O 3º Supercomputador mais rápido do mundo corre Linux

Comente os nossos artigos e as nossas notícias ou coloque aqui as <strong>suas noticias</strong> sobre as novidades informaticas!

Moderadores: Administradores, Moderadores

O 3º Supercomputador mais rápido do mundo corre Linux

Mensagempor SkyWalker » Terça Jun 24, 2003 14:13

Após algumas leituras, só gostaria de adicionar algumas curiosidades sobres os supercomputadores....

Na lista dos TOP500 Supercomputer sites: TOP500 List 06/2003, os portugueses têm o nº 296 como único representante.

Classificação : 296
Fabricante/ Modelo / Numero de CPU : IBM SP Power3 375 MHz/ 380
R/max : 393.00 Gflops
R/peak : 570.00 Gflops
Empresa/ Pais / Data de entrada em serviço : EDINFOR Portugal/2002

Ficando à frente de algumas companhias de renome... tais como: Silicon Graphics (305), BMW (322,323,342), e inclusivamente de alguns dos supercomputadores da NASA...
Será que o panorama informático está mesmo a mudar?
Tt XaserIII V2000A | Intel D 930 | ASUS P5WD2-E DeLuxe | 2 x DDR2 1024MB 667MHz CL5 Kingston | WD 200G SE | WD 160G SE | 2xHitachi 120G | Club3D 7600GT | Dvd Pioneer 16x | DVD TDK Indi 440N | SB Live 5.1 Platinum+DTT 3500 | XP Pro Ing
SkyWalker
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Terça Abr 08, 2003 15:54

Mensagempor Kaipyra » Terça Jun 24, 2003 19:17

EDINFOR Portugal... o que é que eles fazem?
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Elohim » Terça Jun 24, 2003 20:07

Kaipyra Escreveu:EDINFOR Portugal... o que é que eles fazem?

Já agora, citando as suas próprias palavras:

"Líder de mercado, a EDINFOR dispõe de soluções completas de Sistemas de Informação, com uma oferta integrada de serviços e produtos, num conceito de one-stop-shopping, que abrange desde a consultoria até ao outsourcing total."

Ou seja, devem fazer de tudo, dentro do ramo das Ti...
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor Elohim » Terça Jun 24, 2003 20:19

Acho muito louco o projecto do Earth Simulator - o super computador mais rápido do mundo (de facto é tão poderoso como os seguinte 12 supercomputadores mais potentes do mundo, a trabalhar em simultâneo.) Os engenheiros Japoneses querem simular o planeta Terra, simulando um irmão gémeo cibernético. Parece ficção científica. Vejam o artigo do Time.
Elohim
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Mar 13, 2003 22:40

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Terça Jun 24, 2003 22:08

Eu perguntar-me-ia onde como está agora o cérebro de cada um desses super cientistas que dessenvolvera estes super compuatdores ? ... lol ...
Parece bastante interessante esse da Terra Virtual, para além de que pode dar muito jeito na prevenção de catástrofes e na identificação de possíveis causas !
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Speed Dragon » Quarta Jun 25, 2003 14:24

Bem, não tou a perceber muito bem, isso da terra ... é desenhar CASA a casa, terra a terra, ribeiro a ribeiro ?
... Then a japanese tuning company spend a 150.000£ on the engine ...
... so now develops a 1.000 Break Horse Power!
... Not to 60Mph, in 2.8 seconds, Not to 190Mph in 12 seconds ... Top Speed 234Mph!
... Semtex with a Steering Wheel!
Speed Dragon
Moderador
Moderador

Registado: Sexta Mai 23, 2003 15:36

Mensagempor de la Vega » Quarta Jun 25, 2003 16:48

Não me parece que tenha lá muitas casas... talvez algoi que simule agregados habitacionais, quem sabe. Agora, tal como dizia no artigo, foi desenhada a partir de informações de satélites, logo deve ter todos os mares(duh), rios, e talvez até ribeiros... Clima e tudo o resto que torna o planeta terra no "calhau" tão caracteristico que é e ficas com uma terra virtual! Mas não deve ser nehuma marivilha do grafismo, até porque não é para essa função que foi produzida...

Já viram aquele Telemovel integrado no molar? Isso sim deve dar mt jeito... Ou mesmo aquele "coisa" do estilo trotinete mas sem volante.

Moderador: Segway...?
DFI LanParty SLI-DR; AMD San Diego 3700+; 1024Mb (2*512 Twinmos speed pc3500); Geforce 6600GT; Hitachi 160Gb SATA; DVD LG; DVD+/-RW Samsung; Thermaltake Soprano + Pure Power 480W | Acer Aspire 1350
de la Vega
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Sexta Fev 21, 2003 15:30

Mensagempor Mr_CyBeRdOc » Quarta Jun 25, 2003 19:24

<off-topic> Pois mas isso do segway já está a levantar mts probs nos states, por isso é que isso não vai ser possível utilizar-se á balda, talvez só a bofia e pessoas copm certos probs ! <off-topic>

Moderador: esses e o senhor george W Bush, que já este mês circularam imagens dele a cair de um Segway... aquele dispositivo do qual é impossível cair devido à tecnologia empregue! É preciso ser muito burro!
Mr_CyBeRdOc
Membro Vitalício
Membro Vitalício

Registado: Sexta Nov 01, 2002 17:18

Mensagempor Stu3s » Quarta Jun 25, 2003 19:35

Vou falar sem ler a descrição do projecto, mas agora tb n tenho tempo para ler.
N me admira nada q seja um simulador quase 100% igual à terra.
O instituto portugues de cartografia e cadastro esta a preparar uma série digital do mapa de portugal com 2415 folhas à escala 1:10000 e n tem nenhum hiper computador.
O Instituto de carografia do exercito tem em preparação um série digital de fotografia aéria em q será possivel distingar um qq predio de dimensões adequadas. O WGS89 (já n me lembro bem se era este) é o datum geodésico mais usado nos sitema de GPS hoje em dia é de um precisão excelente ... por isso n me admiro nada q este simulador seja mesmo uma imagem da terra.
Mas mais interessante que : "Xiii men olha ali a minha casa", será se eles conseguirem simular a fisica da terra e acelarar o tempo para ver possiveis causas/efeitos de determinadas acções.
Por exemplo poluição, gestao de recurso vitais, etc ....
Tenho de ler isso com atenção, parece um projecto muito bom ...
Editado pela última vez por Stu3s em Quarta Jun 25, 2003 20:00, num total de 1 vez.
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Mensagempor Kaipyra » Quarta Jun 25, 2003 19:55

Pois, quando estamos a falar de modelação, não estamos a falar na parte visível, como as ruas e ribeiros, mas sim na aplicação de modelos matemáticos extremamente complexos a jogar com múltiplas variáveis. que interessa não é o que se passa "à superfície" mas sim os fenómenos todos que estam a ser modelados, cada um dependente de um número muito elevado de equações e variáveis.

Vejamos o caso do cérebro humano: tem uma estrutura muito complexa, mas penso que talvez uma workstation avançada conseguiria mapear e criar um modelo 3d detalhado daquilo na boa. a questão é conseguir simular o comportamento de cada neurónio isoladamente e depois pôr tudo em sociedade. Já não tenho a certeza, mas penso que há uns tempos conseguiram com um supercomputador modelar um neurónio. só que nós temos pelo menos centenas de milhares deles!

Este último tópico da modelação de cérebros e neurónios é algo que me interessa, se alguém tiver links ou assim... já sabe!
Qualquer assunto relacionado com a moderação, contactar via PM ou email, sff.
Imagem
Kaipyra
Moderador
Moderador

Registado: Terça Abr 30, 2002 22:48

Mensagempor Stu3s » Quarta Jun 25, 2003 20:04

It was worth every penny. By plugging real-life climate data from satellites and ocean buoys into the Earth Simulator, researchers can create a computer model of the entire planet, then scroll it forward in time to see what will happen to our environment. Scientists have already completed a forecast of global ocean temperatures for the next 50 years, and a full set of climate predictions will be ready by year's end. Soon, instead of speculating about the possible environmental impact of, say, the Kyoto accord, policymakers will be able to plug its parameters into the virtual Earth, then skip ahead 1,000 years to get a handle on what effect those policies might have. That kind of concrete data could revolutionize environmental science. By digitally cloning the Earth, we might just be able to save it.

Wow afinal tinha razão quanto ao objectivo do projecto. Isto é mesmo capaz de nos dar uma bela ajuda na resolução de imensos problemas.

ps: Só um aparte, depois podemos jogar SIM's nesse pc. O simcity xpto devia ser do belo :)
Stu3s
Moderador
Moderador

Registado: Quarta Set 11, 2002 17:58

Voltar para Artigos e Notícias

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante