X1010: Drive de DVD n funciona em DMA?

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

X1010: Drive de DVD n funciona em DMA?

Mensagempor Ithildin » Sexta Out 10, 2003 12:12

Viva!

Já tinha notado algum comportamento estranho no meu X1010, tipo winamp fazer imenso ruído enquanto copiava ficheiros dum cd para o disco e alguns filmes em dvd a ler "aos saltos". Hoje reparei q, apesar do controlador IDE secundário ter a opção "DMA se disponível", o DVD/CD-RW está em modo PIO...o q é um bocado mau! 8O

Actualizei a BIOS para F09A e tenho todos os updates do XP instalados. Experimentei reinstalar os controladores do chipset Intel e também usar um patch para o mesmo problema em Compaqs Evo mas...nada :(

Ideias?
Há mais alguém com X1010 q tenha o mesmo problema?
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sexta Out 10, 2003 11:54

Mensagempor Ithildin » Sexta Out 10, 2003 20:47

Ok, problema resolvido.

Era só mais um enguiço do XP. Apesar de a opção do controlador de IDE secundário estar seleccionada para DMA, o meu XP só assumia modo PIO (bem mais lento).
Resolvi o problema indo ao registo, aqui:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E96A-E325-11CE-BFC1-08002BE10318}\0007 (ou 0005 ou outro qualquer, conforme o controlador IDE pretendido)

e modificando esta chave para este valor:

"MasterDeviceTimingModeAllowed"=dword:ffffffff

Resolução imediata!(duh!)
:D
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Mensagempor o_TAL » Domingo Out 12, 2003 23:38

Oias! Como é k verifico se estou nessas condiçoes? As opçoes de DMA n são claras...
o_TAL
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Dez 23, 2002 0:11

Mensagempor Ithildin » Terça Out 14, 2003 17:35

Vais ao Painel de controlo->Sistema. Na página de Hardware, topa o Gestor de Dispositivos. Nessa lista, procura os Canais IDE Primário e Secundário, dentro de Controladores IDE ATA/ATAPI.
O teu disco é o dispositivo 0 no canal primário enquanto o DVD/CD-RW é o mesmo dispositivo 0 mas do canal secundário.
Nas definições avançadas de cada canal, podes ver q opção é q o windows XP está a tentar usar (Modo de Tranferência: "Somente PIO" ou "DMA se disponível") e o Modo actual de transferência.

O meu problema era q o canal IDE secundário dizia q estava a usar modo PIO apesar de a opção "DMA se disponível" estar seleccionada.

Qualquer dispositivo IDE recente suporta modo DMA (direct memory access), com as variantes todas q já conhecemos (os UltraDMAs). O modo PIO é um modo de transferência antigo e bastante lento.

Bem, de qq maneira, o meu sistema agora está configurado assim:

Canal IDE primário: dispositivo 0 (disco) = Ultra DMA Mode 5
Canal IDE secundário: dispositivo 0 (DVD/CD-RW) = Multi-Word DMA Mode 2

Sem problemas :)

N sei se fui mto claro... :?
Ithildin
Aprendiz
Aprendiz

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante