Ligar portátil a TV com resolução/aspect ratio correctos

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Ligar portátil a TV com resolução/aspect ratio correctos

Mensagempor Gex » Segunda Set 29, 2008 10:55

Bom dia,
Tenho um Acer Aspire e uma TV Lowe 16:9 CRT. Tentei ligar o portátil à TV com S-Video mas o problema é que na resolução do portátil a imagem aparece demasiado grande na tv saindo fora das margens desta. Se tento colocar mais pequena, fica mais pequena, descentrada e com um grande espaço para a margem do ecrã da tv.
O software da gráfica que uso é um DNA (que uso há anos e que melhora significativamente a prestação da placa gráfica).
Outra coisa, quando faço a ligação e depois tento identificar o ecrã, ele identifica sempre o portátil e tv com 1, em vez de 1 e 2.
O que é que eu posso fazer para conseguir ter a imagem como deve ser (por exemplo como tenho no media player Iomega Screenplay que ocupa todo o ecrã da tv com aspect ratio correcto)?
Obrigado
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Out 26, 2004 16:13

Mensagempor zinko_pt » Segunda Set 29, 2008 11:47

Qual é a VGA do Acer? Nvidia ou ATI?
Estás a ligar numa ficha sVideo da TV ou através de algum conversor?

Depois, não faças extended desktop no Windows, com uma TV CRT. As VGAs não gostam muito. Estás a pedir à VGA para debitar sinal analógico (sVideo) e digital (LCD no ACER), ao mesmo tempo. Até pode dar sem problemas, mas assim estás a por-te a jeito para problemas...
Se fosse LCD, via HDMI ou DVI, não tinha espinhas, pois seriam ambos digitais (ACER + TV LCD).

Depois das respostas às 2 questões acima, já te posso dizer a solução.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Set 02, 2004 13:09

Mensagempor Gex » Segunda Set 29, 2008 13:41

Olá, obrigado pela resposta.

Relativamente às questões, se não me engano a placa é uma ATI Mobility.
A ligação é feita por um cabo s-video que liga o portátil directamente à TV.
Obrigado
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Segunda Set 29, 2008 15:07

Gex Escreveu:Olá, obrigado pela resposta.

Relativamente às questões, se não me engano a placa é uma ATI Mobility.
A ligação é feita por um cabo s-video que liga o portátil directamente à TV.
Obrigado

Então a TV tem uma entrada sVideo...
No entanto só deve debitar, sem soluços, 400~480 linhas. O que quer dizer que qualquer resolução acima disto (640x480 será a resolução nativa da TV e acima disto a imagem passa-se), não funca bem.

1 - vê o modelo da placa VGA
2 - saca os drivers OMEGA RADEON se a VGA for compatível
3 - caso não seja, saca os drivers ATI Catalyst 8.9
4 - verifica as linhas suportadas pela TV (resolução vertical)

Depois deverás ter umas opções específicas para TV, como o overscan (caso a imagem não aproveite a TV toda). Nesta opção, normalmente funciona em auto. Ou seja, a imagem estica ou encolhe de acordo com a TV.

Importante: liga 1º a TV e depois o PC.
Escolhe uma resolução à volta das 400~480 linhas, como 640x480. É uma questão de ires testando.
Eu tenho uma ATI permanentemente ligada à TV por sVideo e desde a instalação do Vista até à utilização do mesmo, funca tudo bem.
"Os brinquedos das crianças e dos adultos diferem em duas coisas: tamanho e preço".
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor Gex » Terça Set 30, 2008 8:24

Não deu nada... :( Desinstalei os drivers DNA e tentei instalar o ATI 8.9, mas aparece-me uma indicação a dizer que sãincompatíveis com o sistema (embora a gráfica apareça na lista de gráficas compativeis no site dos drivers - é a ATI Mobility Radeon 9700 64Mb).
Mesmo sem o driver DNA tentei a ligação, mas o resultado foi o mesmo.

O overscan também não funciona.

Estava a pensar fazer um media center, mas se é este o resultado que eu vou ter o melhor é esquecer e manter-me com o Iomega Screenplay que não é grande coisa, mas ao menos acerta logo no formato do ecrã. :(
Gex
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor zinko_pt » Terça Set 30, 2008 8:44

Nope.
1 - Tenho um MediaCenter com ATI e uma TV CRT e funca bem. sVideo para conversor SCART.
2 - Usa os Catalyst oficiais da ATI
3 - Um Iomega ScreenPlay, comparado com um verdadeiro MC é uma bos**a e é dinheiro deitado à rua.
4 - Tenho a certeza que consegues ter uma imagem boa, ainda mais se tens uma ficha nativa sVideo na TV e não tens que andar com conversores (perca de qualidade de sinal) como eu.
zinko_pt
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante