Review ao NX 8220 (mais uma)

Mensagens especificas sobre portáteis HP/Compaq

Moderadores: Administradores, Moderadores

Review ao NX 8220 (mais uma)

Mensagempor DeepSnoozer » Sábado Jun 11, 2005 14:13

Olá pessoal, fui parar a este forum porque andava á procura na net sobre o nx8220, e econtrei este forum por acaso.

Vim para a Alemanha e decidi escrever este review enquanto estava em Viagem, pelo que estou a postalo agora o mais cedo possível para quando voltar ver as vossas respostas e os vossos comentários.

Espero que gostem:

NX8220 Review

Quando comprei o NX8220 estava a apontar para um Portatil que substituisse o meu computador de casa, onde pudesse jogar Half Life2 e o Novissimo GTA San Andreas, mas mais importante para trabalhar, que tivesse uma grande capacidade de Dísco Rígido para o meu Leeching diario, e Muita memória para Abrir o Photoshop.

Ao inicio estava indeciso entre ir para um DV7000: um Hp de 17" Wide Screen com um P4 3.0 com HT e uma Geforce 5700, o que seria o substituto perfeito do meu computador de Casa que era um P4 3.0 com HT 1 GB de Ram e uma Ti4400, o que é uma placa gráfica fraca para esta altura, mas se nao comprasse o Portatil ia com certeza trocar de placa gráfica, ou iria escolher o NX8220...

A Razão porque escolhi o Nx8220 foi porque apesar de ser (ligeiramente) mais lento com o seu novo PM 740 comparado com o brute force P4 3.0 com a Tecnologia Hyper Threading, foi porque a sua X600 PCIE é mais rapida em alguns jogos, do que a Geforce5700, apesar de serem ambas placas gráficas de gama média penso que irei conseguir sobreviver e ter que jogar alguns jogos em 800x600, o que apesar de ser má ideia no ecran panoramico do nx8220 pois distorce a imagem se nao estiver a correr o jogo na sua resolução nativa de 1280x800, isso é facilmente resolvido quando se liga um monitor externo de 19" ao computador, e um rato e teclado a serio.
Outro ponto fraco para algumas pessoas, poderá ser a razão em que o DV7000 tem um monitor panoramico de 17" enquanto o nx8220 é de apenas 15.4" mas e dai, é um Portatil não um transportavel, pelo que a bateria do nx8220 dura 4 horas enquanto o dv7000 dura apenas 2. E eu que ia para a Alemanha decidi comprar um que tivesse a melhor bateria Possível, enquanto aquiri o nx8220 e a bateria de viagem tudo por cerca de 1600€

Começando a Review quando abri a caixa do meu Portatil a primeira coisa que me supreendeu foi o tamanho. não tem termos de comprimento nem em largura, pois é um portatil bastante grande, mas em termos de grossura, é um portatil extremamente fino cerca de 3cm's de grossura.

Ligando o LCD somos apresentados com o Ecran da HP na Bios, e automaticamente o Portatil corre a preconfiguração do Windows Xp Home Edition onde nos deixa escolher entre a Lingua em Português ou em Inglês.

Ha muitas pessoas que se queixam que o LCD é de pior qualidade que um toshiba ou um Asus, bem, eu realmente noto 2 cantos negros em cada lado do monitor, sim, e apesar de nao ser o melhor LCD do mundo ele vem com ZERO dead pixels, e tenho visto outras reviews onde se passa o mesmo.
Alem disso a taxa de refrescamento do Pixel é muito baixa, cerca de 16ms a olho nu, é tão ou mais rapido que o meu benq 19" fp 931 onde tem uma taxa de 16ms! Muito bom para Jogos!!
Um gadget intressante e que resulta bastante bem é o sensor de display á luz, como sabem convem poupar o tubo flurecente que está por detraz do vidro, do LCD em si, é aquele tubo flurecente que está em baixo do ecran, e que faz com que consigamos ver alguma coisa.
Esse tubo tem um tempo de vida muito limitado, e convem ser poupado, pelo que num quarto pouco iluminado o sensor de luz automaticamente baixa o volume de luz produzido por esse mesmo tubo, salvando-lhe o maximo de vida possível e... sim, bateria! quando temos o portatil ao ar livre e temos o sol de chapa a bater no sensor de luz, ai o lcd fica o mais brilhante possivel para que consigamos ver alguma coisa.

