O meu caso é bastante simples, tenho um portátil (com norma g) e um PC (com ligação SAPOADSL - USB) e gostava de criar uma Wi-Fi entre estes. Não me importo que o PC tenha ligação com fios, desde que o portátil seja "livre" para andar pela casa a navegar na internet...
1ª Hipótese: comprar uma placa de rede PCI / Interna (como esta) e criar uma rede Ad-hoc. Tenho a desvantagem de o PC ter de estar ligado quando quiser usar a net no portátil.
2ª Hipótese: comprar um Router Wireless que seja igualmente modem ADSL (como este). Como ficam as ligações neste caso? Neste caso o Router\Modem ficaria ligado ao PC, certo?
3ª Hipótese: comprar um Kit SAPO ADSL.PT Sem Fios que aparentemente já traz um Router\Modem e um receptor USB (ver aqui). Podia utilizar o receptor USB para o PC também ficar com uma ligação Wireless, certo?
4ª Hipótese: Apostar no Bluetooth através de um adaptador USB com distância máx de 100 metros (ver aqui). O PC já tem Bluetooth...
5ª Hipótese: Talvez a melhor, mas provavelmente a mais cara. Mudar de modem para um que tenha ligação Ethernet (teria de comprar uma placa de rede para ligá-lo ao PC, mas estas até são baratas) e então comprar um Router normal (como este).
Qual acham que será a melhor solução tendo em conta, claro está, a relação qualidade\preço
Já agora, qual é a diferença entre um AP (acess point) e um Router?
Agradeço desde já qualquer colaboração futura!
P.S. Achei por bem abrir este tópico na secção dos portáteis visto este ser um tema que muito interessa aos utilizador destes. Se acharem melhor mudem-no.