Computadores do Futuro "Mais Rápidos" [notícia]

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

Computadores do Futuro "Mais Rápidos" [notícia]

Mensagempor Francis2 » Quarta Jun 28, 2006 13:37

Boas pessoal, acabei de ler uma notícia que me deixou fascinado, pelo que parece a universidade de coimbra em conjunto com outras entidades europeias estão a tentar descobrir o raio do protão ( átomos ) de forma a melhorarem a tecnologia dos computadores e outras tecnologias inerentes, de forma a ficarem super mais rápidos que actualmente. Ora leiam esta noticia:

Portugueses ajudam a desenvolver computadores quânticos
Um grupo de cientistas do Departamento de Física da Universidade de Coimbra está envolvido num projecto europeu para determinar com precisão o raio do protão, etapa fundamental para o desenvolvimento dos futuros computadores quânticos.

Aplicada aos computadores, a mecânica quântica vai permitir que estes sejam «muito mais rápidos», possibilitando também «um grande avanço» na miniaturização, disse hoje à agência Lusa o coordenador do projecto, Joaquim Santos.

«Actualmente, para armazenar um bit num computador, são necessários milhares de electrões. Nos computadores quânticos apenas será preciso um, o que permite um enorme salto na miniaturização e no aumento da velocidade de cálculo», é sublinhado numa nota da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Os investigadores de Coimbra foram escolhidos para participar no projecto europeu, em colaboração com o Prémio Nobel da Física em 2005, Theodor W. Hanch, do Instituto Max Planck para a Óptica Quântica.

A medição do raio do protão «é uma dimensão importantíssima porque vai servir de teste às mais importantes teorias da Física - electrodinâmica quântica e cromodinâmica quântica» e a validação destas teorias «é essencial para a construção, por exemplo, dos computadores da próxima geração», explica o coordenador do projecto.

O grupo de investigadores de Coimbra é responsável pelo desenvolvimento de instrumentação para a detecção dos Raios X, «uma componente importante do equipamento experimental».

Estes detectores gasosos de última geração, únicos no mundo, poderão medir com «a máxima precisão o raio do protão», numa medição dez vezes superior à actual.

«Desde a década de 50 têm sido efectuadas inúmeras tentativas para determinar o raio do protão, mas sempre com uma larga margem de erro», lê-se ainda na nota da FCTUC.

De acordo com Joaquim Santos, no início de 2007, a investigação será testada e espera-se ter então alguns resultados.

Bem, se isto for a avante o sonho de se ter uma machine realmente á seria vai ser um must :lol:

Fiquem Bem
Cumprimentos 8)
AMD Athlon 64 X2 +4200 DualCore @ 2.2Ghz | ASUS A8N - SLI Deluxe | nVIDIA GIGABYTE 7900 GT 256 Mb | Kinsgston @ ValueRAM 2x1GB PC3200 DIMM | AeroCool Baydream Black | Maxtor 7200rpm 2x160GB SATA II HDD (Raid2) | CoolerMaster Real Power 550W | Asus PW 191
Francis2
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sábado Nov 19, 2005 16:50

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jun 28, 2006 22:05

Os processadores "quânticos" já andam a ser investigados á algum tempo.

Mas pelo que sei, actualmente para funcionar num computadore desses, o seu tamanho ainda é maior que um computador nos seus primeiros dias de vida ... e só será possivel ter um computador do tamanho do nosso adqui a uns 40 anos, mas não deixa de ser a tecnologia do futuro ;)

Pelo pouco que sei sobre essa tecnologia, a máquina tenta controlar o moviemento do raio dos atomos, fazendo 0 e 1, se move para um lado é 0 se move para o outro é 1, e eles tem que fazer exactamente isso, se não fizer pode originar erros.
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor _RuleZ_ » Quarta Jun 28, 2006 23:24

eu o k sei é o seguinte, ao invés dos bits normais k hj são utilizados, aos bits num computador quantico são chamados de qubits, ou bits quanticos e cada bit quantico equivale a um átomo.
Na Computação Quantica, tira-se partido duma caracteristica presente em todos os átomos chamada de spin, um átomo pode "girar" para cima ou para baixo, então o acto "girar para cima pode ser o "1" e para baixo o "0".

