bah. ke valente tanga.
os tipos vao caçar um ou outro exemplo mais flagrante pra "dar o exemplo", poderem dizer ke tao realmente a fazer qualquer coisa e, principalmente, calar os protestantes. e se fizerem isso tudo é mto.
ta mais ke sabido que a "pirataria" move o mundo e, com a "pirataria", lucram mto mais entidades chave do que propriamente o Zé Hacker ke saka uma musica ou um jogo. Toda a gente sabe disto, mas como nao é politicamente correcto, vao-se dando conhecimento ao publico de um caso ou outro, o Zé Tuga que ta em casa a ver o telejornal fica feliz pq fica com a ideia ke qq coisa ta a ser feita e isto nao vai mais alem. E toda a gente fica feliz.
Quanto ao factor pirataria, nunca gostei deste termo. É abrangente demais.
Nao considero pirataria sakar um jogo ou um filme porque tenho curiosidade em ver como é ou saber se gosto antes de realmente investir uns € valentes no original. Porque € deste lado e nesta mer** de país, sao cada vez mais raros e custam a ganhar pra serem desperdicados numa mer** ke eu comprei nakela de que ia gostar e simplesmente nao vou olhar mais pra akilo pq nao era mesmo o que eu estava a espera. Ja agora, aproveito e tb nao olho mais pros € ke derreti nakela bosta.
Claro que podem vir dizer "ah, mas e os albuns de musica e tal ke se saka... ilegal... etc..."
Bem, o exemplo da musica.
Kem ta REALMENTE incomodado com os downloads de musica nao sao os artistas. um artista lucra muito muito pouco com a venda de um cd. Kem ta a rasca com isso sao as editoras ke ficam prai com 95% do preço de venda de um cd. E como eles so sao xulos aproveitadores do trabalho dos outros, eu tou me nas tintas pra eles. O € ke os artistas ganham vem mais dos concertos e das tours ke fazem. E isso, para alem de insubstituivel, nao é pirateavel. Se os Poets of the Fall, Opeth, Dream Theater ou Porcupine Tree (de novo) viessem a portugal dar um concerto, eu tava la batido.
Ademais, se eu axar ke a banda tem musica boa, nem penso 2x, pq qdo vir o cd a venda eu compro. Se eu gosto, a banda merece que eu invista nisso. O cd vai pra minha colecao pessoal, e porque ja sei de antemao ke gosto do ke la está e faco gosto em premiar a banda, comprando o cd deles.
E entao podiam vir com os jogos. "E tal... jogos dao muito trabalho e demoram a fazer..." Certo. Isto é verdade, e como eu os entendo... mas desde os primordios do CS (ou seja, HA MUITO) que a industria dos jogos pensou nisto.
A verdadeira proteccao anti-copia nao é o StarForce, SecureROM e afins. A industria comecou a vocacionar para os jogos online, que, para alem de serem mto mais viciantes, eles conseguem ter controlo sobre kem joga tem realmente uma copia original. Para jogar na net, ha ke ter o original e mais nada. Ha excepcoes, mas isso é pq eles kerem. Ha formas de controlar.
E depois, ainda ha a industria dos filmes. Bem, é aki ke eu comeco a gostar de aplicar o termo "pirataria".
Nao vejo problema em tirar um filme da net e ver em casa, com amigos, ou com a namorada, ou ate sozinho so pq ker ver um filme. nao é mto diferente de ligar a TV e ver um bom filme, com akela de ke mto dificilmente vai ter a qualidade de um bom dvd. Muito provavelmente ate vai ter é uma qualidade audio/video mitrosa e, definitivamente por mais home cinema ke seja, nao é nem parecido com o cinema a serio. Ha desvantagens, por isso o original continua a compensar largamente e, se eu gostar do filme, vou ve-lo ao cinema pq a experiencia é sempre mto melhor.
Agora, tudo ke é cigano, marrokino, chines, e/ou o copiador de filmes em dvd para vender devia morrer. É o pior tipo de gente ke ha nesta area. Esta, para mim, é a area mais afectada. Mas em todos os aspectos e, simplesmente mete-me nojo.
Porque a pessoa que vende é um mitra que nao percebe um corno do ke ta a fazer e do que tem na mao. Porque a qualidade do filme pode ser a de uma camara no cinema e a pessoa é enganda pq ta a comprar um dvd com akela base de conhecimento que tem um dvd tem boa qualidade e pronto, ja pra nao falar nos dvds de 5centimos em que essas bostas sao gravadas. e porque ha vulgarizacao disto e mete me nojo ver estes caralh** a vender disto na rua em pleno luz do dia. e pq os terroristas da Al-Qaeda tao a lucrar com isto

or so they say.
bah, tamos em portugal. o unico sitio em ke vao apanhar um mitra em Lisboa, e se apanharem.
boa sorte pra eles, coisa ke penso que nao vao realmente precisar, pq vao fazer tanto sobre isso, como eu agora.