Indústria fonográfica processa portugueses que roubam música

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor KiwwaBoyHacker » Quarta Abr 05, 2006 10:51

shivan Escreveu:
xirix Escreveu:Acabei de ler o artigodo Correio da Manhã sobre o assunto, e até agora foi o mais completo dos que vi.

Pelo que parece, os processo vão ser para quem faz os uploads e não para quem faz os downloads. Como todos nós sabemos, os programas de P2P fazem tanto upload como download, mas é uma forma de contornar o artigo de lei 75º que o shivan colocou, já que vão alegar a distribuição ilegal e prejuizos financeiros (já que segundo a lógica deles, quem fizer download não compra, logo quem permite o upload está a tirar dinheiro às editoras).

Vamos lá ver se consigo explicar facilmente as coisas...
Em primeiro lugar eu posso partilhar os meus ficheiros, quaisquer que sejam numa rede. Eu por exemplo, posso ter comprado um cd e posso por lei obter cópias de segurança. Cabe a mim, fazer o que bem entender com as cópias de segurança, desde que não prejudique ninguém financeiramente. Eu quando coloco um ficheiro em partilha, não obrigo ninguém a tirá-lo. Quando uma mediateca ou um videoclube, coloca para aluguer um dvd, não está a fazer pirataria. Se a pessoa fizer uma cópia do mesmo, não será a mediateca ou o videoclube acusados de falência dos direitos de autor.
O segundo ponto, e esse para mim é mais importante, e só quem não percebe nada de direito ou está a tentar enganar os portugueses é que o diz. A Lei Portuguesa é clara. O ônus da prova tem que ser feito em tribunal e as provas obtidas têm que estar devidamente referenciadas pelas autoridades de investigação criminal. Vamos ao Caso da Casa Pia. O aluno X diz que foi violado pelo deputado Paulo Pedroso, os advogados do aluno X intrepõem uma acção judicial acusando o deputado Paulo Pedroso. As autoridades investigarão se realmente é verdade ou não. Mesmo que o advogado do aluno X chegar com conversas gravadas num gravador ou haja a presença da voz do deputado Paulo Pedroso, essas gravações serão nulas perante um tribunal, pois a lei portuguesa é clara, as provas para serem válidas têm que ser obtidas pelas autoridades de investigação. Por isso, eu gostava de questionar ou lançar para o ar, a seguinte pergunta, os senhores advogados dos produtores musicais, disseram que tinham conseguido arranjar 28 IP's de utilizadores que recorriam ao download de música, eu gostaria de saber por exemplo, face a um tribunal, como é que um juíz pode avaliar a veracidade e seriedade dessa prova, se ela foi obtida por uma das partes interessadas? Por isso, a prova que os advogados arranjaram neste momento vale zero. Só as autoridades de investigação têm condições e poderes para validar provas obtidas por elas próprias.
Terceiro Ponto - Eu compro um cd numa loja, tenho 1000 amigos. Há alguma lei neste País que me proíba de emprestar o meu cd aos meus 1000 amigos e eles gravarem para si no suporte que bem entenderem? Então se isto não é pirataria, porque razão um fulano que têm o original, não pode partilhar a música na net, para os seus "amigos"?
Quarto Ponto - Falam que foram apanhados 5000 casos em todo o mundo. No entanto, esquecem-se de dizer o que é a jurisprudência nesta situação. No Canadá em 2002, um tribunal considerou-se incapaz de julgar os casos de pirataria, pois segundo eles, se uma biblioteca põe ao dispõr fotocopiadoras no seu espaço físico para que as pessoas possam tirar fotocópias dos livros nela presente, a mesma situação terá que se reportar para a internet. Recentemente, no mês anterior ao fecho dos servidores belgas, um tribunal Francês considerou a mesma situação e não avançou com as queixas crimes apresentadas por estes mesmos senhores. Falam que foram apanhados um carpinteiro, etc etc. Mas eu perguntou, alguém confirmou essas notícias? Alguma agência noticiosa deu essas notícias? Então se o objectivo é alarmar as pessoas e avisá-las, porque razão estas organizações não fizeram saber das condenações e os jornalistas foram lá filmar os culpados? Estranho...
Quinto Ponto - Falam de prejuízos. Falam de artistas a passar fome. Então eu pergunto, para onde é que vai os 7% do preço do meu gravador de dvd's. Perguntou, para onde é que foi os 7% de cada cd virgem que compro? A resposta é simples, vai para a sociedade portuguesa de direitos de autores.
Sexto Ponto - Porque razão este ano Portugal têm imensos grupos a actuarem em Portugal, muitos deles de cariz mais alternativo, com as salas de espectáculo fechadas. Muitos deles, nem sequer passam nos circuitos comerciais normais (rádio, televisões etc). Porque razão, tool, sigur rós, kings of convenience, vêm tocar a portugal com casas cheias, se os seus discos nem sequer são dos mais vendidos? Porque a internet permite isso mesmo, permite que as pessoas tenham conhecimento e oiçam música. Já agora, porque razão o site www.allmusic.com, permite ouvir os primeiros 15 segundos de todas as músicas da maioria dos cds dos inúmeros artistas. Já agora também, as milhares de rádios online que passam horas de música, impedem os seus ouvintes "internautas" de gravarem o seu conteúdo? E porquê, porque não é pirataria gravar ou fazer download de músicas desde que se destine a uso pessoal. O que é crime é obter lucros a partir disso... Não há ninguem, e atrevo-me mesmo a colocar em BOLD, NÃO HÁ NINGUÉM COM ACESSO À INTERNET EM PORTUGAL QUE NUNCA TENHA FEITO OU UTILIZADO A INTERNET PARA FAZER DOWNLOADS DE MÚSICA. Aliás, a internet e é pena que esses tipos ainda não tenham percebido isso, tem o objectivo de permitir que as pessoas interajam culturalmente numa comunidade sem cores, sem religiões, sem raças e sem nacionalidades. Espero aqui sentado para
ver o desenrolar deste processo.

Mr.shivan no seu melhor...... 2 discursos com muito que se lhe diga.
Pronto, nos estamos em portugal, e so isso diz tudo.
As editioras querem ganhar pasta a conta do povo, ma so P2P nunca vai acabar.
Realmente se eu tiver um CD, quem diz que nao o posso emprestar ao meu amigo, e que ele depois grave?
E como é que eles sabem que nos nao temos o original?

'ah e tal, o original partiu-se e eu so fiquei com o backup....... eles nao tem maneira de provar que e mentira.
Se as pessoas se dedicassem a fazer musicas de jeito, e nao tralhas completas, talvez ganhassem mais dinheiro.
E quem e que os manda lancar CD's?
Lançam porque querem, nos nao temos nada a ver com isso.
Fazem conçertos porque querem, tambem nao temos nada a ver com isso.

BTW: Eles so se estao a referir as musicas, ou tambem aos games, videos, etc?
KiwwaBoyHacker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Domingo Set 18, 2005 10:16

Mensagempor _black_bird » Quarta Abr 05, 2006 10:56

Acho que é só musicas mesmo!!!
Bem no pior das hipoteses saquem albuns de paginas online..o que nao faltam sao albuns no rapidshare e megaupload.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Jan 17, 2003 22:06

Mensagempor xirix » Quarta Abr 05, 2006 11:56

Boas,

Nos USA os gajos da RIAA chegaram ao cumúlo de sugerir que um dos acusados deixasse a faculdade para pagar a multa. Estes gajos estão cada vez mais engraçados.

RIAA Suggests MIT Student Drop Out Of School To Pay Fine

The RIAA has made quite the business out of shaking down folks they accuse of uploading music. This has been covered at length before, but they basically send a "settlement offer" with each lawsuit. The offer says (more or less) "pay $3500 and this goes away." They also make it clear that just taking the case to court will likely cost more than $3500 in legal fees, suggesting it's not even worth fighting it -- which in some parts of the world sounds very much like extortion.

continua em http://techdirt.com/articles/20060405/0227225.shtml

Em relação ao que o shivan escreveu

Cabe a mim, fazer o que bem entender com as cópias de segurança, desde que não prejudique ninguém financeiramente.

O problema pelo que percebi é esse mesmo. Eles alegam que tu com essas cópias os estás a prejudicar financeiramente. Porque assim os teus amigos não chegam a comprar o CD.

Aliás, eu não sei ao certo a legislação que envolve os CDs audio, mas com software por exemplo, se tu compras um Windows, Office, Corel, Photoshop, etc, e passado algum tempo resolves que não queres mais esse software e resolves vender a outra pessoa, o License Agreement não o permite. Por acaso tenho curiosidade se os CDs possuem alguma coisa desse tipo.

Sobre a parte das provas, há inclusivé um site que foi montado (vou procurar e depois coloco aqui) para montar screen captures fakes de emule onde mostra a lista de ips de onde estás supostamente a fazer download, isto, porque parece que a RIAA está a entregar como prova esses mesmos screencaptures. Cá em Portugal não sei o que entregaram além dos endereços IP. Por outro lado, como a RIAA nos USA está muito amiga do FBI, e se as provas fornecidas forem com o aval do FBI??? Afinal, a comunidade muito estranha os novos servidores Razorback que apareceram depois de terem sido "fechados". Existem hoje 2 servers na Bélgica e uns 4 no minimo nos USA. Será que estão a usar isto para fazer logs e catar o ppl? Neste site, mostra uma das acções e os documentos relacionados como um dos logs que usam como prova.