As pessoas queixam-se que o teclado deste Hp é muito inferior a o de um IBM, ou um Acer. Realmente o melhor teclado que já vi foi num acer, era um teclado ergonomico, muito confortavel, outro teclado muito bom era do meu Apple G4, tinha uma sensibilidade ao toque expetacular, mas não compreendo porque é que as pessoas dizem que este teclado é mau. Um teclado mau é o teclado do Toshiba, ou do Fujitsu, este teclado é expetacular, consigo escrever tudo o que quero com grande rapidez.

O Touch Pad é verdadeiramente expetacular, é o primeiro touchpad que vejo onde os botões sao feitos de uma borracha macia, e apesar de ter um scroll mesmo ao lado do touchpad nao me faz confusão pois ele sabe sempre se nos queremos fazer scroll ou se estamos a mover o rato de um lado para o outro.

O Design deste Laptop é sobermo, as pessoas acham que ele é um Portatil feio, com aspecto de antigo, as colunas ao lado do teclado revelam um estilo á la Powerbook que me faz lembrar o G4 15" alem disso, esta gama de portateis é a gama profissional, é como se fosse a gama executiva! é suposto ser comprado pelos homens de fato e gravata que andam de Mercedes. O Jaguar S Type não é um carro muito bonito, apesar de ter um bom motor não tem linhas de um carro desportivo, isto porque é de uma gama de carros executivos , e o mesmo se passa com este Nx8220, é um Portatil de Design simples, funcional, e a sua simplicidade traduz o seu estilo em beleza, eu achava o Toshiba A60 Feio, e quando vi este achei que estava na mesma linha de beleza do A60, mas passado algumas horas comecei a achar o portatil mais bonito.

A Sua performance a nível de CPU é bastante rasoavel, noto que é mais lento que o 3.0 que tive, mas nada que me faça arrepender de o ter comprado.
Os 1024 Megas de Memória DDR 2 fazem deste Portatil extremamente poderoso para aplicações que gostam de comer memória como o Photoshop. E mais é expandivel a 2 Gigas!!!!!
A Sua X600 é incrivelmente rápida, posso jogar Half Life 2 a 1280x800 com tudo no maximo mas sem qualquer efeito de anti aliasing, sem se notar qualquer tipo de arrastamento.
O Unico ponto negativo aqui é que a gráfica tem apenas 64megas, o que para algum tempo atraz era suficiente mas agora não de admite menos do que 128. Doom3 vai ter que meter as texturas noutro sitio eh eh eh.

O que deixa mesmo a desejar é a performance de Disco rígido, sendo um disco de portatil já poderiamos contar que ele fosse lento, mas bolas! nunca vi nada assim, o computador chega mesmo a parar porque estou a desfragmentar o disco, ou a copiar um ficheiro, felizmente dá para meter um disco de 7200rpm mais tarde.

O DVDRW de Dual Layer é funcional, e está sobre a baía "Multi Bay" da Hp, o que significa que pode ser trocado por diversas coisas, incluindo um Segundo Dísco Rígido.

A Bateria é o Ponto forte deste Portatil. Se 4 Horas não chegarem, a bateria opcional de Viagem da HP adiciona ao Portatil quase 1 Kilo, a bateria é posta debaixo do Portatil na 2ª baia de bateria, onde ficamos com mais de 12horas de bateria numa maquina deste calibre, dá para muitos dias de trabalho se contarmos que queremos usar o Portatil 1 ou 2 horas por dia!

Outro ponto forte neste Portatil são os extras que ele traz: Video Out para ligar a um projector ou a uma televisão, Tem um leitor de Cartoes SD o que é compativel com MMC, optimo para eu meter os meus jogos na Minha NGAGE, tem tb um leitor de SC, uma PcMcia, e sim! tem infravermelhos para os telemoveis antigos!!! e claro, os Usb's e a Firewire nao poderiam deixar de existir!

Como nao podia deixar de ser está equipado com Wireless, e Bluetooth! Sim, este Poratil já tem bluetooth interno!! Muito bom.

Penso que o Portatil traz basntate software de Origem, mas software é o menos pois tenho tudo o que necessito comigo, no entanto não vem tao bem equipado como os toshibas na minha opniao.

Resumo: Eu comprava este portatil outra vez se fosse o caso de voltar atraz, não estou arrependido e custou-me 1480€ a preço de revenda, e ainda consegui levar um Disco de 200GB's 1 DVDRW IDE e uma Memoria de 512MB Kingston PC133 para equipar um Pentium 3 cá de casa, poderia ter escolhido uma Motherboard P4 e um Processador P4 Prescott a 3.0, coisas no valor de 250€ +/- portanto ele deve ter andando á volta dos 1230€ se tirarmos o valor das ofertas que a casa onde o comprei estava a fazer.
A Razão destas ofertas é simples, a HP não deixa os seus distribuidores venderem as coisas mais baratas do que um determinado valor, o que eles fizeram foi incluir umas Ofertas e vender um "bundle" completo, fazendo as coisas muito mais atractivas! :)

Pros:

Um Bom Balanco entre um Cpu de gama média e um Processador de Gama média.
1 Giga de Memoria Ram, DDR2 Mais que Suficiente para trabalhar nas aplicações mais pesadas
Ultra leve, serca de 2kilos e meio salvo erro!
4 Horas de Bateria Non Stop, ou 12horas com a opção da bateria de viagem!
Um Excelente TouchPad!
Todos os Gadgets Novos: Firewire, IRDA, Wireless, Bluetooth, Leitor de Cartoes SD MMC e SC, Video Out,
Estou na Alemanha com ele e até agora tem se portado bem! ;) Alias foi no tempo livre que tive durante a viagem que escrevi esta review num TXT, e graças a um hotspot wireless estou a aceder ao meu computador de casa, donde estou a enviar esta review agora :p

Cons:

Apesar da X600 ser muito boa para o preço que ela tem, esta só vem com 64 megas de ram.
Disco Rígido Leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeento
LCD com 2 pontos escuros 1 no canto inferior esquerdo, e outro no canto inferior direito.
DeepSnoozer
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 11, 2005 13:52

Mensagempor chocobanana » Domingo Jun 12, 2005 1:45

Ainda bem que gostas da tua nova aquisição!

Tenho que discordar contigo quanto ao disco rígido. Também tenho um desktop com um disco de 7200rpm e é óbvio que este é mais rápido, no entanto, adiferença não é muita na minha opinião. Nem queiras pensar se este modelo tivesse um disco de 4200rpm como a maior parte dos portáteis como o hp de 17" que referiste...

Quanto ao ecrã, é certo que o meu também tem os canto ligeiramente mais escuros mas não é assim tanto como tu queres dar entender, são mesmo um nadinha mais escuros.
chocobanana
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: Segunda Mai 16, 2005 20:51

Mensagempor DeepSnoozer » Domingo Jun 12, 2005 21:09

chocobanana Escreveu:Ainda bem que gostas da tua nova aquisição!

Tenho que discordar contigo quanto ao disco rígido. Também tenho um desktop com um disco de 7200rpm e é óbvio que este é mais rápido, no entanto, adiferença não é muita na minha opinião. Nem queiras pensar se este modelo tivesse um disco de 4200rpm como a maior parte dos portáteis como o hp de 17" que referiste...

Quanto ao ecrã, é certo que o meu também tem os canto ligeiramente mais escuros mas não é assim tanto como tu queres dar entender, são mesmo um nadinha mais escuros.

Olá.

Sim mas no meu caso já tive imensos Portateis, Compaq presario series 2100, Apple PowerBook G4 12" e 17" (o meu Powerbook actual), o Toshiba A60 e agora o nx8220.
Lembro-te que uso os portateis para o DirectConnect, e em nenhum deles o disco era tao lento como este, posso tambem ter um defeito no disco , mas só quando chegar a lisboa é que tenho ferramentas pra ver se este disco tá em boas ou más condições.

Sobre o LCD, os cantos escuros diferem de ecran para ecran, mas devo-te já avisar que cantos escuros num LCD significa uma má spartial dispertion, que significa que ha mais brilho num dos lados do monior do que no outro, a luz espalha-se menos nalguns sitios do que noutros, e isso é sinal que , o LCD é mau nesse campo. porque em termos de tempo de resposta do pixel omo a nivel de cor é bem acima da media.
DeepSnoozer
Aprendiz
Aprendiz

Registado: Sábado Jun 11, 2005 13:52

Voltar para Portáteis HP/Compaq

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante