O que é afinal o Dothan!

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

O que é afinal o Dothan!

Mensagempor James » Sexta Ago 27, 2004 15:18

Olá boa gente,
Gostava que me explicassem uma coisita, dado que sendo um utilizador de portáteis, há ainda muito jargão que desconheço. assim sendo......sei que saíram novos processadores para portáteis, baseados na tecnologia centrino...chamados Dotham. Mas...em que é q são mais fiáveis ? em que se destacam? o que é ter 2mb de Cache? ké isso? :) São assim mais rápidos? Nota-se em q ?

Podem dar-me umas dicas sobre este assunto?
è que também já vi esses processadores atingirem em alguns portáteis 1.8 Mhz e 2. Mhz.....
Brigadão
James
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Ago 06, 2004 16:21

Mensagempor Lusitano » Sexta Ago 27, 2004 15:58

Só uma rectificação, os novos processadores não se chamam Dothan, continuam a ser chamados Pentium Mobile, mas agora com outras denominações para cada modelo (em vez de ser Pentium M 2.0Ghz é Pentium M 755 por exemplo) e acho que o núcleo do processador é que se chama Dothan.
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor Mr_coelho » Sexta Ago 27, 2004 16:36

a expressao dothan veio substituir a centrino (penso eu)
Mr_coelho
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Set 09, 2003 19:00

Mensagempor Ashler » Sexta Ago 27, 2004 17:22

Mr_coelho Escreveu:a expressao dothan veio substituir a centrino (penso eu)

A expressao Dothan veio substituir a Banias, que sao os codigos do core de cada processador.
Centrino é o conjunto de chipset, processador e wireless da intel.
Ashler
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 22, 2003 21:11

Mensagempor Lusitano » Sexta Ago 27, 2004 17:35

Ashler Escreveu:
Mr_coelho Escreveu:a expressao dothan veio substituir a centrino (penso eu)

A expressao Dothan veio substituir a Banias, que sao os codigos do core de cada processador.
Centrino é o conjunto de chipset, processador e wireless da intel.

Exactamente, e o processador chama-se Pentium M, não Centrino nem Dothan nem nada. A expressão "portátil Centrino" está para ficar. :)
Cumprimentos,

Lusitano
Lusitano
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Domingo Mar 21, 2004 23:08

Mensagempor James » Sexta Ago 27, 2004 18:12

Hum....pois, mas digam-me : em que é que o Dotham é melhor q os actuais ? No processamento? mais rápidos? E o que são esses 2 Mb de Cache? pa q serve ? qual a diferença se só tiver um? Isso é q na percebo népias. Ai q é tão triste ser ingenorante...se falassemos de video digital, ainda fazia uma tese, mas neste campo de hardware népias !
L´homme c'est rien....l'ouvre c'est tout! Wrotte George sand to Gustav Flaubert
James
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Ashler » Sexta Ago 27, 2004 21:02

Nada melhor do que leres por ti mesmo....

Review do Dothan e comparação com o Banias
Ashler
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 22, 2003 21:11

Mensagempor alfatek » Sexta Ago 27, 2004 22:42

Basicamente são melhores em tudo, melhor performance, melhor consumo d energia, + cache, etc.
alfatek
Administrador
Administrador

Registado: Sábado Abr 06, 2002 18:28

Mensagempor Dr » Sábado Ago 28, 2004 0:39

Vou tentar responder à pergunta sobre o que é a cache e para que serve sem tentar complicar.
No fundo, ter 2 MB de cache L2 em vez de 1 MB pode ser comparado a ter 512 MB de memória RAM em vez de 256 MB.
O Pentium M é formado por, basicamente, 3 componentes: núcleo, cache L1 e cache L2. A cache L2 comunica directamente com a memória RAM na frequência do FSB (no caso é 400 Mhz, segundo a Intel, embora a maioria dos portáteis venha com DDR 333Mhz). A cache L2 comunica com a cache L1 (não sei qual a quantidade de memória que esta CPU tem de L1) na velocidade do clock do processador. Esta cache L1 comunica, por sua vez, com o núcleo do processador também na frequência do próprio processador.
Exemplificando, imaginando um Pentium M 725 (Dothan, obviamente, a 1.6 Ghz), temos a cache L2 a acessar a memória RAM na frequência da própria RAM, que se deseja a 400 Mhz. A cache L1 acessa a cache L2 na frequência do processador, ou seja, a 1.6 Ghz. O núcleo do processador acessa a cache L1 também a 1.6 Ghz.
Então, para que serve a cache L2? Serve para armazenar temporariamente dados que vão ser processados pelo processador. Como esta se comunica velozmente com a CPU, quanto maior for a quantidade de cache (L1 ou L2), mais rápido se torna o processamento, pois se o processador tivesse que esperar pelos dados que estão na RAM, eles demorariam muito mais a chegar ao próprio processador, o que significa mais lentidão.
Espero ter ajudado a compreenderes.
Cumprimentos.
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor James » Sábado Ago 28, 2004 9:47

Ora viva!

Sai uma rodada para este pessoal.....eu pago!

Brigado boa gente, de facto tou a ver q ter 2 mb de cache...vai fazer diferença para o que estou habituado!
Brigadão a todos, assim dá gosto vir aqui!

ch.
L´homme c'est rien....l'ouvre c'est tout! Wrotte George sand to Gustav Flaubert
James
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante