Fábrica da Intel será em Matosinhos

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Mensagempor Mercy_PT » Quarta Jul 30, 2008 21:06

Azarael Escreveu:Alguém sabe dizer quais foram os subsidios que o Estado deu a esta "iniciativa" ?

Montanhas dele, dado que o "gajo" da Intel disse claramente que não vão investir 1 centimo. Vão entrar com o know-how e o nome, ou seja o resto é cá com a gente e como a JP não se ia meter nisto de fazer uma fábrica nova sozinha.....well guess......
Cruising life......in low speed...
Imagem
Mercy_PT
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Terça Set 14, 2004 14:33

Mensagempor Azarael » Quarta Jul 30, 2008 22:42

Mercy_PT Escreveu:
Azarael Escreveu:Alguém sabe dizer quais foram os subsidios que o Estado deu a esta "iniciativa" ?

Montanhas dele, dado que o "gajo" da Intel disse claramente que não vão investir 1 centimo. Vão entrar com o know-how e o nome, ou seja o resto é cá com a gente e como a JP não se ia meter nisto de fazer uma fábrica nova sozinha.....well guess......

Receava que fosse esse o caso... Então espero que o tal concorrente ao OLPC da Intel tenha sucesso no exterior, senão isto não vai longe...
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Registado: Quinta Jul 03, 2003 15:29

Mensagempor Kayn » Quinta Jul 31, 2008 1:10

bem, ta ai uma parcial resposta ao que tu perguntaste:

http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=356 ... =26&tema=4

"Na cerimónia de apresentação da nova parceria, o primeiro-ministro afirmou que nos próximos seis meses serão investidos 400 milhões de euros para impulsionar o Plano Tecnológico."

Embora o "Plano Tecnológico" seja muito mais abrangente do que so o magalhaes (mas que raio de nome pra um pc :roll: )

e

"Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do ensino básico português. Contudo, as empresas participantes têm o desejo de alargar a sua produção para todo o mundo, de forma a tornar o país num exportador de computadores."

Bem, eles tao a pensar em começar por cá e exportar depois. Em teoria a ideia parece boa.
No entanto, o pc nao pode ser grande espingarda. O valor max que alguem poderá pagar por isto (dependendo de quem paga) sao 50€.

É que se neste valor nao está incluido pelo menos 100% do valor de construção do portatil entao temos o governo a paga-lo 2x. No financiamento inicial, e depois no subsidio estadual para as escolas poderem compra-los. Um negocio onde tu pagas a construção e depois ainda pagas o produto final (e és o principal consumidor, ja agora) não te pode fazer bem nenhum à carteira, isto é muito obvio.
A justificação é "investimento". Em tecnologia, na educação e industria de exportação a longo prazo. Mas... não será um bocado esticado? Tipo, Portugal nao tem exactamente os cofres a abarrotar pra poder pagar 2x a mesma coisa sem sofrer consequencias, penso eu...

Já agora, isto não é um overkill? Ou uma manobra elaborada de markting? Tipo, até que ponto é que putos de 6 a 10 anos PRECISAM MESMO dum computador? Se eles ja mal sabem escrever, entao agora é que vai ser o descambe...
Imagem
Imagem
Kayn
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Ago 04, 2004 3:34

Mensagempor I_love_Toshiba » Quinta Jul 31, 2008 1:36

o meu magalhaes e mais bonito que o teu x)- isto ja parece outra conversa

realmente acho muito cedo as criancas terem pc portatil... eles e que estao a dar os primeiros passos na concentracao entao agora.. Enfim investimentos que iremos saber os resultados so daqui a alguns bons anos.
I_love_Toshiba
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Fev 19, 2007 21:54

Mensagempor Azarael » Quinta Jul 31, 2008 2:08

Kayn Escreveu:Já agora, isto não é um overkill? Ou uma manobra elaborada de markting? Tipo, até que ponto é que putos de 6 a 10 anos PRECISAM MESMO dum computador? Se eles ja mal sabem escrever, entao agora é que vai ser o descambe...

Um pouco dos dois suspeito. É que acho que o nosso PM acredita mesmo que estas coisas vão fazer com que os putos aprendam...

(offtopic: E também vai ao longo das linhas governamentais de tentar fazer com que o Estado seja (pelo menos visto) como um motor de desenvolvimento economico...)

É como disse, se a versão da Intel do OLPC não pegar, isto vai sair um pouco furado...

Acho que também já houve tópico sobre isto, mas existe neste momento uma certa rivalidade entre a Intel (ou se calhar wintel) e uma organização chamada OLPC para criar e comercializar portatéis de baixo custo (o preço alvo na téoria é 100$) para serem usados para fins educacionais.
Quando se fala aqui em exportação, suponho que seja para competir com os tais projectos da OLPC. O que pelo o que li nos últimos tempos não têm sido assim fácil...

PS:
http://www.theregister.co.uk/2008/07/30 ... _portugal/ - Encontrei isto nos media estrangeiros, dá uma outra perspectiva à coisa. E pelo menos segundo isto a iniciativa governamental é que se chama Magalhães, e não o pc.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor SammySam » Quinta Jul 31, 2008 2:43

Negócios, e alguém vai ganhar dinheiro. Advinhem quem.
O contibuinte português é que não.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor MetalFatigue » Sábado Ago 02, 2008 15:52

Pelo que percebi do negocio Portugal constroi a fabrica e não vai ter de subsidiar depois a compra deles. A Intel depois entra com o know-how como já foi dito da implementação do projecto e de mais alguns, como o e-escola.

Que tem a Intel a ganhar com isto? o mercado europeu.

E Portugal? Iniciativa tecnologica e conseguir aumentar as taxas de PC por pessoa/criança, incentivando o uso das novas tecnologias nas crianças que um dia se tornaram adultas...

A intel escolheu o nosso país porquê? Bem para vender na Europa barato ou trazia da China (ou outro país asiatico com salarios baixos), ou produzia num dos países europeus que tem o salario mais baixo (adivinhem lá quem é...). E como os preços altos do petroleo estão para ficar e aumentarem até mais (sim tá a baixar agora, mas isso é um ciclo, vão voltar a aumentar para novos maximos), a china já não é uma opção tão tentadora como antes.

Isto é a minha visão da coisa...
*-ASUS P5K-PRO
-Intel Core 2 Duo E8200
-2x2GB PC6400 Team Elite
-RAID0 2xSeagate SP 500GB + WD Green 1TB
-GF 9600GT
-MSI TV @nywhere Master
*-Toshiba A200-21T

http://souprimeiroministro.pt.vu
MetalFatigue
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quarta Out 20, 2004 14:31

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 02, 2008 17:56

A intel escolheu o nosso país porquê?

Lá está, a Intel não escolheu o nosso país, o nosso governo é que escolheu a Intel.

Por curiosidade até vi melhor a coisa. Isto tudo não é nada mais nada menos que montar o Classmate PC sob licença da Intel, tudo subsidiado pelo Estado português, que faz de investidor e comprador.

http://www.intel.com/intel/worldahead/classmatepc/ - Se quiserem saber mais sobre o PC.

Além que não existem contratos para exportação, apenas a intenção.

Quanto mais li sobre isto mais riso me deu, porque tudo o que deu nas noticias por cá foi na melhor das hipoteses informação incompleta...
Prova disso é até o p0p4z ter criado um tópico aparte para exactamente a mesma coisa:

p0p4z Escreveu:
Intel Corp. and Portugal have signed a memorandum of understanding under which the former will sell and help to deploy 500 thousand of Classmate PCs to the latter. The Portuguese government is providing educational PCs to school children receiving basic education under its Magellan initiative that complements the e-Escola program.

Artigo completo.
http://www.xbitlabs.com/news/mobile/display/20080731204111_Portugal_Plans_to_Acquire_Half_a_Million_of_Classmate_PCs.html

Já não me lembrava dos jornalistas enterrarem-se tanto desde que falaram sobre o Btuga. :lol:
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor I_love_Toshiba » Sábado Ago 02, 2008 21:23

como é que eles se enterraram ?
I_love_Toshiba
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Azarael » Sábado Ago 02, 2008 21:58

I_love_Toshiba Escreveu:como é que eles se enterraram ?

Para começar no quêm escolheu quêm. Não fizeram perguntas, não aprofundaram as coisas, nada.
Mas se fizeres uma pesquisa rápida encontras logo um exemplo ou outro:

Esta unidade será responsável pela montagem de um novo computador, que receberá o nome "Magalhães", numa referência ao comandante português que fez a primeira circum-navegação do mundo, que será destinado a crianças do primeiro ciclo de escolaridade.

O anúncio do investimento será feito amanhã em Lisboa . A nova fábrica já terá encomendas para quatro milhões de computadores pessoais de baixo custo, destinados ao programa e-escolas e ao mercado mundial.

