Centrino para video e 3D?

Coloque aqui as dúvidas na compra entre várias marcas de portáteis ou todas as questões das marcas que não tem um fórum individual.

Moderadores: Administradores, Moderadores

Centrino para video e 3D?

Mensagempor mbaptista » Quinta Nov 11, 2004 19:04

Ola pessoal,

Tou a pensar comprar um portátil baseado num Centrino 1.6 Mhz, mas tenho algumas dúvidas nomeadamente em relação ao desempenho do processador.
Eu trabalho muito em edição de vídeo e modelção 3D, o que requer processadores potentes.
O que eu queria saber é se algum de voçês já experimentou fazer estas tarefas num Centrino e se não se nota muita quebra na performance quando comparado com um P4.
mbaptista
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Quarta Nov 10, 2004 17:56

Mensagempor Dr » Quinta Nov 11, 2004 21:31

Acho que te vais arrepender se comprares um Centrino para essas funções.
No teu lugar optaria por um P4 HT ou um AMD64 com 1 GB de RAM (depende da carteira, claro).
Cumps
João Ribeiro
Dr
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Jan 21, 2004 3:50

Mensagempor Batas » Quinta Nov 11, 2004 22:49

Dr Escreveu:Acho que te vais arrepender se comprares um Centrino para essas funções.
No teu lugar optaria por um P4 HT ou um AMD64 com 1 GB de RAM (depende da carteira, claro).
Cumps

Concordo. Tenho um centrino 1.5 e faço tb edição de vídeo, até funciona bem, mas quanto mais processador melhor. Melhor que mais ram!
Batas
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Jan 10, 2004 12:08

Mensagempor InUrAnUs » Sexta Nov 12, 2004 20:16

Ou um centrino 2.0... Mas para o tombo, mais vale um P4 ou um AMD... Os P4 se não me engano trazem uma coisa qualquer para edição de video, que te acelera nestas tarefas.

Não te esqueças é do peso, calor, tamanho e da duração da bateria de um P4 em relação a um centrino.

Se achares o 3D fundamental, tens um IBM porreiro que traz uma FireGL ou uma Quadro, não me recordo, em um monitor SXGA+ por uns miseros €3500.
InUrAnUs
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Set 30, 2004 3:36

Mensagempor gandalf » Sexta Nov 12, 2004 21:03

Boas,

Por acaso ao ler este tópico achei piada pois acabei de receber um IBM T41 no trabalho ( infelizmente não é meu... 8) ) que penso ter esse processador...Alguém que conhece este portátil poderá dar-me uma opinião? Pelo menos parece ser bem melhor que o que tinha anteriormente ( Dell Latitude :evil: big shit...)
Abraços!
gandalf
Novato
Novato

Registado: Sexta Jun 18, 2004 11:43

Mensagempor mbaptista » Sábado Nov 13, 2004 15:34

Pois... eu estava a pensar gastar na ordem dos 1300€ mais coisa menos coisa. Daí que estava a considerar um Acer 4002 Wlmi. Tem uma boa placa gráfica e as características parecem-me porreiras.
Não é uma fireGL, mas também posso fazer os renders no duplo Xeon lá do emprego! :wink:

A escolha do Centrino é mesmo só por causa do peso e da autonomia. Mas por outro lado também não queria uma máquina que quando começar a trabalhar vídeo se engasgue toda... Nunca ninguém experimentou editar video num Centrino??
mbaptista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Cadogan » Sábado Nov 13, 2004 18:01

Boas,

se nao necessitas de autonomia nem vais andar com o portatil ao ombro entao se fosse a ti optaria por um p4 ... por outro lado se te dá jeito ter mais de 3 horas de bateria e nao queres ficar marreco dos ombros eu diria que o 4002 é o ideal em termos de performance/preço.

Cumps.
Cadogan
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Out 04, 2004 11:45

Mensagempor Dark_Angel » Domingo Nov 14, 2004 20:19

mbaptista Escreveu:Pois... eu estava a pensar gastar na ordem dos 1300€ mais coisa menos coisa. Daí que estava a considerar um Acer 4002 Wlmi. Tem uma boa placa gráfica e as características parecem-me porreiras.
Não é uma fireGL, mas também posso fazer os renders no duplo Xeon lá do emprego! :wink:

A escolha do Centrino é mesmo só por causa do peso e da autonomia. Mas por outro lado também não queria uma máquina que quando começar a trabalhar vídeo se engasgue toda... Nunca ninguém experimentou editar video num Centrino??

Sabes qual e a diferenca de hardware entre a FireGL dos IBM T42 e uma Radeon 9600 128Mb?

....0 (zero)

Se tiveres paciencia para fazer uns malabarismos com drivers (e a unica diferenca...) podes ter um FireGl por muito menos!!
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor mbaptista » Segunda Nov 15, 2004 14:14

Dark_Angel Escreveu:Sabes qual e a diferenca de hardware entre a FireGL dos IBM T42 e uma Radeon 9600 128Mb?

....0 (zero)

Se tiveres paciencia para fazer uns malabarismos com drivers (e a unica diferenca...) podes ter um FireGl por muito menos!!

Ha sim?? Explica lá melhor como é que isso se faz? Pleeeease... :wink:
mbaptista
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor Dark_Angel » Segunda Nov 15, 2004 15:05

mbaptista Escreveu:
Dark_Angel Escreveu:Sabes qual e a diferenca de hardware entre a FireGL dos IBM T42 e uma Radeon 9600 128Mb?

....0 (zero)

Ha sim?? Explica lá melhor como é que isso se faz? Pleeeease... :wink:

Ha duas maneiras, que eu saiba.

Podemos arranjar os drivers das FireGL mais actuais e modificá-los para poder instalar num Radeon, com o RivaTuner. Este é o metodo mais complicado e ainda não experimentei.

Depois ha os FreeFireGL, que são tipo uns drivers já modificados para podermso instalar nas Radeon. O problema é que ao serem pré-modificados, estamos dependentes do seu criador para ter drivers actualizados, e por vezes nao servem para a nossa placa.

Este foi o mod que experimentei, e ainda não consegui.
Este mod foi muito feito quando a MR9600 estava na moda (a ultima FireGL é uma 9600, não existem FireGl baseadas na MR9700), por isso os FreeFireGL estão-se a tornar complicados de instalar na minha MR9700.

Dar, dá, e os resultados se for bem feito são optimos, mas conseguir fazer é que está dificil...

O hardware principal das placas é identico, a diferença está nos drivers para as FireGL estão optimizados para aplicações profissionais e não para jogos.
Os drivers OpenGL estao certificados por varias companhias de CAD/CAM etc...(autodesk,macromedia,discreet...etc)
Forum sobre os Sony VAIO em português:

vaio.tech-pt.com/forum
Dark_Angel
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Mar 04, 2003 4:30

Mensagempor mbaptista » Segunda Nov 15, 2004 18:23

Obrigadão! Valeu! :wink:
mbaptista
Aprendiz
Aprendiz