Upgrade em X1010

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Upgrade em X1010

Mensagempor guattari » Quinta Jun 09, 2005 23:35

Boas. Tenho um Compaq x1010 com quase dois anos e já começa a ficar lento em alguns jogos. Tem uma placa gráfica radeon 9200 de 64 megas, um disco de 40 gigas e 512 de ram. Que componentes devo (ou posso) alterar para poder jogar alguns jogos mais recentes sem falhas de velocidade? Fica tão caro que mais vale a pena comprar um novo pc?
guattari
Novato
Novato

Registado: Quinta Jun 09, 2005 23:29

Mensagempor pr0p » Sexta Jun 10, 2005 0:14

é assim
tb to a pensar upgradar o meu!
keria pelo menos meter-lhe mais ram so k em vez de um slot de 512 tens 2 de 256 um por de baixo e outro debaixo do teclado logo teras de vender e comprar 2*512 para teres 1gb e n é propriamente barato!
Não sei ate que ponto a board corre ram a mais de 266mhz!
BEm a nivel de grafika n se pode fazer muito mais um Oc'zito minimo porke a plaka n tem refrigeração de jeito , entretanto o meu ainda bomba mas tenho um a 6600gt no desktop por isso n jogo muito no portatil, mas instala-lhe umas omega ( omegadrivers.net ) akilo vai te detectar uma 9000 mas no stress bomba melhor , se kizeres testar tb podes experimentar as DNA. vez k jogos jogas mais e em quais keres melhor performance e testas as omega ou dna e vez kuais é k bombam mais!
pr0p
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Quinta Jun 09, 2005 0:47

Mensagempor X3non-RM » Sexta Jun 10, 2005 0:33

Num portátil não podes realizar grandes updates.
Podes acrescentar memória e talvez comprares um disco...

Quuanto à gráfica esquece... Não vale trocá-la e só podes fazer pequenos oc's porque a refrigeração é passiva.
X3non-RM
Gurus
Gurus

Registado: Quarta Mai 25, 2005 20:52

Mensagempor Ithildin » Domingo Jul 03, 2005 11:08

Há algumas coisas q podes fazer mas n esperes por brutais melhorias de performance...

Eu tenho agora 1.25 Gb de memória no meu X1010 (troquei um SODIMM de 256 por um de 1Gb da Kingston ValueRAM PC2700). Dependendo da versão do teu chipset da mobo, podes correr a RAM a 333 MHz (PC2700) e há rumores q dizem q pode correr a velocidades superiores...mas n sei até q ponto isso foi testado. O comp porta-se melhor em geral e noto alguma melhoria em jogos (acede menos ao disco).

Por falar nesse, o disco tb é um "gargalo" comum de performance em portáteis e o X1000 series n é excepção. Trocando o disco de 40Gb 4200rpm de fábrica por um de 5400 ou 7200 com mais memória cache, ganhas algo pela maior rapidez no acesso ao disco mas tem cuidado com o impacto no consumo de bateria. Há uma série de discos para portáteis com essas características e q n afectam a autonomia do portátil em demasia mas o meu favorito é o Hitachi Travelstar 7K60.

Nos tempos em q o x1000forums.com ainda n tinha sido hackado sem piedade, lembro-me de ver alguns posts de ppl q tinha experimentado substituir o processador (Banias) pelo novo Dothan nuns x1000/zt. Pelos vistos, o chipset suporta Dothan até 2.0 GHz. Essa seria uma outra possibilidade de upgrade, se bem q bastante mais cara.

Claro q aquilo q era mais interessante trocar para ganhas mais umas quantas fps é exactamente o q n podes mexer - a placa gráfica. Apesar do design da Compal (n, n é essa) permitir substituir a gráfica, a HP/Compaq parece n ter apostado nisso. E é uma pena pq é óbvio q a 9000/9200 n dá bem conta do recado em jogos mais recentes...
A Acer distribui máquinas baseadas no mesmo design da Compal mas com uma gráfica superior (Radeon 9600 penso eu) por isso tb havia um rumor q seria possível aplicar uma gráfica de Acer num X1000. Vendo fotos das duas placas, acho q ficava a ideia q eram ligeiramente diferentes (ao ponto de n caber). Fora isso, parece q a Acer só vende peças para reparar os seus portáteis se os clientes devolverem as peças danificadas...e ainda n consegui convencer ninguém com um Acer Aspire 2010 a deixar-me sozinho com os dois portáteis e uma chave de fendas :)
Por isso...tenta puxar mais algum 3D dessa velha 9000/9200 com uns drivers kitados (omegadrivers.net) pq pouco mais se pode fazer...

Tb ouvi dizer q a refrigeração da gráfica é deficiente no X1000 series e eventualmente faz com q o chip da gráfica dobre com o calor e salte fora. Isto parece acontecer com o tempo (ao fim de 2 anos...o meu já dá sinais de problemas com 20 meses) mas obviamente piora com OC's. Logo, OC n será a melhor opção se quiseres manter o teu portátil em condições. Depois da garantia acabar, tens q desembolsar uns 200-300 euros por uma gráfica nova...bah!

Enfim, boa sorte!
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 10, 2003 11:54

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes