Tirar a bateria ao portátil ou não???

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Tirar a bateria ao portátil ou não???

Mensagempor njassuncao » Sexta Out 15, 2004 23:52

Boas

Sou um recente felizardo por aquirir um Acer TM8005LMi, contudo, tenho pouca experiência de portáteis... :roll:

Já ouvi dizer que devemos tirar a bateria qd está carregada e estamos a trb em casa... :?:

O que têm vocês a dizer...? :?:

Se souberem de mais alguma dica importante para quem tem um portátil novo, agradecia que me a dessem... :roll:

Um Abraço! :P
Acer TM 8005LMi Brruuummmm......... um Ferrari Tdi... ;)
njassuncao
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 28, 2004 15:35

Mensagempor FreakDaHouse » Sábado Out 16, 2004 3:23

São opcões, eu ao inicio fazia isso quando os meus portateis eram novos, agora não tou pra tar a desligar o pc sempre que quero mudar de quarto ou cena que parece e ate deixo tar a bateria e pra já desde que o tenho este não notei diferença nenhuma na bateria.
FreakDaHouse
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sábado Out 25, 2003 17:02

Mensagempor njassuncao » Sábado Out 16, 2004 18:11

Obrigado pelo parecer FreakDaHouse :wink:

E o resto do pessoal, como faz :?: :?: :?:
Acer TM 8005LMi Brruuummmm......... um Ferrari Tdi... ;)
njassuncao
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Set 28, 2004 15:35

Mensagempor sopas » Sábado Out 16, 2004 19:03

e ja agora FreakDaHouse ha quanto tempo tens esse
sopas
sopas
Novato
Novato

Registado: Domingo Out 03, 2004 21:57

Mensagempor jaac » Sábado Out 16, 2004 20:03

Eu tiro a minha bateria sempre que posso... penso que assim vicia menos...
I never think of the future... it comes soon enough - Albert Einstein
jaac
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quarta Ago 04, 2004 16:10

Mensagempor Cadogan » Sábado Out 16, 2004 20:28

sopas Escreveu:e ja agora FreakDaHouse ha quanto tempo tens esse

cusca a assinatura dele e ja topas 8)
Cadogan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 04, 2004 11:45

Mensagempor Andre_Oliveira » Domingo Out 17, 2004 13:24

Eu tiro sempre que posso... e não tenho notado viciamento.

Cumprimentos
Imagem
Andre_Oliveira
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Abr 20, 2004 4:09

Mensagempor Onyros » Segunda Out 18, 2004 11:13

Eu tiro sempre a bateria quando o estou a usar ligado à corrente. Por uma questão simples, mesmo que não vicie (o que ainda está por ser provado), basta ele ficar ligado à corrente com a bateria, haver uma falha de corrente momentânea e ele ter que usar a bateria um pouquinho, abaixo dos 95%, digamos até aos 90%. Se a energia voltar, ele vai recomeçar a carregar a partir desses 90% e não vai descarregá-la até ao fim. Isso sim, pode viciar a bateria. Imagine-se que isso acontece bastantes vezes, sempre a carregar a partir de mais de meio.

Devia haver uma opção para fazer com que a bateria só começasse a carregar abaixo dos 5%. Assim, sempre que se começasse a usar a bateria, garantia-se que se usava até ao fim, evitando que ela ficasse viciada.

No entanto, quando se está a trabalhar, ter a bateria ligada mesmo com o portátil ligado à corrente é uma segurança extra para que não se percam dados. Se falhar a energia, ele usa a bateria ;)

Pessoalmente, eu opto por tirar a bateria. Tendo em conta que é bastante fácil as baterias perderem a autonomia inicial, tudo o que puder fazer para a poupar... melhor.

É que uma bateria nova... jeez. Que balúrdio. Tenho o meu portátil há quase um ano, e apesar de já ter notado alguma perda de autonomia (uns 20 minutos a menos, pr'aí), não foi nada de especial.

Nota: por acaso no tipo de trabalho que faço, tenho que usar a bateria do portátil, mais ou menos regularmente, mas mesmo numa fase em que não precisava, usava a bateria até ao fim pelo menos uma vez por semana.
Onyros
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Jan 07, 2004 16:35

Mensagempor coldblue » Quarta Out 20, 2004 18:44

ya mas convem anotar:

tirar a bateria e ligar à corrente, só com a bateria DESCARREGADA. se estiver carregada vai viciando pq vai perdendo carga.

tirar a bateria carregada e ligar a corrente, é preferivel n tirar.

axo que já tinha deixado isto escrito aqui algures d forma mais detalhada e com os porquês explicados. mas já n me lembro. ;p
Asus A8N-E / AMD64 Venice 3000+ / OCZ 2x512 2-2-2-5 Platinum / Powercolor X800GT 256mb
coldblue
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Fev 01, 2004 19:46

Mensagempor dfm » Quinta Out 21, 2004 15:46

O chamado "efeito de memoria" deste tipo de baterias é muito diminuto nas de "Iões de Lítio" (embora não seja inexistente) !!!

De qualquer das maneiras a maior parte dos portáteis modernos têem sistemas de gestão de carga que minimizam os danos às baterias !!!

Claro que esta parte do equipamento do portátil varia de marca para marca !!! É por isso natural que algumas marcas tenham mais problemas com baterias que outras !!!

O maior cuidado a ter com as baterias hoje em dia é a temperatura a que estão expostas !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Segunda Jun 28, 2004 16:57

Mensagempor YSY » Quinta Out 21, 2004 19:55

Como podem ler abaixo as baterias de lithium não têm efeito de memória, e ao contrário do que muita gente pensa é melhor uma pequena descarga do que uma descarga completa.

:!: Ciclo de carga :arrow:
Um ciclo de carga significa usar toda a capacidade da bateria, mas isto não quer dizer necessariamente uma única carga.
Por exemplo, você pode ouvir o seu iPod por algumas horas um dia, usando metade da sua carga, e então carrega-lo totalmente.
Se você fizer a mesma coisa no dia seguinte, isto contaria como um ciclo de carga, deste modo você pode demorar vários dias para completar um ciclo.
Cada vez que você completa um ciclo de carga, isto diminui a capacidade da bateria ligeiramente,
Fonte

Em http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm temos ainda:

:arrow: A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles.

:arrow: Avoid frequent full discharges because this puts additional strain on the battery.
Several partial discharges with frequent recharges are better for lithium-ion than one deep one.
Recharging a partially charged lithium-ion does not cause harm because there is no memory. (In this respect, lithium-ion differs from nickel-based batteries.)
Short battery life in a laptop is mainly caused by heat rather than charge/discharge patterns.

:arrow: Although memory-free, apply a deliberate full discharge once every 30 charges to calibrate batteries with fuel gauge.
Running down the battery in the equipment does this.
If ignored, the fuel gauge will become increasingly less accurate.
The battery life will not be affected.

:arrow: Keep the lithium-ion battery cool.
Avoid a hot car.
For prolonged storage, keep the battery at a 40% charge level.

:arrow: Consider removing the battery from a laptop when running on fixed power. (Some laptop manufacturers are concerned about dust and moisture accumulating inside the battery casing.)
:arrow: Avoid purchasing spare lithium-ion batteries for later use. Observe manufacturing date. Do not buy old stock, even if sold at clearance prices.

Espero ter ajudado.

PS: Eu nunca tiro a bateria do portátil, e nunca faço uma descarga completa. Tenho o portátil desde Abril e não notei diferença na autonomia.
LG LM50-34GP The Best!!!!!
YSY
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Abr 28, 2004 12:44

Mensagempor dfm » Sexta Out 22, 2004 15:02

(Por favor igonar este post, visto que não o consegui apagar. A mensagem que pretendia transmitir encontra-se no post seguinte)

As minhas desculpas !!
Editado pela última vez por dfm em Sexta Out 22, 2004 15:19, num total de 3 vezes.
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor dfm » Sexta Out 22, 2004 15:04

YSY .... o teu contributo foi excelente mas permite-me "clarificar" um ponto relativamente ao efeito de "memória das baterias" .... Os ensaios que efectuei com baterias deste tipo concluiram que de facto ele existe (sobretudo devido as condições de utilização) !!!

Aquilo a que eu chamei o "efeito de memória" será mais correctamente designado (no ensaio que indicaste) por "efeito DIGITAL de memória" (e deve-se a fenómenos de oxidação). Assim transcrevo em baixo informação retirada do site que tu indicas: http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm

Although lithium-ion is memory-free in terms of performance deterioration, batteries with fuel gauges exhibit what engineers refer to as "digital memory". Here is the reason: Short discharges with subsequent recharges do not provide the periodic calibration needed to synchronize the fuel gauge with the battery's state-of-charge. A deliberate full discharge and recharge every 30 charges corrects this problem. Letting the battery run down to the cut-off point in the equipment will do this. If ignored, the fuel gauge will become increasingly less accurate. (Read more in 'Choosing the right battery for portable computing', Part Two.)

Aging of lithium-ion is an issue that is often ignored. lithium-based batteries have a lifetime of 2-3 years. The clock starts ticking as soon as the battery comes off the manufacturing line. The capacity loss manifests itself in increased internal resistance caused by oxidation. Eventually, the cell resistance will reach a point where the pack can no longer deliver the stored energy, although the battery may still contain ample charge. Increasing internal resistance is common to cobalt-based lithium-ion, a chemistry that is found in laptops and cell phones. The lower energy dense manganese-based lithium-ion, also known as spinel, maintains the internal resistance through its life but loses capacity due to chemical decompositions.

Um abraço !!
CUMPRIMENTOS !!
dfm
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Mensagempor DIAABO » Sexta Out 22, 2004 15:17

alguem sabe algum programa para ver a data de fabrico do nosso portátil?
DIAABO
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Domingo Ago 22, 2004 18:40

Mensagempor bcunha » Sexta Out 22, 2004 16:56

Tenho um dell C610, nada de muito moderno ou grande espingarda e a bateria carrega até ao maximo quando está ligada à corrente e depois desliga, não volta a ser usada até eu desligar da corrente. Alem disso não tenho nenhuma preocupação em deixar descarregar ao minimo ou nãoi deixar é como estiver, se posso ligar à corrente ligo
Troco de portatil de alguns em alguns anos e só os primeiros, não ioes-litium é que tinha que comprar outra bateria depois de 2 anos ou coisa do genero.

Cmps.
AMD64 2800+ || ASUS A8V || 2x256 OCZ 3500 || ATI 9800SE 128MB @ 9800XT || 2xSeagate 7200 80 GB sata Raid 0 || Sony DRU-500A || LG 1710S Adoro o cheiro de napalm por a manhã.
bcunha
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Quarta Out 02, 2002 9:26

Próximo

Voltar para Portáteis - Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes