Esta discussão ta animada e o giro é que toda a gente tem parte de razão...lol
Sim o Vista tá pesado demais, mas eu lembro me de se dizer o mesmo quando o XP saiu...Apesar de desta vez ter sido ainda maior o salto.
Penso que a maior parte do consumo de recursos vai para os aspectos visuais e o Directx 10 em particular. Foi algo construido de raíz e ainda não amadureceu o mesmo se passa com quase todas as outras funcionalidades do vista.
Por outro lado penso que a partir do Win7 as coisas vão se passar de forma diferente, pelo menos durante um tempo. Penso que a microsoft irá começar a desenvolver e comercializar como a apple o faz. Isto é, vai começar a usar a mesma arquitectura do anterior e tentar melhora-la, ao contrário do que aconteceu ultimamente com XP e Vista e tantos anos sem novidades, entre eles...assim atrasam-se em relação à concorrencia. Ou seja, como já aqui foi dito a modularidade é muito importante e axo que vai ser a principal tarefa no win7. O win7 será a ponte entre o vista e o futuro, sendo que o vista é o ponto de partida. E vamos lá a ver bem, o vista é um bom OS seria excelente se gasta-se um pouco menos de recursos e fosse mais rapido em certas tarefas. Precisa de ser "refinado".
É um pouco arrojado tar a dizer isto, mas é a minha opinião. Comparando a evoluçao do windows e do linux (o OSX é um caso a parte, a história é um pouco diferente), pode-se verificar que tiveram pontos de partida diferentes, mas estão a convergir para o mesmo.
O windows procurou acessibilidade e é bastante simples de usar (ok, as configuraçoes de rede no vista deram me a volta a cabeça, mas depois de perceber, ate não é complicado

), na altura do XP principalmente começou a preocupar-se com a segurança (SP2) e hj é um sistema seguro, desde que as pessoas não sejam parvas e ignorem as actualizações. Continua bastante fechado e pouco flexivel, mas está acessivel e seguro. Ou seja o proximo passo é a flexibilidade.
Já o Linux, procurou a segurança e a flexibilidade desde de inicio em detrimento da acessibilidade. Esteve muito tempo como o OS dos geeks(e até certo ponto ainda é assim considerado por mta gente). E hoje esforça-se por se tornar acessivel a todos. Resumindo é um sistema flexivel e seguro, mas pouco acessivel.
No futuro podemos ver ambos a lutarem quase de igual para igual, sendo que a vantagem do linux irá ser o preço e do windows ainda n sei bem....lol...talvez um suporte elevado e especializado.
Depois ha o 3º player que axo q pode ser mt importante, o OSX, mas n me quero tar alargar...lol