[modo wtf?! ]

o que torna tudo mais interessante é que um átomo pode ter o spin a apontar para cima e para baixo ao mesmo tempo, até olharmos para ele, e medirmos esse spin...logo, podendo ser "1" e "0" simultaneamente...

[/modo wtf?!]

Esta "superposição" é que torna um computador quântico exponencialmente mais poderoso que qualquer computador actualmente existente, dependendo do numero de qubits que ele pussui! visto que ele tem um modo completamente diferente de fazer calculos, assim numa maneira muito simples, ele faz todos os calculos ao mesmo tempo, dando todas as respostas possiveis, e quando se mede o spin, ele é forçado a optar por um resposta...a certa!

Agr vamos ás comparações...actualmente o computador quantico com maior capacidade d eprocessamento tem 7 qubits, um CQ com 40 qubits dizia adeus ao BlueGene, da mesma forma que um Bugatti Veyron diz adeus a um Opel Corsa!

Downsides: epa muitos, mas mesmo muito, alguem de voces já viu UM átomo pa começar?
Estão a imaginar programar para um computador que pode ser 1 e 0 ao mesmo tempo...pois nem eu!

Upsides: é preciso dizer? computador biliões de vezes mais poderosos que um mighty conroe (lol), e sem um zalman de 3 toneladas em cima a fazer um barulho infernal...e mais pequeno que o cerebro do Zé Castelo Branco :|:|:|:|:|:| OMFG!

mais esclarecimentos contactem:97 79758886

portem-se [[]]
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Ago 31, 2004 14:32

Mensagempor Lbboy » Quinta Jun 29, 2006 1:17

Estranho..diz numero nao atribuido :roll: n percebo..amanha vou a vodafone mandar trocar de telemovel.. o meu deve tar abariado :roll:
Intel i7 920 @3.7Ghz@ Corsair H-50
Asus P6T Deluxe V2 @ Corsair Obsidion 800D
Asus Hd5870 1Gb Gddr5 @ Lcd Samsung T220
6Gb DDR3 G.Skill Ripjaw 1600Mhz
Logitech Z-5500 / StellSeries Siberia V2
Corsair HX-750W
Lbboy
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: Quinta Nov 24, 2005 17:59

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jun 29, 2006 9:01

_RuleZ_ Escreveu:eu o k sei é o seguinte, ao invés dos bits normais k hj são utilizados, aos bits num computador quantico são chamados de qubits, ou bits quanticos e cada bit quantico equivale a um átomo.
Na Computação Quantica, tira-se partido duma caracteristica presente em todos os átomos chamada de spin, um átomo pode "girar" para cima ou para baixo, então o acto "girar para cima pode ser o "1" e para baixo o "0".

[modo wtf?! ]

o que torna tudo mais interessante é que um átomo pode ter o spin a apontar para cima e para baixo ao mesmo tempo, até olharmos para ele, e medirmos esse spin...logo, podendo ser "1" e "0" simultaneamente...

[/modo wtf?!]

Esta "superposição" é que torna um computador quântico exponencialmente mais poderoso que qualquer computador actualmente existente, dependendo do numero de qubits que ele pussui! visto que ele tem um modo completamente diferente de fazer calculos, assim numa maneira muito simples, ele faz todos os calculos ao mesmo tempo, dando todas as respostas possiveis, e quando se mede o spin, ele é forçado a optar por um resposta...a certa!

Agr vamos ás comparações...actualmente o computador quantico com maior capacidade d eprocessamento tem 7 qubits, um CQ com 40 qubits dizia adeus ao BlueGene, da mesma forma que um Bugatti Veyron diz adeus a um Opel Corsa!

Downsides: epa muitos, mas mesmo muito, alguem de voces já viu UM átomo pa começar?
Estão a imaginar programar para um computador que pode ser 1 e 0 ao mesmo tempo...pois nem eu!

Upsides: é preciso dizer? computador biliões de vezes mais poderosos que um mighty conroe (lol), e sem um zalman de 3 toneladas em cima a fazer um barulho infernal...e mais pequeno que o cerebro do Zé Castelo Branco :|:|:|:|:|:| OMFG!

portem-se [[]]

Então como podermos ter programas? Programação com 0;1;01?! Código terciário?! Epá não sei não... E os discos de armazenamento?! Não me parece... Quando isso acontecer tou eu na cova, e ainda sou muito novo...
Já agora 2 coisinhas:
- És da universidade de coimbra?
- Como é possivel ser mais pequeno que o cerbero do castelo branco? EU não conheço um elemento mais pequeno do que 0...
Lbboy Escreveu:

Estranho..diz numero nao atribuido :roll: n percebo..amanha vou a vodafone mandar trocar de telemovel.. o meu deve tar abariado :roll:

Epá este pessoal do ISEP são mesmo malukos (no bom sentido), vêsse logo de onde vem as influências do Pedruco :lol: :lol: :lol: É um dos meus objectivos de vida, ir estudar para o ISEP :wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 12:05

Boas!

Lbboy, exacto, vai á vodafone... :P

Serial_Killer:

Então como podermos ter programas? Programação com 0;1;01?! Código terciário?! Epá não sei não...

É natural que n saibas, imagina-te no tempo dos cartões perfurados, e dizerem-te assim, epah daki a 40 anos sentas-te á frent dum "computador", seja lá o k isso for, e vais puder ver e falar com uma pessoa na Nova Zelandia, até poderás entrar num jogo completamente virtual, em que tens uma arma e tentas mata-la! ou pegas num carro e fazes corridas com ela...and do on...
o que é que tu dizias?...yeah right, o que é que andast a fumar meu?

Bom mas programar para um computador quantico é mais ou menos do estilo: Queremos um programa que procure dados em bases de dados, que é que fazemos?...criamos um algoritmo que vai actuar desta forma, imagina que tens um lago (lol) e vais atirando pedras pra água, vão-se criar aquelas ondas que nos conhecemos, como é mais que uma pedra as ondas vão interagir umas com as outras. estas interacções são todas as respostas possiveis.

Este algortmo é chamado de Grover's_algorithm.

E se tiverem interessados:

http://en.wikipedia.org/wiki/Grover's_algorithm

E os discos de armazenamento?!

Epah achas que dá a 50 ou 60 anos ainda estamos com estes disquinhos da treta?, think big!! n me apetece agr explicar como irá ser o armazenamento de dados nestes computadores, só vos digo uma coisa, esqueçam a electronica, no futuro, é a spintronica (não invemtei a palavra) que vai mudar as nossas vidas...

- És da universidade de coimbra?

Quero ver se sim, faz-me essa pergunta lá para Agosto lol...

- Como é possivel ser mais pequeno que o cerbero do castelo branco? EU não conheço um elemento mais pequeno do que 0...

ya...exagerei aí...n vamos ser utopicos!

Cumps.
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 12:10

[Spam]

PS. Não me apetece ir editar os erros de escrita lol..

Serial_Killer em relação a dizers que quando isso acontecer tás na cova, ya.. tás meu...:P

[/Spam]
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor Serial_killer » Quinta Jun 29, 2006 18:30

Alguem que me empresta uma cana de pesca para ver se pesco alguma coisa? :lol: :lol: :lol:
Por acaso gostava de conseguir arranjar um artigo onde me disse como funciona ao pormenor cada componente de um computador "actual"

Acho que a soma da inteligência do castelo branco, da lili caneças e de 99% dos politicos portuguêses (exepto o durão barroso que foi esperto e deixou este pais para ir para a UE) é de 0, e não é preciso saber o diametro do protão para saber isso
:wink:
AMD ATHOLON 64 BITS 3000+ @2,23
ASUS K8V-SE
Nvidia 7600GT
350GB Raid0 WesternDigital
Serial_killer
Membro Diamante
Membro Diamante

Registado: Domingo Set 04, 2005 16:38

Mensagempor PhoenixPT » Quinta Jun 29, 2006 21:08

_RuleZ_ Escreveu:eu o k sei é o seguinte, ao invés dos bits normais k hj são utilizados, aos bits num computador quantico são chamados de qubits, ou bits quanticos e cada bit quantico equivale a um átomo.

1º Erro um bit quantico não equivale a um átomo mas sim a um electrão.
Nem te deste ao trabalho de ler a notícia completa. :roll:

_RuleZ_ Escreveu:Na Computação Quantica, tira-se partido duma caracteristica presente em todos os átomos chamada de spin, um átomo pode "girar" para cima ou para baixo, então o acto "girar para cima pode ser o "1" e para baixo o "0".

2º Erro Não é o átomo que tem spin, mas sim o electrão. Os electrões podem girar em dois sentidos. Até aqui nada difícil de perceber, qualquer pessoa que tenha tido química no 12º ano sabe, que o 1 ou -1 com que se caracteriza o spin do electrão é um dos números quânticos, que na informática pode ser adaptado ao código binário "0" ou "1".

_RuleZ_ Escreveu:[modo wtf?! ]

[/modo wtf?!]

Isso é explicado através de uma experiência simples. Imaginem que têm um gato vivo dentro de uma caixa completamente opaca. Deitam um gás que supostamente mata o gato na caixa. Mas não sabem se o gato está morto. Logo, enquanto não se abre a caixa para verificar, considera-se que o gato está vivo e morto ao mesmo tempo.
Com os electrões é a mesma coisa. Enquanto não se sabe o seu spin, eles podem ter os 2 valores de spin ao mesmo tempo. :?

_RuleZ_ Escreveu:Downsides: epa muitos, mas mesmo muito, alguem de voces já viu UM átomo pa começar?

Há imagens de microscopia electrónica de átomos de ouro, eu já vi. E com certeza que há de mais átomos. Além disso a IBM já desenhou o seu símbolo com átomos duma substância qualquer que não me lembro.

P.S. Para a próxima quando escreveres qualquer coisa verifica se tem erros ou então verifica se viste os teus dados em fontes credíveis.
E se queres mesmo entrar para a Universidade de Coimbra aconselho-te a estudar um bocado mais. Assim detectavas o erro do spin.

P.S.2: As críticas é para levares na boa. Não pretendo criar confusões com ninguém. Da mesma maneira que eu te corrigi, também eu posso estar a errar nalgumas coisas que disse. E agradeço que se for esse o caso o façam. Porta-te.
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 04, 2006 13:10

Mensagempor Speed Dragon » Quinta Jun 29, 2006 21:30

PhoenixPT Escreveu:Isso é explicado através de uma experiência simples. Imaginem que têm um gato vivo dentro de uma caixa completamente opaca. Deitam um gás que supostamente mata o gato na caixa. Mas não sabem se o gato está morto. Logo, enquanto não se abre a caixa para verificar, considera-se que o gato está vivo e morto ao mesmo tempo.
Com os electrões é a mesma coisa. Enquanto não se sabe o seu spin, eles podem ter os 2 valores de spin ao mesmo tempo.

Também li esse exemplo, explica muito bem o funcionamento da computação quantica ;)
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 21:44

in, Howstuffworks:

Qubits represent atoms that are working together to act as computer memory and a processor.

In a quantum computer, a number of elemental particles such as electrons or photons can be used (in practice, success has also been achieved with ions), with either their charge or polarization acting as a representation of 0 and/or 1. Each of these particles is known as a qubit;

Bom parece, que não são bem só electrões como tu disses-te, podem ser electrões, fotões ou até iões.Sabes o que é um ião, logo sabes que um ião é um átomo electricamente carregado que perdeu ou ganhou electrões.

in, Howstuffworks

Atoms have a natural spin or orientation, in the way a needle on a compass has an orientation.

[img=http://img175.imageshack.us/img175/3451/quantum2small1qf.th.jpg]

ah, e eu n tive quimica no 12º, tive Fisica...

Outra coisa; sabes as voltas que um atomo leva para ser isolado e ser "fotografado"? logo ninguem viu um atomo na sua forma original, e hasde-me dizer onde é que eu disse que ninguem tinha visto um atomo...eu só disse aquilo para deixar transparecer o quão é complicado trabalhar com átomos individualmente, eu já sabia que havia de vir alguem a dzer qu já viu um átomo, até eu já vi, dezenas de fotos deles, e até essa imagem da IBM!

Se me acusas de falta de rigor cientifico, hasde vir tu falar de Fisica Quantica na boa para qualquer leigo como nós, para ver se alguem compreende, citando um Fisico qualquer que já n me lembro quem é lol "Quem entende claramente todos os conceitos no ramo da Fisica Quantica, não a percebeu!"
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 21:52

outra coisa, com essa experiencia de Schrodinger, ainda que teoria..mental etc estás-me a dar razão, parte-se do principio que o gato altera o seu estado assim que se olha para ele, ou seja um átomo altera a sua forma, o seu estado só de se olhar para ele logo How the hell é que sabemos como ele era antes de se olhar para ele!
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 22:04

"We now have the ability to separate the spin-up state from the spin-down state at a single atom. This could lead to new tools for using spins for quantum computing." by J. C. Séamus Davis, professor of physics at UC Berkeley and a researcher in the Materials Sciences Division of Lawrence Berkeley National Laboratory
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Mensagempor PhoenixPT » Quinta Jun 29, 2006 22:32

Começando do príncipio. Eu não sei quase nada de física quântica a não ser o que aprendi no secundário. Por isso não entendo todos os ramos da física quântica. No ramo em que vou trabalhar apenas sou obrigado a saber conceitos básicos. Relacionados com física de membranas e polaridades, radiação, fluidos com carga e afins.

Logo, só me disseram que apenas os electrões têm spin. E de todos os artigos que li sobre computação quântica todos, mas mesmo todos não falavam de nada para além de electrões. Daí eu ter pensado que poderias estar a cometer erros de dedução. Peço desculpa, mas tinhas razão.

Eu só usei a experiência de Schrodinger para tornar mais acessível a tua explicação. Pode haver mais users do forum que entendo, mas acho que com este exemplo as coisas ficam mais claras. Se reparares eu não disse que estavas errado. Apesar de este ser um forum de informática, não implica que as pessoas tenham que perceber de electrónica ou mesmo física quântica para perceber o que por cá se escreve.

Peço desculpa aos moderadores, mas sempre que quiseres dizer mais qualquer coisa tens um botão de editar, não é preciso andares a criar novos posts. Isso dificulta a leitura.
PhoenixPT
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Fev 04, 2006 13:10

Mensagempor _RuleZ_ » Quinta Jun 29, 2006 22:43

Eu tambem n percebo nada de Fisica Quantica, e tudo o que sei é simplesmente porque tenho vindo a ler desde há alguns anos "todos" os artigos que saiem sobre Computação Quantica...

...E fizest muito bem utilizar essa experiencia, e eu tambem só a usei para te fazer mostrar que era muito improvavel alguem já ter visto um átomo na sua forma inicial...

Tens razão nisso do editar, só não o utilizei por causa de uns atrofios que o meu opera estava a ter na altura, peço desculpa;)
_RuleZ_
Membro de Prata
Membro de Prata

Próximo

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes