Portatil para tudo

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Portatil para tudo

Mensagempor xaninha » Quarta Out 10, 2007 11:19

Oias.
Não querendo parecer n00b... :S

Estou a procura de um portatil de 14" ou menos e que seja excelente.
Ou seja, sem ter em conta o preço.
Processador rapido.
n precisa de mta memoria pois n me importo de andar com um disco externo atrás, se for necessário.
placa gráfica com memoria dedicada minimo 224mb (mas se tiver mais ainda melhor) e com mais memoria partilhada (se for toa dedicada ainda melhor, mas não encontro nada assim...) e que seja mesmo boa

O portatil é p andar comigo atrás p todo o lado, e é p trabalhar e para jogar também, gostava k desse para jogos com graficos pesados, p n ter impedimentos.
não precisa ter gravador de dvd...

ja tive a procura aqui nos topicos mas normalmente quem eu vi que queria portateis pequenos não os queriam para jogar e quem queria para jogar não precisava deles pequenos.

vi o sony vaio vgn-sz61xn/c ( http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.ac ... +SZ+Series )
a placa gráfica é a NVIDIA® GeForce® 8400M GS GPU é boa?
Memória gráfica total disponível de 831 MB isto quer dizer que a memoria é dedicada? ou partilhada? ou quer dizer outra coisa?

Obrigada desde ja por me ajudarem :)

Ps: o preço não é importante, mas quanto mais barato melhor, claro ;)
xaninha
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 10, 2007 11:04

Mensagempor xaninha » Quarta Out 10, 2007 15:26

http://www.galileu.com/store/nav.asp?c= ... =65&p=8081

vi este asus, e acho que também é bom para o que eu quero.
A placa gráfica e o microprocessador sao os mesmos no assus e no vaio, mas o vaio tem mais 512mb de memoria.

reparei que tem 128 de memoria dedicada para a placa gráfica e mais 384mb (que devem ser partilhados)

o que acham?
xaninha
Novato
Novato

Registado: Quarta Out 10, 2007 11:04

Mensagempor Semenkhare » Quarta Out 10, 2007 16:05

Boas!

Portáteis de 14" com uma gráfica rápida (tipo uma 8600M GS ou HD2600 para cima) acho que não encontras, pois essas gráficas precisam de um sistema de arrefecimento maior, e precisam de um chassi do tamanho de um portátil de 15.4", pelo menos. De qualquer modo, vou ver o que consigo encontrar, logo digo alguma coisa.

Quanto ao Vaio, parece um modelo interessante. Processador rápido, 2Gb de ram, tecnologia Santa Rosa... a gráfica, bem... é lenta. O bus é apenas de 64bits, o que lhe retira imensa performance. O mínimo aceitável é um bus de 128bits.

Os 831Mb de ram que a Sony refere não corresponde à memória dedicada. Esta gráfica, no máximo, leva 256Mb de ram (segundo a nVidia), e quase que aposto que virá apenas com 128Mb dedicada + x de memória partilhada. E ter memória partilhada não dá, na realidade, vantagem alguma. Teoricamente parece perfeito ter mais alguma memória para ajudar a memória dedicada da gráfica. No entanto, a memória do sistema não é tão rápida do que a memória vídeo, por isso os resultados práticos são quase nulos. E considerando que a 8400M GS não tem capacidade para gerir mais do que 256Mb de ram, podíamos ter até 2Gb de ram partilhada que não serviria de nada. Além de que roubaria memória ao sistema.

Se queres um portátil que tenha também uma boa performance em jogos (já que referes em suportar gráficos pesados), esquece os portáteis inferiores a 15.4". Depois, nas gráficas, tens as seguintes escolhas:

- nVidia 8600M GS/GT ou ATI HD2600 (gráficas de gama média, classe 2; o minímo aceitável para correr os jogos actuais, mas já reduzindo a resolução e a qualidade gráfica para correr com frames decentes; a 8600M GT é a melhor, seguida da HD2600). Encontram-se em portáteis com ecrã de 15.4" e 17".

- nVidia 8700M GT ou ATI HD2600 XT (gráficas de gama alta, classe 1; correm os jogos actuais em resoluções elevadas e com os gráficos entre os valores máximos e médios; a 8700M GT é a melhor). Encontram-se apenas em portáteis com ecrã de 17", creio eu.

Podes consultar esta lista, onde se compara a performance das várias gráficas existentes para portáteis: http://www.notebookcheck.net/Mobile-Gra ... 844.0.html

Cumps!
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor Semenkhare » Quarta Out 10, 2007 16:11

xaninha Escreveu:http://www.galileu.com/store/nav.asp?c=1&f=18&s=65&p=8081

vi este asus, e acho que também é bom para o que eu quero.
A placa gráfica e o microprocessador sao os mesmos no assus e no vaio, mas o vaio tem mais 512mb de memoria.

reparei que tem 128 de memoria dedicada para a placa gráfica e mais 384mb (que devem ser partilhados)

o que acham?

Também é um modelo interessante. Peca na gráfica (lá está), na ram (só vem com 1.5Gb 8O 8O ), e na qualidade do monitor que é inferior ao do Vaio. Mas deve ser mais barato que o Vaio, vem já com mala e rato, e vem com GPS (interessante...).

Cumps!
.
.
- Asus P5Q / Intel C2D E8400 / 4GB 800MHz / Asus EAH4850 512MB / Asus TFT VW220D (21.6")
- Macbook Pro 15" / C2D T9400 (2.53GHz)/ 4GB 1066MHz / nVidia 9400M + 9600M GT
- Sony Ericsson X10i
- iPod Touch 3G 32GB
Semenkhare
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jun 14, 2006 22:11

Mensagempor asturmas » Quarta Out 10, 2007 18:11

Nem um nem outro..
Com a 8400 não jogas
O asus os 512 salvo erro estão na board..
Ou aumentar o tamanho do bixo ou não vais jogar..
asturmas
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 14, 2006 16:50

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante