tmgp Escreveu:os lideres de mercado? no consumo vejo pouco disso... neste momento lembra-me a brother, que quer crescer e por isso recorreu a essa estratégia, mas continua a estar muuuito longe do lider... e penso também em equipamentos profissionais, com características diferentes dos bens de consumo.
asus, gigabyte, intel e amd, 3 anos, corsair, ppc e samsung, 5 anos. nas memórias nem vale a pena falar, quase tudo lifetime. xfx, bfg, evga idem.. há uma quantidade enorme de marcas, na informática, a oferecer garantias bem superiores a 2 anos. e estas são só algumas que me lembro.
tmgp Escreveu:não referi os distribuidores mas sim os fabricantes... e já ouvi esta conversa de modo informal mais que uma vez... Portugal já não é atractivo, e assim fica ainda menos...
que fabricnate é que conheces que teve uma conversa informal contigo? right.. tiveste uma conversa informal com um fornecedor ou distribuidor, os principais prejudicados com a nova lei. mas outra coisa, o que o fabricante tem a ver com o assunto? se o fabricante só der 1 ano de garantia então a responsabilidade no outro ano é do distribuidor. quanto a portugal não ser atractivo, é a tua ideia. eu acho que se não fosse atractivo não tinhamos cada vez mais marcas cá. nos ultimos anos as marcas têm aumentado a sua presença e marcas que outrora não havia hoje estão presentes. mesmo marcas desconhecidas e baratas, cada vez mais apostam. cada ano que passa há novas marcas no mercado português. é isso um mercado pouco atractivo? um mercado que pratica preços comparáveis ao resto da europa? até mesmo aos estados unidos se compararmos que os custos de distribuição e os intermediários são mais relativamente às empresas lá situadas..
tmgp Escreveu:claro, mas imagina que o rma é no final do segundo ano... tens mais dois anos e a percentagem duplica. isto para não falar nas porta aberta à fraude.
a percentagem duplica? quantas pessoas conheces que tenham feito rma de um produto que veio de rma ou que tenha avariado dentro de um prazo razoavelmente fora da garantia? as coisas não são lineares e não se fazem com probabilidades do secundário. há metodos estatisticos adequados para calcular essas probabilidades e para calcular o aumento do custo com esta lei. mas mais uma vez, nada tem a ver com os fabricantes. os fabricantes dão a garantia deles e quem os quiser trazer para este mercado que se responsabilize pelo resto. eu não conheço nenhuma marca com distribuição directa em portugal. tu conheces?
eu sei que as lojas estão todas com o rabinho entre as pernas porque acham que vai fazer e acontecer. eu quero ver se quando o iva descer isso se vai reflectir nos preços ou se não vão todas aproveitar para aumentar o lucro atenuando o aumento alegando tudo e mais alguma coisa..
eu fiz uma rma da crucial para o reino unido, de umas memórias que comprei ao lucky, sem factura, e do dia da avaria ao dia em que recebi as novas mems foram menos de 15 dias. eles informaram-me da recpção das mems num dia e do envio das novas no dia a seguir. quando um fabricante tem rma's destas, como explicas que certos distribuidores tenham o material encalhado nos seus escritórios durante meses? fiz um rma de uma MB asus e do dia que a entreguei ao dia que a levantei passaram 18 dias. e a board foi trocava, procedimento habitual. como explicas que dezenas de users se queixem de rma's de meses? simples, distribuidores difrentes.. mais, basta procurares malta (felizmente são poucos casos, que tenham feito rma's num periodo em que o responsável é a loja e noutro periodo em que é feito com o fabricante directamente e toda a gente diz que com o fabricante as coisas são mais rápidas (o que é lógico, eleminam-se intermediários).
os distribuidores são preguiçosos. as lojas, por muito rápidas que sejam a verificar e a tratar das rma's ficam sempre condicionadas.
se há uma lei que vai por os distribuidores na linha acho muito bem.
e, apesar de tudo, prefiro pagar mais 5€ por um produto e saber que em caso de problemas o tenho ou mes em casa ou que se achar que o produto volta sem ser arranjado para que chegue ao fim da rma tenho ainda mais tempo de garantia para resolver o problema, porque as burlas acontecem dos dois lados.