venho aqui pedir-vos alguma ajuda na escolha da máquina a adquirir! Depois de alguma pesquisa, leitura e análise do que há no mercado, ando mais ou menos inclinado para a seguinte máquina. De qualquer modo, e porque posso estar a deixar de lado alguma opção que me tenha escapado, deixo-vos aqui um questionário tipo, devidamente preenchido e aguardo pelas vossas opiniões.
1) Qual é o orçamento disponível?
Inicialmente tinha previsto não gastar mais que 1000€, mas posso ir mais além, no entanto não estou disposto a gastar mais que 1500.
2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"
d. Substituição de Desktop: 17" ou mais
3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Qualquer coisa 'profissional', Elitebook, Dell Latitude/Inspiron, Lenovo
4) A que tarefas se destina o portátil?
Trabalho! Basicamente, muito CAD, FEM e algum texto, folha de cálculo...
5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
Sim, usar como ferramenta de apoio em discussões de projecto, aulas (projector), etc
6) Quantas horas de bateria necessitas?
2~2:30 são suficientes, por norma há sempre um tomada por perto.
7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não.
A menos que haja numa loja 'aqui ao lado' (aveiro), caso contrário, on-line, desde que seja numa loja credível.
9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
Vista Business, com possibilidade de migração para 7.
10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
b. WXGA+ - 1440x900;
c. WSXGA+ - 1680x1050;
d. WUXGA - 1920x1200;
11) O aspecto do portátil é importante para ti?
Na minha óptica, e dado que vou ter de olhar para ele muitas horas por dia, o ideal é ser sóbrio e minimamente agradável, daí não ter incluído os Tecra, que em 15,4 são muito semelhantes a um tijolo cinzento (minha opinião)
12) Quando é que vais comprar o portátil?
Estes dias
13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
250 GB parece-me bem
14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
BD estaria pronto para o futuro, mas, como tenho uma gaveta externa firewire, quando o preço for 'decente' e houver necessidade compro uma drive 3,5. Assim sendo DVD +/- RW está de bom tamanho
15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
HDMI e BT podem dar jeito
Obrigado pelo vosso tempo!
RM