Retirado do JN

Para começar, isto não é nenhum "novo" computador. O Intel Classmate PC já foi lançando há alguns meses. E já está a ser comercializado em outros países.
Depois as unicas encomendas confirmadas são as do próprio governo. Não encontrei qualquer informação acerca de mais clientes.

Primeiro computador portátil português pode ser exportado para três continentes
31.07.2008 - 09h16 Ana Rita Faria
O Magalhães, o primeiro computador portátil feito em Portugal, quer entrar nos lares de cerca de 500 mil crianças do ensino básico, mas a ambição dos seus fabricantes vai mais além. O objectivo do consórcio JP Sá Couto e Prológica, que, em parceria com a norte-americana Intel, vai produzir os primeiros portáteis nacionais a partir de uma fábrica em Matosinhos, é exportar a tecnologia e os equipamentos para o mundo.

Retirado de Público

Neste é que se vê o delicioso da coisa.
Para começar, qualquer pessoa que tenha um portatil Tsunami ou Clasus vê pura e simplesmente que isto é coro. É bastante óbvio que não estamos a falar do primeiro portátil "feito" em Portugal...
E mais uma vez lança-se a confusão, afinal é a iniciativa governamental é que se chama "Magalhães" e não o pc que já têm nome ou estamos a falar de uma variação do modelo ClassmatePC para consumo interno ?
De resto, voltamos ao mesmo, a tecnologia é da Intel, que está a exportar e já exportou o equipamento para o mundo sob licença, sendo Portugal mais um desses países.
Editado pela última vez por Azarael em Sábado Ago 02, 2008 22:02, num total de 1 vez.
Toshiba M30X (RIP)
Azarael
Gurus
Gurus

Mensagempor I_love_Toshiba » Sábado Ago 02, 2008 22:01

realmente tem piada, nao tinha lido a noticia com tanta atençao :D
I_love_Toshiba
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor SammySam » Sábado Ago 02, 2008 23:44

SammySam Escreveu:Negócios, e alguém vai ganhar dinheiro. Advinhem quem.
O contibuinte português é que não.

E eu farto disto, como contribuinte mas, o que posso eu fazer?
O QUE POSSO EU FAZER SENÃO PAGAR E CALAR? DIGAM-ME sff!
Estou "farto" de Bois, desculpem, Boys.
SammySam
Utilizador Banido
Utilizador Banido

Registado: Quinta Jun 09, 2005 22:25

Mensagempor Serial_killer » Domingo Ago 03, 2008 14:04

Cada vez mais preocupado com isto...
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor pagc » Domingo Ago 03, 2008 14:30

E tudo isto, sob a justificação de que o contacto com as novas (porque raio é que ainda lhe chamam novas, é que nunca percebi) tecnologias, será um contributo importante para a aprendizagem das crianças e dos jovens. E se isto estiver errado?

Bão-me desculpar, mas o que tenho observado quer pelos meus filhos, quer por amigos deles, deixou-me perfeitamente convencido do contrário, ao ponto de ter restringido o número de horas que podem passar em frente aos computadores. 3h por semana e, e.

Os 2 mais novos com 7 anos, alvos desta iniciativa, se forem para o pc, é para 90% do tempo, pintar online ou irem jogar e são ainda demasiado novos para que aquilo lhes traga algum beneficio. A mais velha com 10 anos, é para jogar ou MSN. Portanto estão muito limitados.

Isto é mais uma iniciativa saloia, meter portáteis em salas de aulas sem aquecimento, em escolas sem cantinas, com professores com prazo de validade expirado, num sector gerido por sindicatos do séc 19.

Depois dizem que temos de apertar o cinto para pagar o défice. Porra, haja pachorra
Editado pela última vez por pagc em Domingo Ago 03, 2008 14:50, num total de 1 vez.
Imagem
Software livre é uma questão de liberdade, não de dinheiro
pagc
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Sexta Out 06, 2006 9:53

Mensagempor jim-lamego » Domingo Ago 03, 2008 14:48

pagc Escreveu:
Isto é mais uma iniciativa saloia meter portáteis em salas de aulas sem aquecimento, em escolas sem cantinas, com professores com prazo de validade expirado, num sector gerido por sindicatos do séc 19.

Depois dizem que temos de apertar o cinto para pagar o défice. Porra, haja pachorra

Mais uma Iniciativa Socrates.... :lol: :lol: :lol:
Se não os consegues vencer , [(não te juntes a eles)] ....nem sequer tentes.
jim-lamego
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Quinta Abr 14, 2005 14:01

AnteriorPróximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante