Problem no portatil ( placa grafica )... sugestoes plz

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Problem no portatil ( placa grafica )... sugestoes plz

Mensagempor |Xplod| » Sexta Jan 23, 2004 22:30

Boas!

Bem pessoal, ao fim de um mês com o portátil, acer 1604LC, chegou o primeiro problema.. :? sim, porque estava bastante satisfeito com ele e tudo tinha funcionado as mil maravilhas.. ..até ontem..

O problem tem a ver, penso eu, com a gráfica ( é uma mobility radeon 9000 ).. tinha estado a jogar CC Generals e deixei o game pausado por cerca de 20min.. quando liguei o monitor, tinha os graficos todos marados... (tipo, quadrados de várias cores e uns traços marados a dar ideia de profundidade ---> a descriçao pode n ser a melhor, mas foi a melhor maneira de explicar o que aconteceu ).

Tirei o jogo e, no Win XP ( Home Edition ), fiz refresh ao ambiente e tudo voltou, aparentemente, ao normal. De qualquer forma reiniciei o sistema.. pra tentar perceber o que se tinha passado executei o Max Payne, que antes nunca tinha dado problemas alguns (na realidade, inda nada tinha dado.. ), e passado pouco tempo a jogar, voltou-se a passar o mesmo...

Os drivers são os de origem da makina.

Isto só aconteceu em jogos, e ao fim de algum tempo...

Possíveis problemas e que fazer a seguir...

- Memória da gráfica c problemas?
- Drivers antigos?
- Problem da BIOS?
- SO??!!

Ele está na garantia e parece-me que este problema estará abrangido. De qualquer forma, gostava de saber se há algo que possa fazer antes de despachá-lo pro inferno da assistência técnica. :evil:

Cumps!
|Xplod|
Novato
Novato

Registado: Quarta Dez 17, 2003 20:04

Mensagempor Tretabyte » Sexta Jan 23, 2004 22:57

Boas,
pois isso de facto pode ser muita coisa como nao, o facto de usares 1 windows que de bom nada tem e umas drivers ja bastante antigas nao ajuda mas o sindrome que descreves geralmente é causado por excesso de aquecimento nas graficas, num desktop essa reaccao da placa mostrava que ela teve 1 aquecimento acima do normal mas num portatil, aquecimento da placa devido ao jogo estar em pausa e quase de certeza que o sistema deve de ter entrado em standby pode ter causado isso, num compaq ja MUITO antigo que tive aconteceu-me isso uma vez, o factor da placa estar a funcionar em full load com o sistema ter entrado em standby por estar muito tempo sem ser usado causou algo muito semelhante ao que descreves.

sem mais
Tretabyte
Tretabyte
Gurus
Gurus

Registado: Sábado Jan 17, 2004 13:17

Mensagempor |Xplod| » Sexta Jan 23, 2004 23:10

tkz tretabyte,

Pois, isto realmente tá dificil de diagnosticar... No entanto, no caso do Max Payne, quando "fui a procura do problema" pra ver se se verificava num game em k antes nada acontecera, o prob ocorreu em pleno jogo... no stand-by at that moment....

Eu até estava a pensar instalar o XP Pro, instalar drivers actualizados e verificar se, de facto, o problem ficava resolvido..

No entanto, como inda tenho isto quase tudo como veio de origem facilitava-me na historia da garantia..

Mais opinioes serao bem-vindas! tkz dd já!
|Xplod|
Novato
Novato

Mensagempor AlienKarma » Sábado Jan 24, 2004 0:12

Boas.
Sugeria o seguinte:

1º arranjar drivers actualizados da gráfica
2º arranjar a ultima versão do directx
3º desinstalar os drivers da gráfica (os antigos)
4º instalar o directx actualizado
5º intalar os drivers da gráfica (os novos)

Se o problema presistir desistalar um jogo que estivesse a dar problemas e voltar a instala-lo.

Se não se resolver.... Fazer um clean install com o win xp pro
Se ainda assim não se resolver.... :( => faz uso da garantia, prováveis problemas de hardware.

Espero ter ajudado.
AlienKarma
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 14, 2004 22:19

Mensagempor |Xplod| » Sábado Jan 24, 2004 0:22

tkz AlienKarma!

axo que vou fazer isso mm, embora ache estranho isto ter-se passado de um momento pro outro...

let's see what happens...
|Xplod|
Novato
Novato

Mensagempor Mr_coelho » Sábado Jan 24, 2004 12:02

a mim tb ja m acontece a jogar need for speed mas actualizei os drivers e isso passou
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor |Xplod| » Sábado Jan 24, 2004 15:59

Bem, ja cheguei a conclusao k o prob n ta nos drivers.. entre outros, com os drivers omega ultima versao, aconte exactamente a mesma coisa...

Inda não mexi ao nível do SO, até porque não tenho aki o XP Pro..

Isto deve ser overheat da placa, embora seja estranho só se manifestar agora e n ter havido sinais nenhuns anteriormente..

Já não sei o que posso fazer mais ( axo k do SO n é... ) e so vejo uma opçao... technical assistence... e até nisto tive azar.. tivesse sido 10 dias antes, e tinha direito à troca do produto ( comprei na Fnac... )

Tkz anyway
|Xplod|
Novato
Novato

Mensagempor Ashler » Sábado Jan 24, 2004 17:57

Pode ser problema de aquecimento da placa.
Ashler
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 22, 2003 21:11

Mensagempor AlienKarma » Sábado Jan 24, 2004 22:29

Apenas acontece isso em jogos? E a ler um DVD? E a utilizar o CAD ou outros programas que façam uso da gráfica com + exigência?
AlienKarma
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Jan 14, 2004 22:19

Mensagempor Phoenix » Domingo Jan 25, 2004 1:00

Segundo estive a pesquisar, o problema parece estar relacionado com a tecnologia PowerPlay e com a opção Fastwrites dos drivers da ATI (tanto oficiais como Omega):

Segundo o que descobri, estar com o portátil ligado À corrente não causa problema nenhum, mas se estiver só com a bateria, a tecnologia PowerPlay usa características específicas (implementadas pelo fornecedor) para controlar a gestão de energia. Os drivers Omega são incompatíveis com essa tecnologia, por serem gerais e não suportarem essas implementações da tecnologia PowerPlay que variam de fabricante pra fabricante.

A solução é desactivar o PowerPlay, se se estiver a usar drivers que não os de origem.

Outra solução tem a ver com FastWrites. Apesar de as placas da ATI suportarem, essa opção causa instabilidades nos portáteis, devendo ser desactivada. Parece que o Call of Duty é um dos jogos afectados por esta opção, notando-se corrupção gráfica se o Fastwrites estiver activo.

De notar que estas situações foram relatadas noutros foruns, não posso dizer se são soluções definitivas, mas também, é só desactivar as opções que indiquei e experimentar. Se não for disso, então é activá-las outra vez e tentar procurar a solução noutro sítio...
Phoenix
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 26, 2003 22:25

Mensagempor |Xplod| » Domingo Jan 25, 2004 23:30

Tkz ppl pela disponibilidade e help

O prob acontece sempre que é solicitada acelaração 3D..

Quanto ao PowerPlay, acontece mm estando só ligado à corrente...

FastWrites foram também desactivados...

Parece-me k será mm prob de hardware.. alias, os sintomas sao mm de aquecimento da grafica..

talvez seja um prob simples.. tipo, a ventilaçao da grafica.. espero realmente k seja algo k se resolva rapidamente...

No entanto, tratando-se de um portatil, e estando na garantia, vou leva-lo amanha a assistencia.. é melhor que por-me a inventar...

tkz ppl

Já agora, dados os acontecimentos dados no "nosso Mundo", estas preocupações nao sao nd comparadas c a vida...

FORÇA FEHER!
|Xplod|
Novato
Novato

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante