris...

Penso que o diferencial de opiniões advirá sempre do grau de qualidade exigida e de já ter passado por más experiencias com marcas mais baratas que na prática fazem um pseudo-dumping a low cost.
hununu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor joelmonteiro » Sábado Dez 20, 2003 2:28

Se queres qualidade pagas por ela. Deixa-te de marcas menores e começa a investir em ibms e contratos de apoio de jeito.

Eu sou um usuário comum. Quer isto dizer que não passo 24horas por dia em frente a um PC ou a 1 portátil, mas todos os dias dou-lhe o uso devido.

Se eu pago cerca de 1.500 Euros por uma máquina destas tenho o direito a exigir um mínimo de consideração pela marca no que diz respeito à assistência e não propriamente baldarem-se caso alguma coisa corra mal e dizer que "o problema está resolvido" quando na realidade eles ligam a máquina e acham tudo normal.

Não sou contra nenhuma marca até esta me dar provas de que merece o desprezo e acreditem, se alguma (em qualquer altura) me demonstrar uma má assistência eu farei de tudo para transmitir essa má imagem da marca. Por acaso em relação à IBM tenho a dizer bem, pois um conhecido tinha um portátil avariado e quando se dirigiu à assistência IBM cá em Portugal os técnicos viram que seria um problema demorado e prontificaram-se a oferecer um portátil equivalente para empréstimo até a reparação estar concluída. A meu ver é um verdadeiro exemplo de boa assistência, mas a questão é: Será que é sempre assim?

Não estou interessado em pagar 1.500 Eur por um portatil e estar a pagar mais 500 Euros em contratos de assistência para ter um portátil de substituição no próprio dia! Já estaria a pagar 2.000 Euros por uma máquina que não vale isso.

Acho que devemo-nos concentrar que uma marca não é boa só porque vende, mas porque é fiável e oferece um acompanhamento pós-venda que mereça o seu respeito.

Qualquer outra ideia sobre garantias é aceite.

Cumprimentos.
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor NoThinGMaN » Sábado Dez 20, 2003 3:32

eu sei de uma pessoa que comprou um dell onde a garantia onsite estava incluida no preço.

o portatil tinha 7 meses e a imagem ficou tremida... (acho que bateu em qualquer lado) ligou para o numero 808 da dell.. disse onde trabalhava (isto foi a uma terça feira à tarde) na quarta de manhã as 9h tava um tecnico na dell no emprego dessa pessoa a a arranjar.lhe o portatil. Desmontou, viu qual era o problema, foi À carrinha buscar peças para substituir.... e em 35/40 minutos... ficou pronto... 5 estrelas !!!

Escusado será dizer que o portatil custou 470cts (não sei a configuração ao certo...apenas o processador P4 Mobile 2.4 (tem agora 1 ano +/-).

Mas pronto... acho que nisso da assistência... IBM e DELL não dão hipoteses.

Toshiba se o PC vai para a quinta grande (amadora) é para la ficar 15dias no minimo - sei de um caso que foi 1 mes para fazer um upgrade de uma BIOS. Mas a www.hasi.pt também dá assistencia... e são bastante rápidos (especialmente se for um toshiba comprado a eles).

Acer.. tenho um aspire 2003wlmi mas não faço ideia como é a assistência. Sei apenas que um dos ACER POINTS em lisboa eh o BELTRAO COELHO, lda importador das coisas da CASIO e Texas Instruments. Portanto se for a julgar pelo nome... a empresa parece insuspeita.
NoThinGMaN
Novato
Novato

Registado: Sexta Dez 05, 2003 22:29

Mensagempor hununu » Sábado Dez 20, 2003 3:44

joelmonteiro Escreveu:Não sou contra nenhuma marca até esta me dar provas de que merece o desprezo e acreditem, se alguma (em qualquer altura) me demonstrar uma má assistência eu farei de tudo para transmitir essa má imagem da marca. Por acaso em relação à IBM tenho a dizer bem, pois um conhecido tinha um portátil avariado e quando se dirigiu à assistência IBM cá em Portugal os técnicos viram que seria um problema demorado e prontificaram-se a oferecer um portátil equivalente para empréstimo até a reparação estar concluída. A meu ver é um verdadeiro exemplo de boa assistência, mas a questão é: Será que é sempre assim?

Short answer: não :>

O que não devem faltar são pessoas com problemas em compaqs onde as coisas ficam ad eternum para arranjo. O mesmo desconfio que se passe com o acer... pelo menos uns 15 dias talvez.
hununu
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor lunatic » Sábado Dez 20, 2003 11:48

NoThinGMaN Escreveu:Toshiba se o PC vai para a quinta grande (amadora) é para la ficar 15dias no minimo - sei de um caso que foi 1 mes para fazer um upgrade de uma BIOS. Mas a www.hasi.pt também dá assistencia... e são bastante rápidos (especialmente se for um toshiba comprado a eles).

A assistencia da Toshiba na Quinta Grande não vale nada! tive com o portátil quase 1 mes e ainda por cime riscaram a tampa do portátil! isso parece mais um talho de que uma assistencia de PC's.....

Um amigo meu teve de trocar o teclado do portátil COMPAQ e foi até rápido (coisa de 1 semana) e quando lhe entregaram o PC estava envolvido num plástico para proteger dos riscos!!!

Cump.
lunatic
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Terça Set 30, 2003 1:04

Mensagempor gads » Sábado Dez 20, 2003 18:26

Eu tengo um fujitsu e em relação à assitência técnica estou bastante satisfeito!

Aqui há uns tempos, devido a picos de corrente, avariou-se o disco e o leitor de CD. Arranjaram-me o portátil em uma semana (teria sido menos se não fosse o fim de semana pelo meio).

Devido aos mesmos picos de corrente, o meu irmão avariou um toshiba e teve de esperar várias semanas que o arranjassem :(
gads
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 28, 2003 10:35

Mensagempor Subversiveagent » Segunda Dez 22, 2003 3:29

hununu Escreveu:Provavelmente não tens noção de como as empresas funcionam, mas 'as vezes basta um empregado ter o portátil inutilizado uma semana para pagar logo o investimento num contrato de assistência anual em que te metem outro portátil substituto no próprio dia... deixar de facturar durante uma semana é um pouco diferente de não poder jogar e deixar de ver sites pr0n percebes...
hununu Escreveu:
E tu provavelmente não tens noção que quem está aqui não é Sr. Dr. da empresa que tem budget ilimitado para fazer compras, não vai comprar o portátil através da empresa, e na realidade vai mesmo utilizar o portátil para jogar e ver sites pr0n. E não faz contratos de assistência porque ninguém morre por não ver pr0n por uma semana.

hununu Escreveu:A realidade é que para consumidores caseiros - sem contratos de assistência - esta regra geral é muito má. No entanto, tenho tido sempre boa experiencia com assistencia IBM. A última foi uma board ter ido 'a vida devido ao famoso problema dos condensadores e passado dois dias eu ter uma board nova montada. E isto era uma board p3. Se fosse uma marca de mer** começava logo por dizer-te que as boards já não se faziam, etc, etc.. Ou seja, estavas duas semanas até perceberes que tinhas que fazer um upgrade e comprar cpu, memória, etc novo. Na prática, compravas um caixote novo por causa das chatices.

Yup. E quando a minha board para P3 marou foi o que fiz. Porque já estava na altura de fazer o upgrade de qualquer forma. Agora se quiseres, podes continuar a correr tudinho no teu 8086 da IBM... que ainda está na garantia? não? Então a board deve ter sido baratinha... ou será que não te custou "nada" porque era um PC da empresa? Será?

hununu Escreveu:As pessoas dizem mal das marcas caras, mas elas vendem e muito para empresas. A diferença está em quem quer pagar pela qualidade. Eu até estou para comprar um acer 2003, agora não tenho a mínima ilusão q se tenha o azar daquela mer** ter um problema passado 6 meses, estou bem lixado... Claro que, já é incomparável comprar acer ou compaq e ter apoio na europa se lá estiveres durante um mês por exemplo em Inglaterra ou alemanha do que uma marca portuguesa que ninguém conhece a não ser cá.

Tu? um Acer 2003? Mas mas...porquê? então e os fabulosos portáteis IBM?? Epá eu não arriscava se fosse a ti... o cão pode-te comer o portátil e depois é uma chatice...

hununu Escreveu:Mas continua a defender assistências técnicas de mer** como a compaq... e a mandar boquinhas de ferraris...

Paro de as fazer quando os custos da tua solução "fantástica" começarem a entrar no teu bolso, em vez de entrarem nas despesas da empresa. E a "*erda" da HP (a Compaq já morreu meu caro) vende mais e para mais empresas do que a IBM, portanto volume de vendas não prova puto. Diz-me que a assistência da IBM é boa e eu talvez acredite, agora o que recebes em qualidade de assistência pagas logo à cabeça no portátil em si, nos contratos de manutenção E no custo das peças quando o equipamento fica fora da garantia.

Não tenho ódio pessoal à IBM, mas a IBM é uma firma para empresas e serve exactamente para o que disseste : a empresa tem de trabalhar 24 horas, senão perde-se dinheiro. Para um utilizador doméstico, essa não é a prioridade máxima.

Para não mencionar para nós comuns mortais, só há o R40 disponivel. E não pensas que todos os portáteis são iguais para IBM em termos de qualidade de atendimento pós venda, pois não?

hununu Escreveu:Penso que o diferencial de opiniões advirá sempre do grau de qualidade exigida e de já ter passado por más experiencias com marcas mais baratas que na prática fazem um pseudo-dumping a low cost.

Yup. E a assistência técnica está lá mesmo em baixo na lista de prioridades, juntamente com o peso do portátil. E com a autonomia da bateria, se bem que agora as pessoas já tomam um pouco mais de atenção a isso.
Editado pela última vez por Subversiveagent em Segunda Dez 22, 2003 3:48, num total de 1 vez.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Subversiveagent » Segunda Dez 22, 2003 3:32

Ah, a Quinta Grande.... "Meeeeeeeemories....lalalalalalala...."

Meses para ter uma drive de disquetes externa....desculpas esfarrapadas... telefones que tocam e tocam e tocam sem ninguém atender.... oh happy days!

Depois que a Toshiba se implantou em Portugal não sei como ficou a situação, mas pelos visto tá tudo na mesma. A Toshiba devia ganhar juizo e correr com eles, aqueles tipos são um perfeito cancro. :!:
Editado pela última vez por Subversiveagent em Segunda Dez 22, 2003 3:48, num total de 1 vez.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Subversiveagent » Segunda Dez 22, 2003 3:34

NoThinGMaN Escreveu:Acer.. tenho um aspire 2003wlmi mas não faço ideia como é a assistência. Sei apenas que um dos ACER POINTS em lisboa eh o BELTRAO COELHO, lda importador das coisas da CASIO e Texas Instruments. Portanto se for a julgar pelo nome... a empresa parece insuspeita.

Julga pelo site deles...e assusta-te :twisted:
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Subversiveagent » Segunda Dez 22, 2003 3:39

hununu Escreveu:O que não devem faltar são pessoas com problemas em compaqs onde as coisas ficam ad eternum para arranjo. O mesmo desconfio que se passe com o acer... pelo menos uns 15 dias talvez.

O que não devem faltar são pessoas com problemas em IBM onde as coisas ficam ad eternum para arranjo. Não conheço ninguém a quem tenha acontecido, mas apeteceu-me especular sem provas tb...

Atirar lama por atirar, qualquer um atira. Tens histórias de horror de Compaqs e/ou Acer? Vamos lá ouvi-las então.
Subversiveagent
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor joelmonteiro » Segunda Dez 22, 2003 14:16

Eu julgo que há muitos juízos de valor quanto às marcas. Em minha opinião não é possível generalizar nenhuma delas, pois acho que os vários representantes de assistência técnica é que podem ser considerados bons ou maus.

Eu considero qualquer marca como uma boa marca desde início. E nisto dos portáteis realmente é tudo a mesma coisa... boards... processadores, memorias... a marca contribui grandemente é no chassis. Se é Intel é Intel! Que vai ter a IBM de melhor do que a HP ou a ACER se os componentes forem os mesmos??? O que é certo é que é difícil encontrar configurações exactamente iguais, mas também isso não interessa obviamente.

A assistência técnica é um grande factor a ter em conta. E um amigo meu está a ter grandes problemas com um COMPAQ com menos de 1 ano e meio. Já veio da assistência 5 ou 6 vezes sempre com o mesmo problema e não conseguem detectar nenhuma anomalia. Para eles está tudo bom! (O problema é que o Windows bloqueia, fica tudo travado após ser levado à exaustão em software de programação. Será sobreaquecimento???)

O que é certo é que mesmo com este receio... eu estou de olho no HP Presario X1105 por 3 razões:
- Processador Centrino (Autonomia)
- Gráfica ATI 9200 (serve-me perfeitamente)
- Sistema de som... SoundBlaster Pro (preciso de bom som).

O objectivo é para apresentações com imagem e som. Até hoje não vi um portátil que fosse excelente a nível de som. Este está bastante razoável.

Já vi IBM, TSUNAMI, DELL, ASUS, TRIUDUS, INFORLANDIA, ACER, TOSHIBA, FUJITSU-SIEMENS... enfim! Marcas é o que mais não falta!!!

No entanto, não estou com vontade de estampar centenas de Euros numa máquina que 2 anos (ou menos) depois está obsoleta. Se estivessemos a falar de orçamento ilimitado... ah... venha o topo de gama!

Agora o senão... a assistência! Pah... vou rezar para que ele nunca avarie!!! É o melhor a fazer! Pois acho que tanto faz comprar a marca A, B, ou C que em termos de assistência... os técnicos têm é a obrigação de por aquilo a funcionar! Não estou com vontade de gastar tanto num IBM agora porque "eles são os melhores em assistência". Acho que tudo não passa de uma questão de sorte com o portátil que se compra e com a assistência onde o vamos levar. Não generalizemos, ne?

Cumprimentos a todos,

Joel Monteiro
joelmonteiro
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor brazas » Segunda Dez 22, 2003 14:46

já ouviste o som dos acer série 2000?

Tou impressionado com o meu!
Acer ASPIRE 2003WLMi Owner
brazas
Membro de Prata