À medida de descubra mais coisas eu aviso.

Abraços
X|r|X
=================
Não subscrevam a VIANETWORKS, TVTel ADSL, ASDL.XL, CyclopNet. A VIA aldraba todos os seus clientes iludindo-os c/ velocidades q nunca tem na realidade. Uma ligação 1024/256 (128kB/32kB) na prática é de 6kB/4kB c/ o emule.
xirix
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Terça Out 05, 2004 21:07

Mensagempor _black_bird » Quarta Abr 05, 2006 12:32

E olhem uma cena e no caso de se ligar só o sistema KAD, como é k é? Nao estou ligado a nenhum servidor, logo os logs desses servidores uma pessoa nao aparece.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor icurado » Quarta Abr 05, 2006 13:03

então se vai ser assim acho que os ISP's vão falar mais alto...e vai ficar tudo em águas de bacalhau...como alguém já aqui disse...se eles calham de levar isto para a frente, nós (consumidores) pagamos cerca de 22,50€ a 45€ de net em média...pra que precisamos de ter uma net mais rápida com consumos tão baixos ?? :roll:
Imagem
Imagem
icurado
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Out 13, 2005 19:49

Mensagempor _black_bird » Quarta Abr 05, 2006 13:38

icurado Escreveu:então se vai ser assim acho que os ISP's vão falar mais alto...e vai ficar tudo em águas de bacalhau...como alguém já aqui disse...se eles calham de levar isto para a frente, nós (consumidores) pagamos cerca de 22,50€ a 45€ de net em média...pra que precisamos de ter uma net mais rápida com consumos tão baixos ?? :roll:

Foi o que eu já disse..eu por exemplo tenho tvtel de 6 megas (29.50€) mudo para a de 3 megas (19.50€) que chega e sobra para navegar na net.
Só no meu caso o ISP fica a perder 10€. Agora vejam no numero total de utilizadores do emule e afins.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Mensagempor nelugo » Quarta Abr 05, 2006 13:52

Quem ganha sempre são os isp's e os fabricantes de cd's e afins.

Visto que a pirataria nunca vai desaparecer e é até bem antiga (no tempo em que o pessoal gravava cassetes ninguém chateva ninguém) as editoras deviam receber royalties dos isp's e fabricantes de media proporcionais as vendas de discos
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor Gocho » Quarta Abr 05, 2006 14:01

Eles que ponham as musicas a 0,25€.. e eu garanto que passo a comprar!! Agora 1€.. fogo.. dá para dois cafés!!!

Eu acho que o melhor no meio disto tudo... é 'cagar' para os gajos.. simplesmente.. ignora-los!! Eles que falem para ai!!

Daqui a pouco, tb vão processar o pessoal por sacar séries não..OK, passo a grava-las directamente da tv.

Ah..e tal, mas eu sou artista e ganho mal, por causa da pirataria! Ainda não vi nenhum artista magrinho, e todo roto, só porque a musica não rende. Façam musica boa, e não precisam de vender cd's para ganhar!.
Gocho
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Set 10, 2004 0:37

Mensagempor sLiNk » Quarta Abr 05, 2006 14:14

Gocho Escreveu:Eles que ponham as musicas a 0,25€.. e eu garanto que passo a comprar!! Agora 1€.. fogo.. dá para dois cafés!!!

Pois, a 1€ cada música, compras 15 que é o normal nos CDs (quando não são menos, e no fim só uma é que se aproveita...) fica a 15€. Ora isso custa um CD na loja!

Só por aí se vê o lucro que eles têm com a venda de música on-line, visto não terem custos de gravação de CDs, impressão de capas, distribuição...
sLiNk
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Jun 26, 2005 20:54

Mensagempor zecacharly » Quarta Abr 05, 2006 14:58

Eles esqueçem é que podemos incriptar os ficheiros pra outras extensões...

O que quero dizer é em vez de partilhar em .mp3 se partilhe em .xxx depois em casa com um programa de alteração de extensões voltamos a colocar .mp3

Pra grandes males, grandes remédios!

Ainda vai correr mt tinta até chegar ao cliente/utilizador final
zecacharly
Novato
Novato

Registado: Terça Set 21, 2004 1:37

Mensagempor Red_Beret » Quarta Abr 05, 2006 15:06

zecacharly Escreveu:Eles esqueçem é que podemos incriptar os ficheiros pra outras extensões...

O que quero dizer é em vez de partilhar em .mp3 se partilhe em .xxx depois em casa com um programa de alteração de extensões voltamos a colocar .mp3

Pra grandes males, grandes remédios!

Ainda vai correr mt tinta até chegar ao cliente/utilizador final

Isso não é encriptar,lol, a meu ver, é mascarar, mas mesmo assim, de que te serve isso?

Ninguem analisa o que tu tas a enviar ou a receber. Seria impossivel fazerem isso a todos os utilizadores. O que eles fazem, é sacar cenas de ti, ou enviar cenas para ti. É o suficiente para te apanharem.
Imagem
Red_Beret
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Set 17, 2004 11:13

Mensagempor LuisFilipe » Quarta Abr 05, 2006 15:07

A coisa mais acertada que já li em relação a este tema foi no Correio da Manhã uma qualquer cantora de pop que refere com razão que:

Um escritor tem direitos de autor sobre o que escreve.

Um musico não. Os direitos de autor são das editoras.

No mínimo estranho não ?

Já se tinham apercebido ?
LuisFilipe
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 22:12

Re:

Mensagempor carlosfilipe » Quarta Abr 05, 2006 16:20

Boas.

Antes de mais queria dizer que não sou hipócrita ao ponto de dizer que não saco nada e que reconheço a pirataria como um crime.

No entanto, e para baralhar mais o pessoal :lol: vou apenas deixar algumas considerações pessoais:

1. Embora legalmente possa não o ser, para mim é diferente sacar música/filmes/software para uso pessoal ou para venda. Condeno quem saca para venda.

2. Não é desculpa o facto de os CD's/DVD's serem caros. O tabaco também é caro e não é por isso que o roubo.

3. Portugal é, actualmente, um país com problemas sociais e judiciais. Acho ridículo que sequer se pense em processar/multar/julgar/prender pessoas que saquem música/filmes/software para seu uso pessoal, quando decorrem crimes bem mais graves (crianças, algumas bébés(!!!!!) maltratadas, por ex.) e quando são detectados esses crimes demora-se qualquer coisa como 3-4 anos para julgar o culpado, quando se consegue chegar ao fim do julgamento sem prescrever. Estabeleçam-se prioridades.

4. A Associação Fonográfica apresenta sempre o choradinho dos artistas. Pelo que se vê na tv (MTV, VH1, ...) não me parece que estejam em grandes dificuldades financeiras (se bem que isso não torne correcto o facto de verem o seu trabalho ser roubado). Mas também é verdade que na entrada dos concertos não perguntam a ninguém como conheceu a sua música, se foi por CD original ou pirata, sacado da net ou emprestado pelo vizinho...

De momento é só.

Acrescento apenas que se alguém nas condições que referi anteriormente (sacar música/filmes/software para uso pessoal) for condenada, Portugal é mesmo um país sem noção das prioridades...o que me entristeceria bastante.

Volto a dizer que esta é a minha opinião pessoal e como tal está aberta a criticas.
Abraços, carlos filipe

AMD Athlon 64 3200+ venice@ABIT KN8 Ultra
OCZ 2x512 PC3200
ASUS Extreme AX550GE/TD 256 MB PCI-E
HITACHI Deskstar 7K80 80G sataII
NEC ND-4570A
LC-POWER Super Silent LC6550 2.0 550W Black
ACER AL1716
carlosfilipe
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Segunda Jun 27, 2005 13:37

Mensagempor nelugo » Quarta Abr 05, 2006 17:29

Não podemos esquecer o facto de as músicas serem transacionadas em MP3.

MP3 é um formato de baixa qualidade. Qualquer um, mesmo não sendo audiófilo identifica uma música neste formato, até nas rádios dá pra distinguir.

O próprio cd já é inferior em relaçao á gravação de estúdio.

O que também é verdade é que para o actual panorama musical pouco se perde se o formato for fraco
Imagem
nelugo
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Sábado Set 11, 2004 12:09

Mensagempor _black_bird » Quarta Abr 05, 2006 17:31

nelugo Escreveu:Não podemos esquecer o facto de as músicas serem transacionadas em MP3.

MP3 é um formato de baixa qualidade. Qualquer um, mesmo não sendo audiófilo identifica uma música neste formato, até nas rádios dá pra distinguir.

O próprio cd já é inferior em relaçao á gravação de estúdio.

O que também é verdade é que para o actual panorama musical pouco se perde se o formato for fraco

Ora aqui está..má qualidade na musica..bom ponto de vista.
Eu a comprar originais só mesmo de vinyl. Entao no house é que se nota bem a diferença.
_black_bird
Membro de Ouro
Membro de Ouro

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante